Entenda porquê o maior economista do mundo tem que ser você
Otimizar seus gastos será fundamental para reduzir despesas
A economia de qualquer país pode oscilar, principalmente do Brasil, então estar atento às tendências financeiras, notícias e cenário econômico, é muito importante. Não se fala mais em economia da mesma forma que antes, o terno e gravata deu lugar ao estilo mais despojado e a forma culta de se falar, deu lugar a uma comunicação mais alternativa.
Hoje para falar de regras base para economizar, pessoas “descoladas” estão por toda a parte falando de investimentos. Você pode procurar o que melhor encaixa no seu perfil, o que mais te agrada e sempre pesquisar a veracidade do que cada um está afirmando.
Você precisa otimizar seus gastos se quiser ter um futuro financeiro saudável. E agora o seu momento de conversar com o “eu interior” chegou, delegar funções e mentalizar que você é o melhor economista da sua vida, pois só você entende o que está acontecendo na sua vida financeira.
Ninguém vai pagar suas contas
É difícil ouvir isso, mas ninguém vai pagar para você, aquela comprinha a mais que você realizou. Quando falamos em escolhas mais inteligentes nos referimos também ao nosso estilo de vida e aos nossos hábitos que praticamos no dia a dia.
Maus hábitos são ruins para a saúde financeira, a primeira dica é eliminar estes hábitos, jogar, beber, fumar, além de prejudicar a saúde, se você colocar na ponta do lápis o tanto que isso pode te custar, você ficaria assustado.
Tudo na ponta do lápis
Saber o quanto você gasta é fundamental, hein? Então anote tudo e guarde cada notinha de compras, até aquela gorjeta, você deverá anotar e saber que só você pode controlar o dinheiro que entra e que sai da sua vida.
Imagine que você nunca anote nada e gaste todo seu salário antes de pagar a fatura que está aberta? Uma “bola de neve” de dívidas vai acontecer e para você sair dela, poderá ser com um empréstimo com juros ou alguma forma a longo prazo que saia bem mais caro.
Segundo o CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo) o número de famílias endividadas no Brasil é o maior em 11 anos, cerca de 12 milhões de famílias estão atualmente endividadas.
O cartão de crédito é o maior vilão entre os inadimplentes, segundo o estudo. O meio de pagamento representa quase 85% de todas as dívidas dos brasileiros. Então aí vai uma dica bônus, compre sempre que possível, no débito, ou reflita se aquele produto é realmente necessário naquele momento.
Tendências
Você já viu algum influenciador que recebe mimos? Já pensou em virar um? Use o tempo em que você utiliza para mexer nas redes sociais à seu favor, grave algo, seja natural, você pode estar perdendo tempo para fazer sucesso.
Estudar ao invés de apenas navegar pela rede social é uma excelente opção, ao invés de comprar a indicação de um youtuber, você pode comprar um curso que vá trazer muito dinheiro e conhecimento para você.
Sua entrega chegou!
Essa é a frase que você precisa ouvir menos, na verdade quase nunca. Relembre um provérbio clássico de autor desconhecido: “Faça você mesmo”. Cozinhe ao invés de pedir delivery, se você não souber? Videoaulas estão a todo vapor na internet e você pode aprender em cinco minutos.
Além de serem alimentos prejudiciais para a saúde quando ingeridos em excesso, estes podem se tornar um peso no nosso plano financeiro.
Em uma pesquisa do instituto locomotiva, os estabelecimentos que aderiram ao serviço de delivery subiram, 60% das empresas consultadas faziam entregas. Agora, são 89%. E imagina o custo que isso pode ter na sua vida…
Precisa de tudo isso?
O que você precisa mesmo é ter uma boa noite de sono e dormir às oito horas necessárias por dia, isso é gratuito, mas muitas vezes o que te impede são os serviços de streaming. E falando nisso, quantos serviços você assina? Se você assina muito deles, pode ser um gasto muito maior que ter um pacote de TV por assinatura.
E seria impossível você assistir todos. Uma dica é dividir o valor com familiares ou amigos, ou até as duas opções, assim o seu gasto diminui e você fica bem com todos. TV por assinatura somado ao streaming, é mais prejudicial ainda para o seu bolso.
O Brasil é o 2º país no mundo com mais assinantes de plataformas de streaming. São mais de 18 milhões de pessoas com pelo menos um serviço, a soma de todos os disponíveis no Brasil, pode ser metade do seu salário.
Uma dica importante é estar atento ao dólar, tudo que envolve a moeda norte-americana, pode impactar diretamente no Brasil. E isso pode causar um dano em um lugar que vai te afetar demais, seu bolso.
Reflexão
O momento de reflexão agora é seu. Otimizar seus gastos é muito necessário, não é mesmo? Se você entendeu o motivo que o maior economista do mundo tem que ser você, no fim do mês e no fim do ano, você sentirá a diferença.