CAPM: saiba como utilizar este modelo – ESTOA

CAPM: saiba como utilizar este modelo

Este método é conhecido por exercer a precificação de ativos


Advertisement


Advertisement


O CAPM pode ser útil para investidor que deseja saber mais sobre seus investimentos, e procura um método de avaliação de seus ativos. 

Sendo assim, é importante entender como a precificação de ativos e um de seus métodos mais conhecidos funcionam.


Advertisement


O que é o CAPM?

O Capital Asset Pricing Model (CAPM), que pode ser traduzido como Modelo de Precificação de Ativos de Capital, tem como objetivo analisar através de um método a relação entre risco e retorno esperado por um investidor em seus investimentos. 

Este tipo de operação é muito utilizado no setor de finanças, já que precificam os títulos de risco e pode gerar retornos esperados para estes ativos. Portanto, o CAPM determina qual será a taxa de retorno teórica adequada aos ativos investidos, mostrando a relação de uma carteira de mercado mais diversificada. 

Advertisement


Como o CAPM funciona? 

Para entender como este método funciona, é necessário começar os estudos a partir de qual fundamento o CAPM é baseado. 

Através das suposições de comportamentos de investidores, distribuições de risos e retorno, assim como também os fundamentos do mercado, é possível começar a utilizá-lo em sua análise.

Advertisement


Isso porque este modelo opera a partir dos riscos que um ativo possui e os seus custos de capital. 

Por meio de seu indicador, o CAPM passa a ter sua própria fórmula, para avaliar se uma determinada ação deve ser valorizada, analisando seus riscos e o valor do dinheiro para entender se o retorno é o esperado.  

Advertisement


A fórmula do CAPM foi criada por William Forsyth Sharpe, Jack Treynor, John Lintner e Jan Mossin, que se baseiam nos trabalhos de Harry Markowitz, que criou a Teoria do Portfólio e diversificação. 

O objetivo de avaliar se uma determinada ação deve ser valorizada, analisando seus riscos e o valor do dinheiro para entender se o retorno é o esperado /Foto: Rankia

O que é a Teoria do Portfólio? 

A Teoria do Portfólio, também é conhecida pelo título de “Teoria Moderna do Portfólio de Markowitz”,  que consiste em  um método criado para que os investidores utilizem o princípio da diversificação quando decidem otimizar suas carteiras de investimentos. 

Essa teoria se baseia em três estratégias como: as decisões de escolha de investimentos que devem ser tomadas de acordo com a relação de risco-retorno, os modelos de otimização de portfólio para ajudar a auxiliar os investidores e os níveis de risco e retornos. 

Desta forma, para conseguir investir através do método de CAPM é necessário entender como a teoria do portfólio funciona e o quão fundamental essa teoria pode ser na hora de aplicar na Bolsa de Valores por meio de indicador. 


Como funciona o CAPM na Bolsa de Valores? 

Para entender como aplicar na Bolsa de Valores através do indicador do CAPM, o primeiro passo é entender que em um mercado competitivo o prêmio de risco pode variar conforme o risco não for diversificável, portanto, o investimento acaba tornando-se beta.

Beta é todo investimento em potencial, assim como qualquer medida do risco que o investidor pode adquirir em um portfólio no mercado. 

O CAPM entra em um acordo de custo de capital, no qual equivale a uma determinada taxa de rentabilidade que os investidores exigem na hora de analisar os riscos de mercado de capital que o investimento por meio do indicador pode expor. 

Por meio do resultado, o investidor passa a obter a taxa de retorno ou até mesmo um desconto na hora de utilizar seu ativo.  

O CAPM entra em um acordo de custo de capital, no qual equivale a uma determinada taxa de rentabilidade /Foto: Reprodução

Como calcular o CAPM?

Agora que entendemos o conceito do CAPM, que ele pode ser um indicador, assim como também o significado da Teoria do Portfólio, que é fundamental para aplicar através deste método, é necessário que todo investidor saiba qual sua fórmula. 

Fórmula do CAPM

ERi = Rf + βi (ERm – Rf)

Significado das siglas

  • ERi = Retorno Esperado do Investimento;
  • Rf = Taxa Livre de Risco;
  • βi = Beta do investimento ;
  • ERm = Retorno Esperado do Mercado;
  • (ERm – Rf) = Prêmio de Risco de Mercado.

Nesta firula, a taxa livre passa a ser o valor do dinheiro no período de cálculo, já os outros componentes são os risco adicionais que podem ser assumidos pelo investidor. 

Portanto, após entender mais sobre o método de CAPM e quais suas variações, o investidor pode adquirir diversificar sua carteira de investimentos e adquirir muitos benefícios no mercado financeiro.