Banco Interamericano de Desenvolvimento: entenda como funciona – ESTOA

Banco Interamericano de Desenvolvimento: entenda como funciona

O foco principal da instituição é oferecer financiamento para ações e projetos


Advertisement


Advertisement


O Banco Interamericano de Desenvolvimento é uma instituição que tem como foco o desenvolvimento social, econômico e institucional da América Latina e do Caribe. 

Portanto, é de suma importância que todo investidor saiba como esta instituição funciona e qual é a sua importância dentro do mercado financeiro. 


Advertisement


O que é o Banco Interamericano de Desenvolvimento? 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi criado em 1959, o foco principal da instituição é oferecer financiamento para ações e projetos que sejam voltados a evitar crises econômicas, assim como outras funções. 

A instituição fornece financiamento para os países que fazem parte da América Latina para o Caribe, ajudando a melhorar o desenvolvimento econômico e social de ambas regiões.

Advertisement


A sede fica em Washington, nos Estados Unidos, na qual os projetos que são financiados pela instituição envolvem a conservação do meio ambiente, assim como também pode ajudar na recuperação de rodovias e aeroportos dos países que são membros. 

Quais os principais trabalhos feitos pelo BID?

Por ter o foco no desenvolvimento, o BID sempre atua na capacitação profissional da população, ou seja, oferecendo apoio financeiro e técnicos por meio das organizações não governamentais, empresas privadas e dos governos dos países membros do banco. 

Advertisement


No Brasil, o banco já contribuiu para cerca de 220 mil trabalhadores na área de enfermagem, assim como seus auxiliares que contabilizam 90 mil das ações feitas pela instituição, assim como os projetos socioambientais do nosso país que já obteve ajuda financeira do BID e contabilizando cerca de mais de 100 bilhões de investimentos. 

A sede fica em Washington, nos Estados Unidos, na qual os projetos que são financiados pela instituição envolvem a conservação do meio ambiente/Foto: Reprodução

Quantos países fazem parte do BID? 

A instituição é composta por 48 países, sendo 26 deles apenas de latino-americanos. Todos fazem parte ativamente de todas as ações do BID. 

Advertisement


Esses países são: Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haití, Honduras, Jamaica, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.  

Os outros países que compõem a instituição são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Israel, Itália, Japão, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Para decidir sobre os eventos, ações e participação do BID no mercado, é realizada uma Assembleia de Governadores anualmente. Nesta reunião todos discutem as diferentes iniciativas do BID, de maneira clara e com  todas as resoluções possíveis, que ficam disponíveis para serem consultados no site oficial da instituição. 

A instituição é composta por 48 países, sendo 26 deles apenas de latino-americanos/Foto: Getty Images

Quais os objetivos do BID? 

As principais iniciativas feitas pelo BID ganham destaque por garantir uma boa qualidade de vida em âmbitos diversos, essas são: 

  • Políticas sociais de equidade;
  • Integração internacional competitiva;
  • Infraestrutura para competitividade;
  • Incentivo à sustentabilidade;
  • Proteção do meio ambiente;
  • Instituições para o bem-estar social;
  • Aumento de segurança alimentar.

A instituição também faz campanhas com intuito de combater a corrupção, essa ação é feita através das redes de segurança para a população de baixa renda, com a expansão de serviços de saúde, nutrição, ações voltadas ao bem-estar e igualdade social. 


Uma das iniciativas que mais se destacam é a PMEs, que é voltada para o crescimento social e a competitividade nos âmbitos regional e global. 

O BID também oferece incentivo à implementação de acordos comerciais e a promoção de exportações e investimentos estrangeiros. 

Para proteção do meio ambiente o BID investe em meios de transportes sustentáveis através da busca por combustíveis alternativos, assim como também por energias renováveis. 

Sendo assim, conhecer como essa instituição funciona e quais os efeitos que ela gera no mercado financeiro pode te ajudar a entender a importância dessas ações feitas pelo BID e como você também pode investir e fazer parte de todas elas.