Oferta pública de aquisição: entenda como funciona este processo
Neste processo, o acionista controlador da companhia tem que fazer uma oferta aos demais acionistas minoritários da empresa
A oferta pública de aquisição é um processo utilizado quando as empresas desejam sair do mercado de capitais.
É bem comum que os investidores conheçam a oferta pública inicial de ações (IPO), sendo assim é de suma importância entender qual as diferenças entres os dois tipos de oferta, assim como também entender como funciona a oferta pública de aquisição.
O que é a oferta pública de aquisição?
A oferta pública de aquisição (OPA), é uma operação na qual um acionista, assim como também um grupo de investidores, realizam uma compra de parcela ou o valor total das ações de uma determinada empresa que está listada na Bolsa de Valores (B3).
O objetivo principal da oferta pública de aquisição é realizar uma negociação das ações da empresa dentro do mercado de capitais, ou seja, o fechamento de capital.
Neste processo, o acionista controlador da companhia tem que fazer uma oferta aos demais acionistas minoritários da empresa para que assim a compra do restante das ações como garantia da negociação.
De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o preço estipulado pela companhia deve ser feito através de um laudo, que precisa ser feito por uma empresa externa que tenha experiência na área.
No laudo deve conter: preço médio da ação nos últimos 12 meses, fluxos de caixa futuros e o patrimônio líquido por ação da empresa.
É necessário prestar atenção no momento em que for feita negociação, já que pode acontecer de o preço final da oferta ser maior que o preço das ações que circulam no mercado.
Como é feita a oferta pública de aquisição?
A empresa deve publicar a OPA através de um fato relevante, para que assim os acionistas possam atualizar o início do processo. Após essa etapa ser feita, é necessário fazer o pedido de fechamento de capital, que deve ser feito em até 30 dias na CVM, que poderá emitir uma autorização ou negação do pedido em até 60 dias.
Enquanto, a CVM não aprova o pedido de OPA, é necessário que a empresa que está efetuando processo, divulgue nos jornais de ampla exposição, para que assim os acionistas fiquem sabendo do processo de abertura.
Cada acionista precisa credenciar uma corretora, na qual o representante deve votar para que seja contabilizado dentro do procedimento.
Sendo assim, em casos de 10% dos acionistas não apoiarem a negociação com o valor proposto pelo laudo, eles devem realizar uma nova assembleia em 15 dias para discussões sobre as falhas de precificação do ativo.
Caso o laudo seja em um valor superior, o ofertante deve aceitar a aquisição da empresa com um novo preço em um prazo de 5 dias.
Quais as vantagens da oferta pública de aquisição?
A oferta pública de aquisição pode oferecer algumas vantagens e pontos importantes para os ofertante na hora de realizar o fechamento de capital da empresa, como:
- Ações com descontadas;
- Projetos futuros interessantes;
- Não há necessidade de captar recursos.
Ações descontadas
Neste tipo de vantagem, o controlador da empresa pode negociar com preço bem mais barato em relação ao valor inicial justo de mercado.
Projetos Futuros interessantes
Quando a empresa tem propostas futuras, os controladores podem aproveitar os benefícios em um cenário benéfico no futuro.
Captar recursos
É comum quando uma empresa é consolidada e possui negócios rentáveis para fechar o capital por não terem mais recursos oriundos do mercado de ações. Portanto, para obter financiamento em suas operações, as companhias podem acessar o mercado acionário para ajudar.
Quais as desvantagens da oferta pública de aquisição?
Como todos os tipos de processos realizados na Bolsa de Valores e em negociações empresariais, o OPA também possui desvantagens como:
- Redução de oportunidades em investimentos individuais;
- Perda de liquidez para os acionistas;
- Perda de acesso ao mecanismo de financiamento por ações;
- Queda do nível da governança corporativa;
- Limitação de crédito no mercado corporativo;
Portanto, é necessário prestar atenção aos riscos que a OPA oferece, assim como também aproveitar as suas vantagens nos negócios feitos no mercado financeiro.