Cursos online: Crie o seu e ganhe dinheiro quando quiser – ESTOA

Cursos online: Crie o seu e ganhe dinheiro quando quiser

Crie uma renda passiva vendendo seu próprio curso online sem ter muitos custos de investimentos no processo de criação


Advertisement


Advertisement


De maneira geral, é comum das pessoas terem momentos de não precisarem cumprir horários do trabalho, como as férias, folgas, tempo livre, fim de semana e até mesmo recesso de fim de ano, é possível você usar esse tempo para fazer mais dinheiro, investir seu tempo em algo que pode te proporcionar uma renda passiva.

Para criar uma renda passiva várias coisas podem ser feitas, mas hoje vou te mostrar como criar e vender uma em específico e que está em alta no mercado de hoje, basta você seguir os conselhos que passarei abaixo.

Descansando enquanto tem mais rendimentos financeiros / Fonte: Investidor Sardinha 

Antes é importante contextualizar que esse tipo de renda passiva, para funcionar e ter boa vendas por um bom período de tempo, vai determinar algumas escolhas momentâneas do presente, para que no futuro haja mais economias e aproveite os momentos de férias, por exemplo, com a viagem dos sonhos, pois a renda passiva pode ser útil e como uma grana extra para esses momentos.

Advertisement


Também essa dica, que é criar cursos e vendê-los pode ser importante para pessoas que estão sem uma renda mensal, ou tem algum trabalho informal o que geralmente implica em uma renda que oscila de mês em mês, saber como fazer algo assim pode melhorar grandemente a situação financeira, sem contar a experiência que pode ir para o seu currículo caso você planeja ser um trabalhador de carteira assinada.

IMPORTÂNCIA DE CRIAR CURSOS ONLINE

Advertisement


É perceptível que pela internet há uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, e criar os cursos online é uma forma, pois você terá alunos que vão estar dispostos a estudarem com você e não comprarão seu curso por obrigação e sim pela necessidade e desejo de aprender algo que será útil para o próprio conhecimento.

Outro motivo importante e que gera muito público para a compra, é a inovação de como estudar, por isso preste atenção nisso, é algo que irá proporcionar à você uma forma de como vender seu produto.

Advertisement


Essa inovação nos estudos implica em flexibilidade, de tempo e também de organização nos estudos do seu cliente, então será possível conciliar a família, amigos, trabalho e os estudos, haverá tempo para todos esses momentos.

Essa flexibilização também é para você, pode investir parte do seu tempo para preparar o curso, por isso vamos ver como é possível isso ser feito.

Advertisement


CRIANDO SEU CURSO ONLINE

Criando o conteúdo do curso online / Fonte: Nova Singular 

Para criar seu curso online é importante que você entenda o público que quer atingir, se o seu conhecimento e experiência profissional sobre o tema for avançado, pode fazer cursos referente aquele assunto avançados, ou seja, para um público que já está inserido no assunto.

Agora se você tem conhecimento e experiência, mas que não são muito avançadas, é melhor que um curso para iniciantes seja feito, pois mesmo que seja necessário ter uma estratégia de marketing para que a venda do produto aconteça, o conteúdo tem que ser de boa qualidade ao público.

Quando for perceptível para as pessoas que a qualidade não é boa, pedirão o dinheiro de volta e em uma próxima venda não vão querer comprar, e será tempo e também parte de recurso financeiro investido à toa.

O PASSO A PASSO

Agora que já entendeu algumas coisas referente a criação de cursos online, veja como pode ser feito o processo de criação:

  1. Prepare o conteúdo educacional

Comece planejando o conteúdo e definindo a forma que entregará para seus alunos, a linguagem que pretende colocar para o seu público, dessa forma você vai entender o que quer entregar.

Quando separar o conteúdo, basta selecionar tudo que aprendeu estudando e praticando, ou seja, no trabalho, explicando os termos técnicos do assunto, criando materiais de apoio referente às aulas, como por exemplo ebooks

  1. Procure uma plataforma para o seu curso

Quando você já tiver preparado todo o material do curso, procure uma plataforma para alocar ele, você pode fazer pelas seguintes plataformas:

  • Udemy;
  • Hotmart;
  • Fiverr;
  • Moodle;
  • Cursology;
  • EAD Box;
  • Samba Tech; e
  • Edools.

É importante deixar isso definido, pois saberá como cada uma funciona e como encaixar o conteúdo do seu site dentro da plataforma e então depois é só continuar o processo

  1. Grave as aulas
Gravação do conteúdo do curso online / Fonte: Montagem de vídeos

Faça um roteiro com todo o conteúdo que foi preparado e grave as aulas, as ferramentas atualmente é o que não falta, você pode fazer isso usando seu celular, não só as gravações dos vídeos aula, mas as edições também, há aplicativos fáceis de utilizar para isso, depois jogue tudo na plataforma.

Caso você tenha como investir recursos financeiros nisso, faça, pois terá uma gravação mais profissional, mas contanto com celulares que gravam com alta qualidade e um áudio bom e você queira economizar, pode fazer do seu jeito essa parte, o que vai importar é a qualidade do conteúdo.

4. Estratégia de Marketing Digital 

Marketing Digital / Fonte: Aporama Inovação Digital

Para essa etapa talvez seja importante que você invista um capital, em questão de tráfego pago, que são os anúncios online, e se você quiser ter bons resultados nessa etapa terá que pagar um profissional, ou você mesmo pode aprender de forma simples e fazer no começo.

Mesmo fazendo sozinho essa etapa será necessário ter custos, pois é preciso pagar para o Google direcionar os seus anúncios.

Também você pode entrar em contato com influenciadores, parece impossível, mas existem muitos atualmente que é possível um contato e que os resultados serão bons também, eles serão os afiliados ao seu produto e cada venda que for feita por eles será pago uma comissão. 

A página de vendas é uma importante estratégia, é nela que toda a informação do curso será colocada, como por exemplo:

  • Módulos e quantidade de aulas;
  • Tópicos do que será falado em cada aula;
  • Forma de pagamento; e
  • No que o curso pode agregar para quem está lendo.

Para escrever essa parte, é importante uma comunicação que mostre o quanto seu produto é útil para quem está comprando, isso fará a pessoa entender tudo que irá pagar ao realizar a compra.

5. Precificação

Quanto mais você investir o seu produto terá que ser mais caro, por isso só invista e tenha custos com coisas extremamente necessárias para o processo, a não ser que a sua ideia seja escalar esse negócio, aí é importante delegar funções.

Enquanto estiver com tempo e disposição para produzir tudo sozinho, coloque o preço no seu produto referente a:

  • Condição do público – alvo;
  • Tempo de trabalho para montar; e
  • Custo para colocar na plataforma.

6. Venda

Quanto às vendas, você pode criar uma assinatura, e cobrar mensalmente ou anualmente, abrir o carrinho do produto a cada um período de tempo também é uma boa estratégia, pois pode dar tempo para as pessoas se prepararem para a compra, tanto pelo cartão de crédito quanto pelo boleto.

Vale lembrar que o produto fica gravado na plataforma e por isso você consegue vender ele sempre, uma dica é que por um período de tempo atualize o conteúdo, você pode fazer aulas adicionais ou plantão de dúvidas também e cobrar o acesso a eles pode te render mais uma grana extra.