Oligopólio: saiba a sua importância no mercado financeiro  – ESTOA

Oligopólio: saiba a sua importância no mercado financeiro 

Este conceito é utilizado no setor político, na área da ciência e entre outros setores


Advertisement


Advertisement


O oligopólio é um conceito aplicado quando algumas empresas do setor ficheiro oferecem um certo tipo de produto ou serviços.

Sendo assim, entender quais os efeitos que este conceito pode gerar em seus investimentos e em outras aplicações feitas no mercado financeiro pode ser de suma importância. 


Advertisement


O que é oligopólio? 

O oligopólio ocorre quando algumas empresas detém uma parcela significativa de um determinado mercado, ou seja, pose considerada como um meio termo entre o mercado competitivo e um monopólio. 

Este conceito é utilizado no setor político,  na área da ciência e entre outros setores que se dedicam ao estudo dos processos e das relações econômicas de uma sociedade.

Advertisement


Quando a economia de um determinado país possui um oligopólio, o mercado passa a adquirir total domínio de um mercado por parte das empresas que atuam nele, para que assim não haja a competição entre as empresas e prejudicando seus clientes.

Dentro do conceito de oligopólio, as empresas não podem disputar espaço de preferência do consumidor, já que os preços acabam sendo maiores e trazem vantagens aos consumidores. 

Advertisement


O oligoloópo se forma de fato quando há setores em que a produção é de longa escala e a participação de pequenos produtores não é incentivada, assim como também quando é determinada uma atividade e é necessário que haja intervenção ou autorização estatal para o funcionamento. 

No entanto, também é importante entender que os oligopólios também se formam a partir  de uma fusão de empresas que antes eram concorrentes. 

Advertisement


Quais as características do mercado oligopolista? 

O mercado oligopolista possui algumas características fundamentais que podem te ajudar na hora de entender mais como este conceito funciona e quais os seus efeitos na economia. 

Neste mercado há poucas empresas, já que geralmente é um número mais reduzido de companhias que entram nesse conceito, sendo assim a quantidade é apenas de duas ou três de grande porte. 

Os preços dos materiais produzidos por essas empresas acabam sendo mais controlados também, com pouca variação já que as empresas são mais independentes ao andamentos de suas ações que acabam afastando o grupo inteiro. 


No entanto, um oligopólio pode ser competitivo ou mais concentrado, não existe uma regra de competição dentro deste tipo de mercado. 

Se o modelo é mais concentrado, o setor de economia possui poucas empresas em atuação, o que acaba os ajuda a dominar cada vez mais o mercado. 

Já se o modelo é mais competitivo, muitas empresas acabam disputando entre si no mercado, entretanto, um pequeno número delas acabam tendo domínio de uma alta porcentagem dos produtos. 

Neste mercado há poucas empresas, já que geralmente é um número mais reduzido/Foto: Reprodução

Quais os tipos de oligopólio? 

Há dois tipos de oligopólios que devem ser estudados pelos investidores, área que eles consigam escolher quais as vantagens, desvantagens e diferenças eles podem gerar em seus investimentos. Esses tipos são: oligopólio puro e diferenciado

Oligopólio Puro

Este tipo de oligopólios ocorre quando um determinado produto oferecido pelas empresas não possui diferenciação, portanto, é homogêneo, exemplos deste tipo de material é o cimento ou alumínio

Oligopólio Diferenciado  

Já o diferenciado, é quando o produto é oferecido com características qualitativas diferentes dependendo da empresa que o force, como por exemplo, a indústria de informática e automóveis

Um exemplo de oligopólio bem comum no Brasil corre no setor bancário, que pode ser considerado uma área com concorrência abaixo da média e pode colaborar para as situações de altas taxas de juros ao consumidor final do país. 

Este tipo de oligopólios ocorre quando um determinado produto oferecido pelas empresas não possui diferenciação/Foto: Reprodução

Quais as diferenças entre monopólio e oligopólio? 

Assim como o oligopólio, ou monopólio é também considerada uma estrutura de mercado, entretanto, o monopólio tem pelo menos duas empresas atuando, o monopólio possui apenas uma em seu mercado. 

É muito raro que exista um monopólio dentro do setor de economia de um determinado país. No Brasil, há o conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que sempre busca por este tipo de mercado e decide sobre os possíveis monopólios. 

Um exemplo de monopólio presente no Brasil, é a Bolsa de Valores Brasileira (B3), que é responsável  por realizar operações no mercado de capitais e que não possui concorrência. 

Portanto, descobrir quais os efeitos que um Oligopólio pode gerar na economia de seu país poderá lhe ajudar na hora de investir no mercado financeiro.