Socioeconomia: saiba como funciona a relação entre a comunidade e a economia – ESTOA

Socioeconomia: saiba como funciona a relação entre a comunidade e a economia

A teoria que estuda a progressão da sociedade diante de fatores econômicos e sociais


Advertisement


Advertisement


Desenvolvida com o objetivo de incluir elementos sociais na análise econômica, a Socioeconomia foi criada como uma forma de analisar o impacto de fatores sociais e econômicos no desenvolvimento da sociedade.

Se opondo à teoria neoclássica da economia, este conjunto de ideias é um importante termo no mundo financeiro.

O que é a Socioeconomia?

A Socioeconomia foi criada como uma das diferentes vertentes de estudo econômicas, como a micro e macroeconomia, comércio internacional e etc. Mesmo assim, o conjunto de ideias se contrasta da teoria econômica ortodoxa.

Advertisement


Isto, pois este modelo busca entender como os fatores sociais e econômicos geram impacto na sociedade, analisando seu progresso levando em consideração a economia em esferas local, regional e, até, global.

A sociedade é movida por diversos fatores/Foto: Manpeppe | Adobe Stock

Para isso, enquanto a teoria clássica econômica avalia os agentes como racionais, priorizando o seu próprio benefício ao consumir produtos ou serviços, a Socioeconomia considera que este não é o único objetivo dos indivíduos de uma sociedade.

Advertisement


Dessa forma, outros fatores também são almejados, como solidariedade, justiça e etc. Valores como estes também influenciam na decisão das pessoas segundo o conjunto de ideias.

O “objeto” de estudos da Socioeconomia seria um grupo de pessoas com as mesmas situações sócio-econômicas, contextos culturais e níveis de educação igualmente similares.

Advertisement


Essas e outras características, que formariam o grupo social-econômico em que determinados indivíduos estariam inseridos, teriam influência em seus objetivos de vida, consumo, crenças, atitudes e etc.

Isso faz com que, na visão deste campo de estudo, as pessoas que integram a sociedade sejam guiadas por diferentes fatores, contrariando as teorias econômicas clássicas que defendem que todos os indivíduos possuem os mesmos interesses.

Advertisement



Esta perspectiva é, ainda, moldada pela interdisciplinaridade, considerando outros aspectos de uma sociedade, como fatores sociais, psicológicos e políticos.

Alguns nomes de peso deste campo da economia são Daniel Kahneman e Richard Thaler, ambos ganhadores do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, respectivamente, em 2002 e 2017.

Além disso, também é possível destacar um dos maiores autores do tema, Amitai Etzioni. Além de ser dono da obra “A dimensão moral. Rumo a uma nova economia”, ele também trabalhou na Harvard Business School e na Columbia University.

Efeito da socioeconomia

Essa diferença pode, por exemplo, ser ilustrada pelos diferentes contextos educacionais aos quais os indivíduos estão dispostos. 

Pessoas com um nível de educação mais alto tendem a buscar mais conhecimento do que indivíduos com um nível educacional mais baixo, por diversos fatores, como a desigualdade social.

Desigualdade social molda os interesses dos indivíduos/Foto: Reprodução | Tuca Vieira

Isso ocorre, em alguns casos, por falta de oportunidades, dificuldades econômicas e etc. Estes fatores guiam, por consequência, os interesses.

Da mesma forma em que a Socioeconomia pode ser aplicada na comparação de duas pessoas com diferentes situações econômicas, ela também pode ser utilizada para avaliar uma sociedade frente à outra.

Neste caso, mesmo que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que é o PIB dividido pela quantia de habitantes de uma nação, seja igual em dois países, o bem-estar pode ser diferente por conta das características estudadas pela Socioeconomia.

Se partirmos do pressuposto que, segundo a teoria, o consumo das pessoas não está apenas ligado ao interesse econômico, o tema também pode ser ilustrado pelo consumo de produtos ecologicamente sustentáveis ou orgânicos.

Os indivíduos que optam por essas opções, na esmagadora maioria dos casos, aceitam pagar uma quantia maior de dinheiro por esses produtos, rejeitando, inclusive, os itens mais baratos mas que não oferecem tais características.

Isso faz com que, em determinadas regiões, certos mercados possam se desenvolver mais do que outros. A análise desta teoria, portanto, além de ser útil para a formulação de políticas públicas, também pode ser utilizada em sua empresa para moldar diferentes estratégias de atuação.