Corretagem: saiba como essa taxa é cobrada – ESTOA

Corretagem: saiba como essa taxa é cobrada

Quando um investidor realiza uma compra ou venda de um determinado ativo é necessário que ele pague um valor


Advertisement


Advertisement


A corretagem é uma taxa bem popular entre os investimentos feitos na Bolsa de Valores. Entretanto, muitos investidores ainda não sabem quais os efeitos que ela pode causar em seus negócios. 

Desta forma, é de suma importância que todo investidor conheça como esse custo pode influenciar seus investimentos no mercado financeiro.


Advertisement


O que é corretagem?  

A corretagem é um custo que deve ser pago às corretoras de valores com o objetivo de intermediar as operações de compra e venda de ações ou fundos imobiliários da Bolsa de Valores.

Sendo assim, quando um investidor realiza uma compra ou venda de um determinado ativo é necessário que ele pague um valor de corretagem, no qual pode ser estipulado pela própria instituição.

Advertisement


Como funciona a corretagem? 

Por ser uma taxa cobrada em operações financeiras de compra e venda de um tipo, a corretagem pode ser entendida como alguém que deseja investir na Bolsa de Valores que será cobrado para realizar essa transação. 

Um dos modelos mais comuns da corretagem receber uma remuneração é através de um valor fixo por ordem, ou seja, o investidor precisa preencher a ordem de compra ou venda por meio do seu Home Broker, quando essa ação é feita o valor fixo pode ser cobrado ao investidor.

Advertisement


Portanto, não importa o valor da ordem, o custo sempre será o mesmo. No entanto, muitas corretoras acabam diminuindo o valor e até chegam a adotar uma política zero em suas operações. Todas as taxas que são pagas pela corretagem devem ser direcionadas à B3

As operações de compra e venda de ações ou fundos imobiliários da Bolsa de Valores /Foto: Reprodução

Quais os tipos de corretagem?

Como todas as taxas presentes no mercado financeiro, a corretagem também possui tipos que vão de acordo com o investimento realizado, esses são: fixa, variável e mista. 

Advertisement


Corretagem fixa

A corretagem fixa é uma das mais comuns dentro do mercado, já que através deste tipo de taxa é possível receber uma remuneração por meio de uma cobrança por ordem. 

Quando um investidor realiza um investimento por ordem de compra ou venda, o valor deve ser cobrado de maneira fixa, ou seja, independente do valor de transação.

Corretagem Variável

Caso o investidor não use o Home Broker e solicite que o corretor estabeleça a ordem, o custo desta operação acaba sendo feito através da tabela Bovespa, sendo assim a cobrança depende do valor negociado no dia e não da ordem, como ocorre na corretagem fixa.   


Corretagem Mista

As grandes corretoras que acabam se vinculando com instituição bancária tem costume de cobrar uma parcela variável em operações feitas via Home Broker, sendo assim o investidor precisa pagar um custo fixo e um valor proporcional, para que assim seja possível elevar os custos ao investir. 

Como todas as taxas presentes no mercado financeiro, a corretagem também possui tipos/Foto: ShutterStock

Como a corretagem pode impactar seus investimentos? 

Quando falamos de taxas e custos é comum pensar que essa é uma maneira de prejudicar seus investimentos, já que ter que pagar algo a mais acaba não valendo a pena investir. 

Sendo assim, é possível afirmar que com a corretagem o custo dentro de sua aplicação acaba valendo a pena, já que conforme os investimentos acabam gerando aumentos, o custo da corretagem acaba diminuído, o que com o tempo pode não existir mais. 

Um exemplo é quando um investidor aplica em longo prazo e não negocia com muita frequência, isso pode ajudar a fazer com que o custo seja mínimo em seu investimento.

Portanto, é fundamental entender como esta taxa funciona, quais os efeitos que ela pode causar em seus investimentos e como pagá-la sem prejudicar seus planejamentos.