Equipe de Joe Biden confirma reunião com Kevin McCarthy para discutir sobre Teto da Dívida – ESTOA

Equipe de Joe Biden confirma reunião com Kevin McCarthy para discutir sobre Teto da Dívida

É possível que haja um acordo bipartidário garantindo votos o suficiente na aprovação de uma aumento no teto da dívida


Advertisement


Advertisement


Nesta segunda-feira (22), a equipe de Joe Biden confirmou que o presidente dos Estados Unidos, deve se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, para ambos discutirem sobre o Teto da Dívida do país. 

Após reunião entre a equipe de ambos os líderes, McCarthy disse que participou de uma ligação com o presidente dos Estados Unidos, na qual considerou bem “produtivo”.

Joe Biden e Kevin McCarthy 

Joe Biden também comentou sobre a ligação com MacCarthy, dizendo que: “Correu bem. Conversaremos amanhã”, confirmando a reunião entre os líderes nesta segunda-feira. 

Advertisement


As duas equipes podem se reunir numa votação para aprovar um aumento do limite do teto da dívida, já que cerca de 222 a 213 dos correligionários republicanos apoiam McCarthy, enquanto os democratas que apoiam Biden, dominam cerca de 51 a 49 do senado norte-americana. 


Advertisement


Desta forma, é possível que haja um acordo bipartidário garantindo votos o suficiente na aprovação de uma aumento no teto da dívida do país. 

Joe Biden havia viajado para a Ásia, com o objetivo de lidar com a crise da dívida antes do dia 1° de julho. No entanto, o presidente teve que voltar antes para Washington, devido a um alerta do Departamento do Tesouro dos EUA sobre o governo federal não ter verba o suficiente para cobrir todas as contas do país.

Advertisement


McCarthy se pronunciou sobre as negociações do teto da dívida e afirmou que não haverá discussões sobre os cortes de impostos aprovados pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. 

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse que “escolhas difíceis devem ser feitas cobre as contas não pagas”, devido ao aumento no teto.

Advertisement


Joe Biden havia viajado para a Ásia, com o objetivo de lidar com a crise da dívida antes do dia 1° de julho/Foto: Leigh Vogel/Getty Images

Teto da dívida dos EUA

Aumentar o teto da dívida dos EUA pode gerar efeitos negativos para o mercado financeiro devido ao aumento das taxas de juros. 

No entanto,  antes da elevação do limite da dívida em 31,4 trilhões de dólares é necessário que as duas Câmaras do Congresso dos EUA avaliem para que Biden possa sancionar.

Republicanos  

A maioria dos republicanos vem pedindo que o governo faça cortes drásticos nos gastos, para que assim haja como apoiar um aumento no limite de empréstimos de auto imposto pelo governo, já que assim seria possível cobrir os custos de gastos e cortes de impostos aprovados anteriormente pelos parlamentares. 

Democratas 

No entanto, os democratas preferem manter os gastos de maneira equilibrada até este ano. Entretanto, um plano aprovado pela Câmara, mês passado aponta que é possível que sejam cortados cerca de 8% dos gastos do governo no próximo ano.

Com as confirmações da equipe de Biden e McCarthy, as Bolsas na Europa encerram de maneira mista/Foto:Reuters

Bolsas na Europa 

Com as confirmações da equipe de Biden e McCarthy, as Bolsas na Europa encerram de maneira mista.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,01%, no total de 468,91 pontos. Já em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,32%, a 16.223,99 pontos, assim como o CAC 40, índice de Paris, que diminuiu em  0,18%, no total de 7.478,16 pontos. O índice de Londres, FTSE 100, fechou com alta de 0,18%, o equivalente a  7.770,99 pontos.

As ações bancárias ganharam destaque nas Bolsas europeias, com o Commerzbank em alta de  2,37% e o BNP Paribas com aumento de 2,43%. 

De acordo com o analista da CMC Markets, Michael Hewson, o pregão europeu de hoje foi: “bastante tranquilo, embora um pouco negativo, enquanto os mercados andam de lado antes da retomada das negociações do teto da dívida no final desta noite”.

A reunião entre Biden e McCarthy tem previsão para acontecer às 18:30 (horário de Brasília), no Salão Oval da Casa Branca.