Liquidez diária: saiba como funciona
Neste tipo de aplicação o investidor consegue retirar seu dinheiro investido a qualquer momento
A liquidez diária pode ser uma boa opção para o seus investimentos, isso porque quando se aplica em renda fixa grande parte dos investidores preferem operações que geram lucros em curto prazo.
Desta forma, é de suma importância entender como este tipo de vantagem funciona no mercado financeiro.
O que é a liquidez diária?
A liquidez diária é o resultado de um determinado investimento, portanto, oferecendo ao investidor que em sua operação seja possível que ele não perca o valor corrente de seu dinheiro.
Neste tipo de aplicação, o investidor consegue retirar seu dinheiro investido a qualquer momento na quantia investida por ele no máximo em 24 horas. Já que com a liquidez diária ele passa a adquirir controle sobre o seu capital.
Quando o investidor necessita do dinheiro, como por exemplo, em caso de emergências, ele poderá retirar o dinheiro a qualquer momento, a garantia é que seus rendimentos acabam não sendo prejudicados.
O investidor consegue resgatar seu dinheiro durante o horário e funcionamento do banco ou instituição financeira que foi realizado o investimento. É preciso ter em mente que pode haver diferenças em títulos específicos, com algumas limitações do valor solicitado.
Como funciona a liquidez diária?
Os investimentos em liquidez diária não ficam parados, já que o recurso investido é utilizado pela emissora do título para realizar novos empréstimos.
Através dessa operação, a instituição bancária que for responsável pelo investimento poderá captar recurso por meio de Certificado de Depósito Bancário (CDB) de liquidez diária para financiar seus clientes por meio de empréstimos.
Sendo assim, o banco acaba lucrando com o spread dos juros que paga e dos juros que recebe. Por exemplo:
Se os juros oferecidos pelo CDB de liquidez diária for de 100% do CDI e os juros cobrados de devedores for de 250% do CDI, o spread bancário poderá ser de 150% do CDI.
Quando o CDB for em liquidez diária o investidor poderá solicitar um regaste de valor investido. Neste caso, o banco não terá permissão de solicitar o dinheiro emprestado aos seus clientes para pagar os CDB aos investidores.
Qual a diferença entre rentabilidade e liquidez?
A liquidez e a rentabilidade podem andar em conjunto, entretanto, muitos investidores ainda não sabem quais as principais diferenças entre esses dois tipos de custos gerados na hora de seu investimento.
Umas das dúvidas frequentes no mercado é sobre como os títulos de menor liquidez possuem maior retorno. Isso acontece quando as instituições emissoras de títulos de liquidez diária não captam os recursos e deixam eles parados no caixa.
Desta forma, o custo maior gerado neste investimento pode acabar arrecadando um recurso menor, refletindo diretamente na rentabilidade inferior das aplicações de liquidez diária.
Na verdade, esses dois tipos de lucros gerados em uma investimentos, acabam precisando um do outro na hora em que os títulos são emitidos.
O que é risco de liquidez?
O risco de liquidez acontece quando o investidor não consegue transformar seu ativo em dinheiro, ou seja, quanto menor as chances de transformar um ativo em dinheiro, maior será o risco de liquidez em sua aplicação.
Uma demanda alta de riscos em seus investimentos poderá também ajudar o investidor a arrecadar cada vez mais retornos financeiros.
No entanto, quando se trata de liquidez diária, os riscos de liquidez acabam sendo muitos abaixo do que de outros tipos de operações, já que na liquidez diária há uma possibilidade maior de transformar um ativo investido em dinheiro.
Quais os tipos de operações que podem ter liquidez diária?
Quando se trata de investimentos em renda fixa há muitas opções disponíveis para os investidores no mercado financeiro.
Tipos de investimentos com liquidez diária:
- Tesouro Selic:
- CDB;
- Fundos de renda fixa;
- Poupança.
Quais os benefícios que a aplicação em liquidez diária pode oferecer?
Para começar a investir e utilizar a liquidez diária como em todo em sua operação é necessário entender qual o seu objetivo, estudar quais os benefícios que pode lhe oferecer e quais os seus riscos.
Este tipo de operação pode fornecer rentabilidade nos seus investimentos e segurança, já que a análise e objetivo dos investidores pode ser mais profunda.
Portanto, entendendo como a liquidez diária funciona, o investidor poderá escolher quais os tipos disponíveis no mercado e chegar em seu objetivo principal, que é gerar lucros e garantias em seus investimentos.