CETIP: entenda como essa operação funciona
Operações em aplicações de ativos, financiamento de veículos, créditos imobiliários e entre outros tipos também fazem parte
A CETIP é responsável quando o registro da compra de um títulos precisam ser realizados por um intermédio operacional.
Desta forma,é de suma importância que todo investidor entenda como este tipo de operação funciona na Bolsa de Valores (B3).
O que é a CETIP?
A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP), é uma instituição privada que tem como objetivo processar, guardar e liquidar os títulos financeiros privados do mercado.
Um dos papéis que são executados pela CETIP é o de clearing do mercado barsileiro de títulos, que serve como uma espécie de câmara de liquidação e custódia.
Portanto, a CETIP possui grande importância no mercado financeiro, já que essa operação oferece algumas vantagens aos investidores, como a infraestrutura e tecnologias essenciais.
Operações em aplicações de ativos, financiamento de veículos, créditos imobiliários e entre outros tipos também fazem parte da CETIP, como por exemplo, o Sistema Nacional de Gravames (SNG), um sistema criado para unificar e armazenar as informações sobre restrições financeiras de veículos.
Como a CETIP foi criada?
A CETIP foi criada em 1984 no Brasil, através de um conjunto de leis das Instituições Financeiras. No entanto, as atividades da instituição só passaram a ser exercidas em 1986, isso porque a CETIP não tinha fins lucrativos.
Em 2008, a instituição deixou de possuir os fins lucrativos para se tornar de fato uma sociedade de ações. Em março de 2017 a CETIP fechou negócio com a BM&FBovespa, na qual formaram a B3.
Quais os objetivos da CETIP?
Um dos objetivos principais da CETIP é garantir que os títulos e ativos privados consigam ser negociados com confiabilidade e eficiência, entendendo as movimentações e liquidações financeiras que são realizadas pessoalmente.
Sendo assim, a CETIP cumpre o papel de centralizar as operações, para que a emissão de compra dos títulos privados funcionem de maneira mais segura e prática, sem muitas obrigações e riscos.
Um exemplo de operação feita pelo CETIP, é a transferência realizada através de TED para uma conta bancária, já que a instituição realiza transferências com total garantia de segurança.
Quais as vantagens da CETIP?
A CETIP oferece muitas vantagens às empresas que fazem parte do setor financeiro, assim como também para pessoas que negociam em instituições deste segmento.
As empresas que utilizam a CETIP são:
- Corretoras e distribuidoras de valores;
- Bancos comerciais;
- Bancos de Investimento;
- Bancos múltiplos;
- Concessionárias;
- Fundações;
- Seguradoras;
- Cooperativas e banco de crédito.
Todas as atividades realizadas pela CETIP são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além de também receber fiscalização do Banco Central do Brasil (BC).
Qual a diferença entre CETIP e a taxa CDI?
A taxa CDI, também conhecida como taxa DI, é um indicador que pode ser usada como um referencial de rentabilidade para vários produtos de renda fixa, como os CDBs, LCI, LCA e entre outros presentes no mercado financeiro.
A taxa DI também está presente na taxa básica de juros da economia (Selic), que é definida pelo BC, já que esse índice é um resultado das operações de empréstimos entre instituições bancárias.
O DI acaba mostrando um resultado da média das taxas de juros dos CDIS, enquanto o CETIP gerencia a liquidez gerada em empréstimos entres instituições bancárias no sistema financeiro.
Funções da CETIP
- Oferecer uma plataforma eletrônica para a realização de operações e negociações online e em tempo real;
- Registrar todas as operações realizadas no mercado;
- Efetuar a custódia escritural de ativos, títulos e contratos.
Quais os títulos que são responsabilidade da CETIP?
- CDBs;
- RDBs;
- Letras Hipotecárias;
- Debêntures;
- Swaps;
- TEDs e DOCs;
- Títulos Estaduais e Municipais;
- Certificados Financeiros do Tesouro.
- Créditos Securitizados da União;
- Títulos de Dívida Agrícola.
Portanto, entender como a CETIP funciona no mercado financeiro é fundamental para seus investimentos, assim como também a importância dessa operação na economia brasileira.