OBV: entenda como este indicador funciona
Este tipo de operação é muito utilizada para quem investe seguindo a análise técnica
O OBV é um parâmetro utilizado pelos investidores para monitorar as rendas, assim como também para avisá-los qual o melhor momento para realizar compras ou vendas de um determinado papel no mercado financeiro.
Sendo assim, se você deseja conhecer mais sobre este tipo de investimento e quais as possibilidades que ele pode lhe oferecer, pode ser fundamental entender como ele funciona.
O que é o OBV?
O indicador On Balance Volume (OBV), tem como objetivo alertar o investidor sobre a movimentação financeira que seria o volume de um ativo na Bolsa de Valores e qual a sua posição de fechamento.
Portanto, dependendo de como a ação fecha no dia o OBV poderá somar o seu volume através de um gráfico, essa representação é conhecida como linha OBV ou curva OBV.
Este tipo de operação é muito utilizada para quem investe seguindo a análise técnica, já que o OBV considera o fluxo positivo e negativo do volume em um momento, ou seja, pode funcionar como um rastreador de tendências.
Desta forma, o OBV pode ser muito utilizado quando o investidor deseja identificar tendências de alta ou de baixa, precisa medir a força e o potencial de duração dessa tendência e para indicar pontos de reversão.
Qual o cálculo do OBV?
Para calcular o OBV é necessário saber qual o ativo de interesse do investidor terminou o dia, sendo assim se a ação fechou em um preço acima da anterior, deve ser somado o volume do ao OBV acumulado.
Fórmula
OBV = OBV anterior + Volume do Dia
Já se a ação fechou em preço abaixo do dia anterior a soma deve ser do volume do no OBV acumulado.
Fórmula
OBV = OBV anterior – Volume do Dia;
Quando a ação manteve o mesmo preço, assim como também o OBV deve ser o mesmo.
Fórmula
OBV = OBV anterior
Como interpretar o OBV?
A partir da análise técnica podemos interpretar se um ativo está em On Balance Volume crescente, ou seja, significa que a demanda desta aplicação em específico está cada vez mais aumentando.
No entanto, se o On Balance Volume começar a cair, significa que a demanda desta aplicação em específico está caindo cada vez mais.
É importante estar sempre analisando a volatilidade dos ativos, pois se um ativo está aumentando diariamente ao lado dos preços das ações, é sinal que este determinado ativo seja valorizado. Já se o volume começar a cair significa que o movimento de alta poderá estar perto do fim.
Desta forma, se o preço de uma ação é baixo, porém seu volume é alto, significa que a ação está em uma tendência de queda que ainda poderá reverter o processo.
Como identificar a análise do OBV?
A operação em OBV pode ajudar muitos investidores que aplicam em ações através da análise técnica, portanto, é de suma importância saber interpretar se o ativo está em On Balance Volume ou não.
- Primeiro passo: O investidor precisa confirmar se o ativo está em tendência alta, ou seja, a cotação e o OBV precisa estar no mesmo sentido, para que assim a ação seja valoriza e a Linha OBV suba em uma inclinação positiva;
- Segundo passo: Já se a tendência está baixa, a cotação e o OBV ficam no mesmo sentido, sendo assim a ação deve estar se desvalorizado e a Linha OBV está descendo.
Nesta operação há duas possibilidades: a de reversão de tendência baixa e a reversão de tendência alta.
Reversão de tendência baixa
Quando a reversão está em tendência baixa a cotação e o OBV ficam em sentidos diferentes, ou seja, a ação deve estar se desvalorizando, porém a Linha OBV continua subindo no gráfico.
Reversão de tendência alta
Já se a reversão de tendência alta é o oposto da de tendência baixa, pois a ação passa a ser valorizada, enquanto a Linha OBV está caindo.
Portanto, a operação feita em On Balance Volume pode ser interessante se o investidor decide aplicar através da análise técnica, assim como também a entender mais sobre a movimentação financeira dentro do mercado financeiro e da Bolsa de Valores.