Ebit: como funciona este indicador – ESTOA

Ebit: como funciona este indicador

Saiba o que é e como calcular o indicador Ebit


Advertisement


Advertisement


O Ebit é um indicador de potencial lucrativo de uma empresa, similar ao marcador Ebitda. Traduzido do inglês para Lucro Antes de Juros e Tributos, é um mecanismo muito utilizado para medir o lucro operacional de uma empresa.

É uma ferramenta, desta forma, que contabiliza o volume do lucro e a sua qualidade. Tornando-se muito valioso na avaliação da lucratividade de uma companhia. 


Advertisement


O que é o Ebit?

Earnings Before Interest and Taxes (EBIT), ou Lucro Antes de Juros e Tributos (LAJIR) em português, é o indicador que representa a lucratividade operacional de uma empresa.

Portanto, é calculado através de todos os lucros vindos das operações da mesma. Isto sendo a geração de ganho financeiro exclusivo de seus negócios, ou seja, a lucratividade total com a exclusão de todos os lucros provenientes de efeitos financeiros e gastos com impostos.

Advertisement


Por sua característica, o Ebit é um dos indicadores mais utilizados para avaliar o volume do lucro operacional de uma empresa, assim como a sua qualidade.

Vale lembrar que o lucro operacional também pode ser chamado de função financeira, resultado operacional líquido, resultado de exploração e ganho líquido por exploração.

Advertisement


O Ebit é um indicador de potencial lucrativo de uma empresa, similar ao marcador Ebitda./Foto: ShutterStock

Sua função e importância

Por demonstrar o lucro operacional de uma organização, o Ebit serve como uma espécie de termômetro para as futuras operações e seus ganhos. É um indicador, portanto, de potencial de lucro.

O medidor, deste modo, é um aparelho de enorme importância para investidores, que, a partir do demonstrativo de lucro exclusivo das operações da empresa, consegue compreender a taxa lucratividade futura. 

Advertisement


A partir dos valores do momento (condizentes ao cenário em que o Ebit é calculado), ele fornece ótimas perspectivas futuras, um benefício vantajoso na hora de investir em uma organização.

Pelo seu grande diferencial com o Ebitda ser a desconsideração das despesas com impostos, receitas e custos com juros, o marcador apresenta um resultado independente do tipo de carga tributária e estrutura capital da companhia – visto que o Ebit não retrata os juros, caracterizados pela estrutura de capital, e os impostos, relacionados com a determinada carga tributária.

Ebit X Ebitda

A grande característica diferenciadora dos dois indicadores, que visam refletir o lucro de uma companhia, revela o papel de dois fatores: a depreciação e amortização. Uma vez que o Ebit é resultado exclusivo dos lucros vindos das operações de negócio, enquanto o Ebitda projeta a lucratividade efetiva de uma empresa. 

O Ebitda é a sigla de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, assim sendo, o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. Ou seja, é um indicador que de fato ilustra o lucro vinculado apenas aos negócios da empresa.


Assim sendo, é o lucro antes de todos os custos de juros, impostos, depreciação e amortização.

De forma sintética, o Ebitda pode ser descrito como o Ebit menos a depreciação e amortização, incluídas no cálculo do Ebit. Sendo a redução do valor de bens e outros ao longo do tempo a depreciação, e a redução de valor com bens intangíveis, como software, máquinas, imóveis, marcas e patentes a amortização.

O Ebitda, consequentemente, é um indicador que articula resultados mais meticulosos e próximos ao valor do potencial de geração de caixa. 

Contudo, não é possível determinar qual indicador é melhor. A seleção do marcador deve variar em função do objetivo da análise e a sua adequação ao cenário.