Hard Landing: entenda como este conceito econômico funciona
Muitos investidores ainda confundem este conceito econômico com o Soft Landing
Hard Landing é um conceito econômico, conhecido como um recesso, após um longo período de crescimento dentro de um determinado país.
Desta forma, é de suma importância para os investidores entenderem como este conceito funciona e o que ele pode lhe oferecer na hora de aplicar em renda variável.
O que é o Hard Landing?
O hard landing é um termo econômico que traduzido do inglês significa “pouso forçado”, que tem como objetivo determinar um movimento de maneira brusca da desaceleração econômica de um país, depois de um período, no qual houve um bom crescimento.
No entanto, muitos investidores ainda confundem este conceito econômico com o Soft Landing, já que também representa um movimento na desaceleração, só que de maneira mais amplificada que o primeiro conceito, ou seja, aquele que movimento de forma mais lenta a desaceleração, após um período em que houve um crescimento avançado.
O foco do hard landing é mais na estratégia de políticas monetárias e fiscais do país, como a para conter a inflação que pode ser gerada logo após o tempo em que houve um crescimento acelerado no país.
Como funciona o hard landing?
Para entender como o hard landing funciona é preciso ter em mente que o crescimento de uma economia é motivada por alguns incentivos, como por exemplo, o aquecimento da demanda, que pode ter um grande aumento e atingir níveis de crescimento mais elevados que o esperado.
Sendo assim, pode ocorrer de o crescimento alcançando torna-se insustentável, através do endividamento da população em adquirir financiamentos de bens, assim como também por causa da escassez por parte da oferta que necessita de um aumento de preços obrigatório.
Analisando o período de muito crescimento da economia de um país, que podem observar o surgimento de um hard landing, ou seja, algo que acontece naturalmente ou sob medidas do governo daquele país.
Como controlar o hard landing?
Quando um país se aproxima de ter um hard landing, é comum que os bancos centrais tomem medidas para controlá-lo, em busca de manter o controle da inflação, para que assim seja possível evitar que haja uma desaceleração econômica no país.
Desta forma, as políticas anticíclicas de cunho monetário e fiscal passam a se envolver neste caso, já que a política monetária passa a circular moedas dentro do país como uma relação de oferta e demanda.
Já quando a estratégia é expansionista, o governo passa a criar incentivos de crédito e consumo, no qual pode acabar gerando crescimento econômico avançado, ou seja, o Banco Central (BC) acaba modificando a taxa básica de juros da economia (Selic).
No entanto, quando o objetivo é contrariar a economia, o governo passa a diminuir o crédito, assim como também a emissão monetária e aumentando o nível da taxa Selic.
Para as políticas fiscais, expandir a economia pode ser um passo do governo em aumentar mais os investimentos públicos, resultando em uma aumento do déficit orçamentário, já que para diminuir a economia as estratégias devem ser o inverso.
Quais os impactos sociais e econômicos do hard landing?
Os impactos do hard landing na economia do país, pode fazer com que o governo adote uma postura expansionista, entretanto, de maneira mais desacelerada para que não haja perda de controle orçamentário.
Isso porque os gastos públicos acabam sendo maiores que as receitas, a dívida pública acaba aumentando caso haja descontrole orçamentário, o que pode afetar os juros básicos.
Assim como a inflação, caso a economia fique muito acelerada a demanda supera a oferta, o que pode fazer com que os produtos subam de preço, já uma economia muito desacelerada pode aumentar no desemprego do país.
Portanto, entender como o hard landing funciona, pode te ajudar a tirar um parâmetro de como está o andamento da economia de seu país e quais os efeitos que uma economia muito acelerada ou desacelerada pode causar em seus investimentos.