Arrendamento: entenda como obter este contrato
A partir do significado deste tipo de investimento, podemos aprender sobre suas vantagens
Há muitos contratos interessantes e disponíveis no mercado ficheiro, que podem te trazer muitas vantagens na hora da sua aplicação, o arrendamento é este tipo de contrato, que tem como objetivo ser uma espécie de garantia para o investidor.
Desta forma, o arrendamento pode ser um contrato interessante para quem deseja investir com mais segurança em imóveis, entender como fechar este acordo pode ser fundamental.
O que é o arrendamento?
O arrendamento é um contrato de cessão entre duas partes, portanto, o objetivo é que o proprietário de um determinado imóvel repasse o bem para que outra pessoa possa utilizá-lo através de um pagamento de remuneração.
A transação do contrato envolve o arrendatário, que usará o bem arrendado e o arrendador, que é a parte proprietária do arrendado, ou seja, é a pessoa que cede os direitos de uso ao arrendatário.
No meio tempo que o arrendatário está utilizando a propriedade cedida pelo arrendador, ele pode adquirir a valorização do imóvel, gerando algumas vantagens ao arrendador.
Como funciona o arrendamento?
A partir do significado deste tipo de investimento, podemos entender que o arrendamento serve como espécie de aluguel, com algumas diferenças, como por exemplo, a forma de pagamento.
A forma de pagamento do arrendamento deve ser feita de maneira periódica, ou seja, pode ser efetuado de maneira mensal, semestral ou anual.
Uma boa maneira de prestar mais atenção aos imóveis que podem trazer vantagens é ficar de olho no Índice Geral de Preços de Mercado (IGM-P), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No período em que o arrendador estiver na posse do imóvel ele se torna responsável pela manutenção e despesas do bem, portanto, é de suma importância que haja bastante cuidado com este investimentos, ficar de olho nas regras que podem te ajudar na hora de fechar o negócio.
Quais as principais diferenças entre arrendamento e aluguel?
Apesar de parecer ser a mesma coisa, o aluguel e o arrendamento possuem suas diferenças, por exemplo, a diferença entre os dois tipos de contratos é a possibilidade do arrendatário de comprar definitivamente o imóvel.
Essa opção é fornecida pelo contrato de arredamento, isso porque através dela o arrendatário pode utilizar parte do que já foi pago ao decorrer do contrato para abater no valor final de compra.
Muitas pessoas acabam ficando em dúvida sobre comprar um imóvel ou pagar o aluguel dele, já que este tipo de contrato é muito mais barato do que realmente comprar, sendo assim é de suma importância prestar bastante atenção às cláusulas do aluguel.
Ainda sim, é possível comprar o imóvel mesmo após pagar o aluguel. Entretanto, o arrendamento pode exercer as duas funções ao mesmo tempo, o que acaba sendo muito mais vantajoso, já que ao longo do pagamento do “aluguel”, você terá muito mais certeza em adquirir o imóvel após o fim do contrato.
Quais os tipos de arrendamento?
Por mais que todos os objetivos do arrendamento estejam bem claros na hora de fechar o contrato, o arrendatário ainda pode escolher o tipo que se encaixa com o seu planejamento e gosto. Dentro deste tipo de investimentos há quatro tipos como: comercial, rural, mercantil e de Royalties.
Arrendamento Comercial
O arrendamento comercial serve como um contrato, no qual é possível arrendar pontos comerciais, ou seja, é um tipo de contrato de arrendamento usado para que o arrendatário possa utilizar um ponto comercial.
Arrendamento Rural
Já o arrendamento rural é um contrato, no qual o arrendatário adquire os direitos tanto parcial como por inteiro de um determinada propriedade rural. Este tipo de negócio é muito mais comum quando a transação é feita direcionado a produção agropecuária, assim como outros tipos de atividades deste setor.
Arrendamento Mercantil
Por sua vez, o arrendamento mercantil é uma dos mais populares entre os contratos deste tipo de investimento, já que é possível que uma instituição bancária ou uma sociedade mercantil passe a ter direitos sob o uso do arrendatário.
No entanto, é importante prestar bastante atenção neste tipo de contrato, já que no pagamento é possível que ocorra juros.
Arrendamento do Royalties
Por fim, temos o arrendamento de Royalties, este tipo de contrato é feito através dos ativos intangíveis, como patentes, inovações e direitos autorais, ou seja, o investidor ou dono dos direitos não possui condições financeiras para comercializar o imovel. Sendo assim, ele pode arrendar os direitos de exploração para alguém, de acordo com o pagamento de royalties em um determinado tempo.
Portanto, se você pensar em investir através de um arrendamento, conhecer quais as suas vantagens e os tipos disponíveis é muito importante, lembre-se sempre checar todas as cláusulas para que não haja perdas e aproveite para fazer uma compra com mais segurança.