ROI: entenda como este indicador funciona – ESTOA

ROI: entenda como este indicador funciona

Se você procura saber informações sobre as opções que estão disponíveis no mercado financeiro


Advertisement


Advertisement


O ROI é uma ferramenta de análise fundamentalista que tem o objetivo de estudar a viabilidade de um determinado projeto e investimentos.

Desta forma, se você procura saber informações sobre as opções que estão disponíveis no mercado financeiro é necessário entender como este indicador funciona.  


Advertisement


O que é o ROI? 

O Return on Investment (ROI), é um índice que calcula o rendimento de um determinado investimento empresarial na Bolsa de Valores (B3), sendo assim registra a competência de uma companhia em gerar lucro em seus ativos disponíveis. 

Desta forma,  quando o ROI é aplicado em um investimento empresarial, é possível que seja calculado os ganhos e perdas obtidos com os recursos que foram injetados na aplicação da companhia. 

Advertisement


Um exemplo de como o ROI funciona é quando uma empresa apresenta os recursos investidos e precisa descobrir qual foi o retorno esperado com as vendas deste negócio. Portanto, o ROI entra como indicador para apontar se o investimento obteve as estimativas da empresa antes de fechar o negócio. 

Com esse significado, é possível entender que este indicador é uma ferramenta de suma importância na tomada de decisão para quem vai investir em uma determinada empresa disponível no mercado financeiro. 

Advertisement


O ROI é aplicado em um investimento empresarial/Foto: Reprodução

Como o ROI pode ser utilizado? 

Por mais que o ROI seja de suma importância para registrar os ganhos que as empresas obtiveram em seus investimento e negócios, ainda sim, este tipo de ferramenta pode ter muitas outras utilidades dentro do mercado financeiro, como por exemplo: 

  • Para adquirir investimentos na Bolsa de valores em: ações, fundos de investimento, títulos de renda fixa e ETF;
  • Obter equipamentos para a indústria;
  • Gerar permissão para a capacitação de profissionais no mercado financeiro; 
  • Aplicar recursos para levantar uma boa campanha de publicidade;
  • Observar o retor de aquisições de empresas; 
  • Ajudar na abertura de novas lojas no mercado;

Sendo assim, o  ROI pode ter uma grande influência no processo de tomada de decisões por ser uma ferramenta versátil dentro do mercado financeiro, já que traz muitas possibilidades de retornos sobre os investimentos. 

Advertisement


No entanto, não é possível utilizar o ROI para previsões futuras, já que a ferramenta procura obter ganhos e registros de investimentos ou aplicações que já ocorreram. 

Utilidades do ROI no âmbito empresarial

O ROI é um indicador que deve estar presente dentro das companhias por ajudar na hora de: 

  • Planejamento de objetivo e metas com base em resultados;
  • Destacar pontos preciso na hora de tomar decisões; 
  • Avaliação dos resultados obtidos pela empresa;
  • Alertar no processo de aprendizagem mais objetivo; 
  • Ajudar a impulsionar um aumento em vendas e lucros;
  • Determinar uma performance na aplicação de recursos da companhia.

Sendo assim, o ROI pode ser um termômetro em momentos em que uma determinada empresa precisa tomar decisões importantes.

Para adquirir investimentos na Bolsa de valores em: ações, fundos de investimento, títulos de renda fixa e ETF/Foto: Bloxs

Quais as desvantagens do ROI?

Como todo indicador, valor mobiliário, fundos de investimento e entre outras aplicações feitas no mercado financeiro e na Bolsa de Valores, o ROI também possui suas desvantagens. Desta forma, é de  suma importância que cada investidor  e empresa que seja utilizar esta ferramenta preste atenção em seus riscos.

Por considerar apenas receitas e gastos em um período corrente, o ROI não pode avaliar os investimentos do presente, que são os que mais geram retorno futuros, assim como também os investimentos que são feitos a longo prazo. 

A leitura do ROI pode ser bem extensa, portanto é de suma importância que o investidor não se apague exclusivamente a este indicador.

A relação entre risco e  retorno de um investimento pode trazer mais exposição para os negócios, o que pode prejudicar os investidores.


Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI é necessário seguir uma ordem que  começa com a subtração do ganho obtido através do investimento pelo próprio valor investido, após ter feito essa conta, chega o momento em que o resultado da subtração deve ser dividido pelo montante investido.

Fórmula  

ROI = (Lucro obtido – Investimento) / Investimento

Portanto, aprendendo sobre o ROI é possível que o investidor entenda mais sobre a empresa que deseja investir, assim como também como utilizar essa ferramenta para outros tipos de negócios e planejamentos.