BYD anuncia três novas fábricas na Bahia
A previsão de funcionamento das fábricas está marcada para o segundo semestres de 2024
A montadora chinesa de automóveis Build Your Dreams (BYD), anunciou que abrirá três fábricas em Salvador, Bahia.
De acordo com as informações divulgadas em seu comunicado, a montadora diz que seu objetivo é montar o Dolphin, carro elétrico que chegou ao mercado brasileiro e que foi importado da China em R$ 149.800.
BYD Bahia
As novas instalações da BYD ficarão no local em que a Ford ocupava, entretanto, a empresa encerrou sua produção no Brasil em janeiro de 2021.
Na época do fechamento, Costa também afirmou que entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), logo após o fechamento das unidades, para que assim houvesse outras alternativas relacionadas ao fechamento da Ford.
“A pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas”, disse a Ford em comunicado.
O ex-governador da Bahia, Rui Costa, atual ministro da Casa Civil do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que após o fechamento da Ford, ele havia procurado a embaixada da China para que os investidores assumissem o negócio no estado.
A oportunidade de adquirir as interações da BYD na Bahia voltou a ser comentada no início do ano, quando o presidente Lula e o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniram na China para discutir sobre a implantação de uma fábrica de veículos elétricos.
Na terça-feira (07), Jerónimo Rodrigues confirmou a implantação de três fábricas da BYD em Camaçari, Bahia.
A previsão de funcionamento das fábricas está marcada para o segundo semestre de 2024, com cada uma das três fábricas com funções diferentes.
Uma fábrica será responsável pela produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, enquanto a outra será dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos com uma capacidade estimada de cerca de 150 mil unidades ao ano neste primeiro período de produção.
Já terceira, será a coordenadora do processo de lítio e ferro fosfato, seu objetivo é alcançar o mercado externo, através da estrutura portuária que já existe no local.
Chegada da BYD no Brasil
A montadora chegou ao Brasil em 2015, inaugurando sua primeira operação nas montagens de ônibus elétricos em Campinas, São Paulo.
Em 2017, a BYD abriu sua segunda fábrica em Campinas com foco na produção de módulos fotovoltaicos. Já no ano de 2020 a montadora iniciou suas operações no Polo Industrial de Manaus (PIM), voltada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.
A BYD também é responsável por dois projetos de monotrilho, em Salvador com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e em São Paulo na linha 17 ouro. No Brasil, a empresa é responsável por comercializar empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis de maneira automática.
Em 2023, a montadora ultrapassou a Tesla e registrou recorde de vendas de veículos híbridos e elétricos. Entre os meses de abril e junho, a BYD registrou venda total de 700 mil veículos.
Futuro da montadora no Brasil
A BYD disse que um de seus maiores objetivos é alcançar o exterior, criando produtos que não emitem poluentes, que são projetados e executados com tecnologia.
Com a abertura das três empresas na Bahia, cerca de 5.000 empregos podem ser gerados no mercado brasileiro. O presidente da BYD Brasil, Tyler Li disse que: “A fabricante tenciona contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”.
Segundo as as informações divulgadas em seu comunicado, a montadora diz que um de seus objetivos em inaugurar as fábricas na Bahia é aumentar a produção do Dolphin, carro elétrico que chegou ao mercado brasileiro e que foi importado da China em R$ 149.800.
Ontem (6), o Dolphin alcançou a venda de cerca de 1.254 unidades após sete dias de lançamento no Brasil. Outros veículos disponíveis no Brasil são os automóveis Yuan Plus EV, Song Plus DM-i, Han EV 9 e o Tan EV.