H&M anuncia lojas no Brasil para 2025 – ESTOA

H&M anuncia lojas no Brasil para 2025

A primeira negociação ocorreu em 2014, porém a H&M desistiu dos planos de investimentos


Advertisement


Advertisement


Na última segunda-feira (17), a varejista europeia H&M anunciou que abrirá lojas físicas e virtuais em mais de nove países da América Latina, incluindo o Brasil, a partir de 2025. 

De acordo com a marca, sua primeira proposta é inaugurar unidades na região Sudeste do Brasil, para depois abrir em outras regiões do país. 


Advertisement


H&M

A H&M é uma varejista sueca, considerada uma das principais no setor de moda, disputando lugar com as marcas Inditex e Mango. 

Sua primeira loja na América Latina foi aberta em 2012, no México. Alguns anos após sua primeira loja física no continente, a varejista inaugurou lojas no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica. 

Advertisement


No primeiro trimestre de 2023, a H&M registrou um lucro líquido de US$ 69,7 milhões, com um salto de quase 60% no intervalo de doze meses. Isso porque, segundo a Reuters, a empresa teve sua participação acionário reavaliada na plataforma de produtos Sellpy.  

Sua primeira loja na América Latina foi em 2012, no México/Foto: Reprodução

Entrada no Brasil 

Apesar de anunciado uma primeira abertura no Brasil, essa não é a primeira vez que a varejista tenta entrar no país. A primeira negociação ocorreu em 2014, porém a H&M desistiu dos planos de investimentos. 

Advertisement


Atualmente, a H&M formou parceria com a Dorben Group, de Jorge Dornelles e Mehdi Beneddine, para que pudesse entrar no mercado nacional. O grupo já é responsável por lojas da marca em países como Guatemala, Panamá e Costa Rica.

A parceria entre H&M e Dorben Group atualmente opera cerca de 70 lojas de luxo em 10 países por meio de joint ventures, franquias e acordos de distribuição na América Latina. No Brasil, o Dorben Group possui lojas de marcas como Jimmy Choo, Michael Kors e Carolina Herrera.

Advertisement


Helena Helmersson, CEO do Grupo H&M, comentou sobre as novas lojas da H&M no Brasil: “Estamos entusiasmados em anunciar a abertura da nossa primeira loja online no Brasil em 2025. Tivemos um bom desenvolvimento na América Latina e vemos um grande potencial no Brasil”.


“Este é um passo muito empolgante, e estamos ansiosos para levar o conceito de moda, qualidade e sustentabilidade da H&M ao melhor preço para muitos clientes no país”, finaliza Helmersson. 

De acordo com o comunicado do varejista, seu objetivo é expandir a marca inicialmente por meio das cidades do sudeste do Brasil: “com o objetivo de aumentar ainda mais sua presença em todo o país ao longo do tempo”. 

“Com uma população de mais de 210 milhões de habitantes no Brasil e uma forte valorização da moda, há um grande potencial de expansão no mercado”, destaca a empresa em seu comunicado. 

A presidente do Dorben Group, Mehdi Beneddine também comentou sobre sua parceria com a marca e a abertura no Brasil: “É uma honra e um privilégio para nós firmar esta parceria com a H&M no Brasil, fortalecendo assim nosso relacionamento existente com um líder na indústria da moda”. 

“Essa colaboração permitirá que ambas as empresas alavanquem suas forças, recursos e experiência únicas para liberar o incrível potencial do mercado brasileiro”, aponta Beneddine.

De acordo com o comunicado do varejista, seu objetivo é expandir a marca inicialmente por meio das cidades do sudeste do Brasil/Foto: Shutterstock

Setor de Varejo no Brasil 

A entrada da H&M no Brasil, vem em um cenário no qual o setor de varejo se mostra delicado, já que de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o indicador de vendas de varejo no país caíram cerca de 1% em maio na comparação com Abril. 

O resultado veio abaixo das estimativas do mercado, que esperavam uma estabilidade no setor e uma alta de 2% em relação a abril do ano passado. Apontando que o grande nível de endividamento e o aperto monetário podem ser os principais fatores para a queda no setor de varejo. 

Apesar da queda no setor de varejo, os comunicados feitos pela H&M mostram que a marca visa “um potencial considerável de expansão nesse mercado” no Brasil. A abertura de novas lojas no país estão previstas para 2025.