Underwriting: saiba mais sobre este processo
Toda instituição que utiliza este processo como uma forma de realizar operações de lançamentos de ações no mercado primário é nomeada de underwriter
O termo underwriting é conhecido como subscrição no mercado financeiro e é um processo muito utilizado pelas instituições financeiras.
Desta forma, é de suma importância entender como este processo funciona, qual a sua importância e as vantagens que pode gerar em seus investimentos.
O que é o underwriting?
O underwriting é um processo utilizado por instituições bancárias que desejam aumentar seu capital de investimentos através de corporações, governos e títulos de dívida. Sendo assim, este tipo de operação é realizada por uma instituição financeira isoladamente ou organizada em consórcio.
Este processo teve origem devido à prática de fazer com que cada tomador de risco levasse seu nome sob a quantidade total de risco, na qual ele estava disposto a aceitar em um prêmio especificado.
Toda instituição que utiliza este processo como uma forma de realizar operações de lançamentos de ações no mercado primário é nomeada de underwriter.
Quais instituições podem utilizar o underwriting?
Por ser uma operação mais específica, o underwriting deve ser utilizado por instituições bancárias que estejam nessas categorias: bancos múltiplos, bancos de investimentos e sociedades corretoras e distribuidoras.
Já que as operações de underwriting são ofertas públicas de vários títulos, assim como os de crédito representativo de empréstimo, apenas o Banco Central do Brasil poderá autorizar que a instituição financeira realize transações nesta categoria.
Como funciona o trabalho do underwriter?
O mercado de títulos é organizado pelo subscritor, já que toda apólice de seguro ou dívida, possui alguns riscos como o de inadimplência, que representa a perda para a seguradora ou credor,portanto, o trabalho do underwriter é avaliar quais os fatores que causaram os riscos, assim como também investigar a veracidade do pedido de cobertura de quem solicitou os serviços.
Após uma investigação e avaliação, é possível que os credores consigam determinar o preço mínimo da cobertura ou dos juros cobrados, para que assim os underwriters consigam encontrar o verdadeiro preço de mercado de risco.
Os underwriters podem decidir através da pesquisa quais as apólices que podem cobrir as taxas que devem ser cobradas na hora que o processo gerar lucros no investimento.
Quais os tipos de underwriting?
Há dois tipos de underwriting no mercado, como: underwriting de melhores esforços e o underwriting firme. Entender como estes dois funcionam pode ajudar na hora de escolher qual poderá ser eficiente em seu investimento.
Underwriting de melhores esforços
Quando o processo se trata de underwriting de melhores esforços, a instituição que é subscritora deve buscar clientes interessados em investir nos papéis da própria empresa, entretanto, o intermediário não poderá assumir qualquer tipo de risco em relação às ações que não estejam em alta.
Underwriting firme
Já no underwriting firme, a instituição subscritora assume a responsabilidade de subscrever todas as ações antes de vendê-las aos seus clientes, portanto, assumindo qualquer risco que pode ser gerado na operação.
Quais os riscos do underwriting?
Como toda operação realizada no mercado financeiro, o underwriting também possui alguns riscos que devem ser evitados pelos investidores, como o seguro. Caso não haja pessoas o suficiente para cobrir o seguro, o processo pode não funcionar.
Isso acontece porque a diversificação do risco pode ajudar a operação a se manter, diminuir todos os riscos e colocar as estatísticas a favor da subscritora.
No entanto, para garantir que não haja riscos, o subscritor precisa encontrar uma apólice que possa lhe oferecer uma garantia de que o pedido de seguro poderá ser pago.
Portanto, o underwriting pode ajudar as instituições que buscam aumentar cada vez mais seu capital e sem correr grandes riscos, além de se tornar mais conhecida no mercado financeiro por possuir uma boa qualificação na hora de gerar bons investimentos.