Lucro ajustado: descubra como calcular – ESTOA

Lucro ajustado: descubra como calcular

Os dados podem estar presentes no balanço contábil da empresa


Advertisement


Advertisement


O lucro ajustado é um termo pouco falado no mercado financeiro, entretanto, assim como o lucro líquido e o lucro bruto, este conceito é de suma importância para uma empresa. 

Sendo assim, entender como o seu cálculo funciona e como ele pode influenciar em sua empresa é fundamental, além de entender como analisá-lo nos resultados da companhia em que deseja investir.  


Advertisement


O que é lucro ajustado?

O lucro ajustado corresponde ao valor que o lucro líquido deve ser executado, com exceção dos valores que são destinados às reservas legais e os que não são estimados no ano seguinte. 

Desta forma, o lucro líquido ajustado costuma ser uma base para o cálculo do percentual que será distribuído aos sócios da empresa, ou seja, o que está previsto no contrato social da empresa.

Advertisement


Este valor também poderá ser utilizado pelas companhias como uma base do Programa de Participação nos Lucros, que são as empresas que optam em aderir uma equipe que busca por resultados. 

No entanto, o valor do lucro líquido pode variar dependendo da empresa, isso porque cada uma possui uma maneira diferente de calcular as suas reservas de negócio.

Advertisement


O lucro ajustado também pode estar presente no balanço contábil de algumas grandes empresas, que o colocam como uma nota explicativa. 

Este valor também poderá ser utilizado pelas companhias como uma base do Programa de Participação nos Lucros/Foto: Reprodução

Como o lucro ajustado funciona? 

O cálculo do lucro ajustado tem como base os gastos fixos da empresa, ou seja, é necessário que seja contabilizado o valor que a empresa mantém a estrutura organizacional funcionando.

Advertisement


Os gastos que entrando no cálculo de lucro ajustado podem ser do aluguel do imóvel, contas de água, luz, telefone, internet e gás da empresa, alguns impostos como  IPTU e IPVA dos carros corporativos também podem fazer parte do lucro ajustado.  

Quando todas as despesas forem somadas, basta o mensurar os gastos futuros que o resultado poderá servir como um cálculo para o lucro ajustado, que deve ser subtraído pelo lucro líquido do empreendimento, para que assim seja possível chegar ao lucro ajustado da empresa.

Como funcionam as despesas variáveis? 

As despesas variáveis, são os gastos direcionados aos negócios da empresa, sendo assim são os valores que podem variar, como por exemplo, se a empresa possui funcionários comissionados, a folha de pagamento poderá ser considerada como um tipo de despesa variável. 

Outros tipos de gastos variáveis podem ser a matéria prima dos materiais produzidos, investimento em publicidade, frete e ainda impostos como o ICMS, que varia de acordo com o produto comercializado.

O cálculo do lucro ajustado tem como base os gastos fixos da empresa/Foto: Siteware

Qual a diferença entre lucro ajustado, líquido e bruto? 

Por mais que o lucro ajustado faça parte do lucro líquido da empresa, ainda sim há algumas diferenças entre os cálculos e os conceitos dos tipos de lucros que uma empresa possui. 

Lucro bruto 

O lucro bruto é a diferença entre a receita total e os custos variáveis, ou seja, são os lucros que sofrem alterações dependendo da quantidade que é produzida. 


Lucro Líquido

Já o lucro líquido contabilizado a direnfeta entre a receita total e o custo total, que é o montante arrecadado que é excluído de todos os custos, como os fixos ou variáveis, assim como também os impostos. 

Valor ajustado 

A partir do cálculo dos custos fixos e variáveis é possível chegar ao valor ajustado, que contabiliza o que a empresa precisa levar em conta em algumas situações específicas, como por exemplo, se houver uma venda de algum ativo ou a fusão de alguma empresa. 

O valor ajustado também poderá ser contabilizado por meio dos incêndios fiscais, de alguma receita ou de despesas não recorrentes, assim como também em alguns casos como uma provisão para emergências. 

Portanto, o lucro ajustado pode servir como uma manutenção do negócio, levando o empreendedor a contabilizar alguns pontos que podem ser importantes na hora de receber algum investimento.