Retail Liquidity Provider: entenda como este sistema funciona
Descobrir como este tipo de modalidade funciona é de suma importância para começar a investir
O Retail Liquidity Provider, é uma modalidade que ficou disponível na Bolsa de Valores (B3), em 2019 através dos mediadores do mercado.
Por mais que este sistema ainda esteja em fases de testes, ainda sim pode ser um bom investimento para quem gosta de arriscar e apostar em melhores condições de preços e busca por mais liquidez em suas aplicações.
Portanto, descobrir como este tipo de modalidade funciona é de suma importância para começar a investir neste mercado.
O que é o Retail Liquidity Provider?
O Retail Liquidity Provider (RLP) é uma modalidade que tem como objetivo trazer mudanças importantes que facilitam as negociações na Bolsa, sendo assim, esse sistema funciona como um tipo de oferta de mercado, no qual as corretoras são contraparte das negociações de compra e venda.
O significado do RLP é: provedor de liquidez para varejo. Portanto, a partir da tradução desta modalidade é possível entender de forma resumida como ela funciona dentro do mercado financeiro.
Este tipo de modalidade também pode servir como garantia para que o preço seja executado em uma determinada ordem dentro do mercado financeiro que pode ser igualada ou até mesmo superior à que está presente no book de ofertas.
Desta forma, o novo modelo de oferta pode ser mais agressivo na hora de ofertar as ordens dos melhores preços de compra e venda do book de ofertas.
Neste novo modelo, as ordens são executadas do melhor preço ao mais acessível para os investidores, sem que seja necessário ter um fracionamento.
Quais inovações do RLP?
Com um modelo inovador, o RLP promete acabar com todas as dificuldades que os investidores têm em gerar liquidez em seus modelos de oferta de mercado. Portanto, seu objetivo é dar um fim às dificuldades de negociação de ativos em um único preço.
As possibilidades que isso aconteça, podem ser bem positivas, já que quando há contrapartes, é muito mais fácil realizar ofertas criadas pelas próprias corretoras. Já que essas instituições podem tornar-se provedoras da liquidez no mercado financeiro.
Em resumo, as corretoras acabam tornando-se uma espécie de agente ofertante no mercado, ou seja, estarão participando da venda e compra ao mesmo tempo, o que acaba facilitando para os investidores um destaque no book de oferta.
Quais as regras do RPL?
Assim como todas modalidades presentes na Bolsa de Valores, o RPL possui algumas regras que todo investidor deve prestar bastante atenção para que não haja conflitos na hora de aplicar neste sistema.
Regras de oferta RLP
- Apenas clientes físicos do setor de varejo devem utilizar este tipo de modalidade;
- O cliente a corretora precisam concordar juntas que querem utilizar este tipo de modalidade em suas negociações;
- Inicialmente, apenas mini contratos em dólar e os índices ficam disponíveis para investimento;
- As ofertas devem estar presentes exclusivamente no book de ofertas;
- O preço de execução precisa ser exatamente igual ou superior ao preço de mercado, para que assim seja possível oferecer uma boa oferta no bid e no ask;
- Apenas 15% do valor deve ser negociado;
- Se o negócio não for efetuado, automaticamente a oferta em RLP é cancelada;
- Por fim, a oferta em RLP pode não ficar visível no book de ofertas por mais que necessite da participação deste sistema em suas negociações, já que no fim da negociação é mostrada após o fechamento.
Quais as vantagens do RLP?
As vantagens do RLP são:
- Promessa de liquidez;
- Ofertas de melhores preços ao cliente;
- Redução na corretagem;
- Fortalecimento do mercado;
Quais as desvantagens do RLP?
As desvantagens do RLP são:
- Conflito de interesses;
- Maior risco;
- Possível redução no volume de negociação;
Portanto, se você deseja investir em um novo sistema de ofertas, a modalidade do RLP pode ser perfeita para os seus planos de investimento.