Fechamento de câmbio: entenda como funciona essa operação – ESTOA

Fechamento de câmbio: entenda como funciona essa operação

Este processo é feito através do Banco Central do Brasil


Advertisement


Advertisement


O fechamento de câmbio é uma operação de suma importância para os países que vendem seus produtos e serviços através da moeda estrangeira. 

Desta forma, todo investidor precisa saber quais os impactos que essa operação terá na economia de seu país e em como pode afetar seus investimentos. 


Advertisement


O que é o fechamento de câmbio? 

O fechamento de câmbio é um processo que realiza conversão de divisas estrangeiras, ou seja, a mudança de moedas de outros países em uma moeda nacional. 

Este processo é feito através do Banco Central do Brasil (BC), com o objetivo de realizar uma fiscalização, para que assim seja possível regulamentar a moeda no mercado. 

Advertisement


Como é feita a fiscalização do fechamento de câmbio? 

As fiscalizações são feitas durante o processo de importação e exportação, sendo assim como todas as operações que envolvam câmbio, o fechamento também deve ser registrado pelo Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).

Qual a importância do fechamento de câmbio? 

Como no Brasil não é permitido a circulação de moedas estrangeiras, todos os dinheiros que são ganhos através do câmbio no comércio exterior devem ser convertido para real, portanto, passando de moeda estrangeira para moeda nacional. 

Advertisement


Quando uma mercadoria é exportada para fora do Brasil, as empresas devem vender em real, para assim comprar a moeda do país onde a mercadoria já foi importante. Neste caso, o fornecedor em moeda estrangeira terá de pagar e vender este produto pela moeda brasileira. 

Este processo é de suma importância para ajudar o país a ter créditos nas transações internacionais, assim como gerar cada vez mais benéficos na economia e no mercado financeiro. 

Advertisement


O fechamento de câmbio é um processo que realiza conversão de divisas estrangeiras/Foto: Exporta mais

Como é feito o fechamento de câmbio? 

Para realizar o fechamento de câmbio é necessário que o país entre em contato com uma agência de câmbio que seja autorizada pelo Banco Central do outro país. 

Após entrar em contato, algumas documentações são solicitadas para que seja possível intermediar o processo de importação ou exportação, sendo assim gerando um contato para intermediar a comercialização entre os países que desejam realizar o negócio. 

Para realizar operação de câmbio é necessário ter em mãos os seguintes documentos: 

  • Comprovante de endereço;
  • Balanço de negócios da empresa;
  • Contrato social;
  • Estatuto da empresa;
  • E demais documentos de acordo com a agência.

Após gerar um contato de câmbio e preencher todas informações necessárias, não há um tempo determinado para ser aprovado, o fechamento de câmbio pode ser concluído de acordo com as necessidades dos clientes, assim como as taxas de juros e variações na taxa de câmbio, tudo feito de acordo com a liquidação do contrato. 


No entanto, é importante entender que este tipo de operação terá até 180 dias antes ou depois do embarque dos produtos para ser realizada, portanto, durante o processo de importação ou exportação fica a critério do operador referente a variação do câmbio, taxa cambial e os termos do contrato. 

As fiscalizações são feitas durante o processo de importação e exportação/Foto: Cultura mix

O que é taxa cambial? 

A taxa cambial é a cotação ou preço em unidades da moeda nacional em comparação a outra moeda estrangeira. 

Quando no contrato de fechamento câmbio a taxa cambial é inserida, o valor acaba não ficando de fato, sendo assim as agências devem seguir sempre a referência da cotação da moeda na qual o cliente escolheu. 

Uma das vantagens que o contrato possui é a possibilidade de o cliente optar por uma taxa que seja de seu agrado, portanto, é importante sempre pesquisar e comparar o agente, para o resultado final das transações internacionais, assim como o impacto dos custos no processo de comércio.  

Sendo assim, o fechamento de câmbio pode ser de grande interesse para os investidores que desejam investir internacionalmente, para diversificar sua carteira de investimento, já que entender como as transações funcionam pode ser fundamental.