Basis Points: entenda a unidade de medida utilizada no mercado – ESTOA

Basis Points: entenda a unidade de medida utilizada no mercado

O BPS indica alterações de indicadores


Advertisement


Advertisement


Classificando a variação de indicadores, os Basis Points, ou Pontos-Base em português, também podem ser utilizados para comparar diferentes taxas no mercado financeiro.

Também conhecidos como BPS, esse tipo de medida representa a fração de um ponto percentual.

O que são Basis Points?

Os BPS são utilizados para representar variações percentuais pequenas em índices ou quantias. Assim, diferenças em taxas de juros, risco sobre investimentos, rentabilidade de papéis ou títulos e, até, mudanças em índices de ações.

Advertisement


Dessa maneira, é possível afirmar que cada Base Point é equivalente a 1 centésimo (1/100) de cada 1%, fazendo com que cada porcentagem seja o mesmo do que 100 bps. Esta é a menor parte de um ponto percentual.


Advertisement


Caso a rentabilidade de um título, por exemplo, vá de 10,50% para 10,60%, a variação será de 10 pontos-base.

Por definição, esta medida pode ser aplicada, apenas, no caso de diferenças porcentuais, e não na descrição de valores cheios em porcentagem.

Advertisement


A popularidade do BPS no mercado financeiro se dá por conta da facilidade de visualização que esta modalidade proporciona, especialmente em variações menores do que 1%, evitando ambiguidades e tornando a comunicação mais clara.

Além disso, este é um modelo universal, utilizado em mercados financeiros em todo o mundo.

Advertisement


Sua utilidade é ainda mais frequente tratando-se de rendimentos de títulos de renda fixa e outros índices do mercado em geral.

BPS representam a variação de um indicador/Foto: Mykola Churpita | Shutterstock

Como os BPS são calculados?

Representando um centésimo de uma porcentagem, os Basis-Points podem ser calculados através da seguinte fórmula:

BPS = Porcentagem x 100

No entanto, para converter pontos-base em porcentagem, é possível utilizar a mesma fórmula com as operações invertidas. Sendo assim, temos:

Porcentagem = BPS / 100

Proporção para basis-points

Veja uma tabela contendo a proporção entre a variação percentual em Basis-Points:

PorcentagemBasis-Points
0,01%1 bps
0,10%10 bps
1%100 bps
10%1000 bps
100%10000 bps

Qual a diferença entre Basis Points e aumento percentual

Em muitos casos, a utilização dos Basis Points é confundida com o aumento percentual. Isto, pois ambos se tratam da diferença entre dois números. No entanto, ainda existe uma diferença fundamental no propósito dos dois termos.

Enquanto o BPS busca indicar a variação percentual utilizando pontos de referência, o aumento percentual apresenta um indicador matemático em formato de porcentagem.

É correto afirmar, portanto, que o aumento percentual mostra, em porcentagem, a variação positiva ou negativa.

Caso, por exemplo, um indicador em específico aumente de 10% para 11%, é possível dizer que seu aumento percentual foi de 10%. Caso a diferença seja traduzida em BPS, a elevação foi de 100 pontos-base.


Importância do BPS

Além de melhorar a visualização de variações menores do que 1% em diferentes indicadores e taxas no mercado financeiro, esta unidade de medida também é utilizada por veículos de comunicação para tornar a informação mais acessível.

A facilitação da linguagem também previne confusões e torna as análises de profissionais do mercado financeiro mais precisas.

Dessa maneira, com a uniformização dos dados promovida pelos Basis-Points, é possível universalizar a informação em um modelo utilizado por todo o mundo, como a mudança nos juros de cada país feita por seus respectivos Bancos Centrais.

No entanto, ainda é preciso levar em consideração as diferenças entre este tipo de medida e o aumento percentual, destacadas anteriormente. Isso pois, apesar de ser utilizado com o objetivo de promover a interpretação dos números, ainda é possível confundir os Basis-points com outros tipos de indicadores de diferenças.