IBrX: o que é e como opera este índice da B3 – ESTOA

IBrX: o que é e como opera este índice da B3

Conheça tudo sobre o índice segundo do Ibovespa


Advertisement


Advertisement


O IBrX é um índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, frequentemente ofuscado pelo principal índice da bolsa, o Ibovespa.

Composto pelas 100 ou 50 maiores empresas brasileiras, o indicador IBrX visa representar o desempenho médio das cotações dos ativos, em termos de negociabilidade e presença no mercado de ações brasileiras.


Advertisement


IBrX: o que é?

Criado em 2002 pela bolsa de valores do Brasil, enquanto ainda era chamada de Bovespa, o índice é um instrumento de avaliação e referência da performance do mercado de ações brasileiro.

Também conhecido como Índice Brasil ou IBX, o IBrX é o índice da Bolsa de Valores de São Paulo que avalia as 100 ou 50 principais empresas, em base dos critérios de retorno de uma carteira hipotética composta pelas ações cem ações mais negociadas na BM&FBovespa, a única bolsa de valores mobiliários do Brasil.

Advertisement


índice é um instrumento de avaliação e referência da performance do mercado de ações brasileiro/Foto: 3A Investimentos

A fim de proporcionar melhores leituras do mercado de ação do Brasil, o IBrX manifesta duas modalidades, ambas com o mesmo intuito. A primeira, IBrX-100, como seu nome mostra, adequa as cem principais ações, enquanto o IBrX-50 é composto pelo top 50.

Diferente do Ibovespa, que é mais concentrado, o IBrX é um índice mais diversificado e, portanto, não é dominado por ações de maior peso, como a VALE3 (Vale) e PETR3/PETR4 (Petrobras).

Advertisement


Seu cálculo

Reavaliados periodicamente pela B3, em função de garantir o valor dos ativos, para entrar no índice, em ambas as modalidades, as ações devem se enquadrar nos seguintes acontecimentos, segundo a B3:

  • Estar no patamar dos cem primeiros ativos no Índice de Negociabilidade, por ordem decrescente, dos últimos doze meses;
  • Ter sido negociadas em, ao menos, 95% de todos os pregões ocorridos nos últimos doze meses precedentes do cálculo; e
  • Não ser penny stock.

Já o cálculo do indicador em si, a carteira teórica formada pelas ações é avaliada sobre seu valor de mercado como free-float, razão da necessidade das ações estarem em circulação no momento em questão e não detentas por controladoras.

Advertisement


Sua composição

Composto exclusivamente por ações e units de empresas brasileiras, com exceção de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e de Fundos Imobiliários (FIIs), o IBrX manifesta o comportamento do mercado, em visão das ações que apresentam os maiores níveis de retorno e representação no pregão.

O indicador, deste modo, leva em consideração as 100 ou 50 companhias listadas na bolsa, em base pela liquidez de cada. Com destaque para as empresas que tomam as dez primeiras colocações, respectivamente: Vale, Itaú Unibanco, Petrobras, Eletrobras, Bradesco, B3, Ambev, Banco do Brasil e Weg.

Vale ressaltar que organizações em meio de processos de recuperação judicial ou extrajudicial não são consideradas, da mesma forma que companhias que se encontram em um regime especial de administração, como gestão temporária ou de intervenção, não podem ser incluídas.


IBrX e Ibovespa: sua importância

Como parâmetro para o mercado acionário do país, o IBrX seleciona com cautela as ações a fazerem parte do índice. Seu cálculo é realizado, sobretudo, sob fundamentos de negociabilidade e representabilidade do mesmo nos pregões.

Embora extremamente relevante, o indicador não deixa de ser sujeito ao principal e oficial indicador da bolsa do Brasil, o Ibovespa, muitas vezes confundido pelo índice IBrX.

Apesar dos dois demonstrarem importância, os índices se diferem pela representação do mercado, uma vez que o IBrX é mais diversificado, enquanto o Ibovespa é mais concentrado. 

É possível investir no IBrX?

Investir no índice IBrX é possível através do BRAX11, um ETF que reflete no desempenho do indicador.

Como um investimento passivo, o investidor não precisa se preocupar com constantes tomadas de decisões, além de ser uma forma econômica de operar.