Balança de pagamentos: entenda sobre sua importância na economia – ESTOA

Balança de pagamentos: entenda sobre sua importância na economia

Este índice é registrado e divulgado pelo Banco Central do Brasil


Advertisement


Advertisement


A balança de pagamentos serve como uma espécie de índice na economia nacional, já que ele indica o saldo das transações feitas pelo país.  

Desta forma, é de suma importância entender como este indicador funciona e quais benefícios pode oferecer para seus investimentos dentro mercado financeiro. 


Advertisement


O que é a Balança de Pagamentos? 

A balança de pagamentos é um instrumento financeiro, que contabiliza todas as transações que o país realizou ao redor do mundo, sendo assim, registrando a quantidade de dinheiro que entrou e saiu do país em um determinado período.

Este índice é registrado e divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC),  que são compiladas em uma determinada estrutura, na qual pode ajudar o governo a definir a política econômica, como por exemplo, a manutenção na taxa de juros,  intervenções no mercado de câmbio, variação no valor da tributação e entre outros índices.

Advertisement


O fluxo presente na balança de pagamentos não precisa necessariamente ter um foco financeiro, apenas deve ser realizado através de uma análise de compra e venda de bens, serviços e produtos, doações, empréstimos, investimentos, entre outras operações presentes na economia. 

O BC geralmente divulga esses dados em uma apresentação anual, entretanto, dependendo de como o fluxo de transação ocorre ao longo do ano, a instituição vai atualmente do de mês em mês.

Advertisement


A Balança comercial é um instrumento financeiro, que contabiliza todas as transações que o país realizou ao redor do mundo/Foto: Freepik

Qual a estrutura da Balança de Pagamentos?

A balança de pagamentos é composta por duas contas principais: a conta corrente e a conta capital e financeira. É fundamental entender como cada uma funciona e quais os benefícios que ambas podem oferecer em seus investimentos. 

Conta-corrente

Este tipo de conta registra as entradas e saídas de um capital, ou seja, o que entrou no capital original através do comércio de bens e serviços, portanto, é a partir da conta-corrente que o resultado da balança de pagamentos é registrada. 

Advertisement


A conta-corrente compreende a diferença entre as exportações  e importações do país, além disso, este tipo de conta registra também as transferências unilaterais e outros tipos de pagamento que seja dado como uma contrapartida pelo país. 

Conta capital e financeira

Já a conta capital e financeira registra dados dos investimentos, poupanças e transações financeiras que são realizadas pelo país em outros países. 

Ao decorrer dos negócios feitos pelo país, as operações são registradas, como os investimentos diretos, investimentos na carteira e entre outras operações financeiras realizadas pelo Brasil. 


Dentro da conta financeira também estão presentes as transferências de patrimônio e os saldos compensatórios registrados pelo país, como por exemplo, os direitos do FMI e órgão internacionais, empréstimos e os débitos que ficaram vencidos do país no exterior.  

Outro fator importante que a conta financeira contábil é as reservas internacionais que o país possui dentro da conta haveres.

A balança de pagamentos é composta por duas contas principais: a conta-corrente e a conta capital e financeira/Foto: Shutterstock

Como funciona a soma da balança de pagamentos? 

Quando a soma das duas contas da balança de pagamentos é realizada o resultado sempre será de o número zero, entretanto, é de suma importância ficar atento se haverá um déficit com valor positivo na conta haveres. 

Sendo assim, por registrar as reservas internacionais do país, se a conta haveres estiver registrado na balança um saldo positivo, é possível que haja um número negativo na conta.

Pode parecer confuso registrar um saldo positivo seja algo negativo para a balança de pagamento. No entanto, se as transações correntes apresentaram um resultado positivo, significa que o país está contabilizando uma saída de capitais, ou seja, o país está financiando o  déficit na conta financeira. 

Em resumo, se o país compensar a saída de capital, registrando um resultado positivo, pode gerar um aumento na dívida externa, o que pode diminuir as reservas internacionais.

Portanto, entendendo como a economia do país está andando é possível realizar bons investimentos em qualquer setor do mercado financeiro, o que torna a balança de pagamentos um dos pilares para entender como anda as transações o de seu país.