Veja como ganhar dinheiro com renda passiva
Com a renda passiva você consegue ganhar dinheiro sem fazer nada, veja como é possível e a diferença entre renda ativa
Hoje você vai conhecer mais sobre o que é a renda passiva e como aplicar ela em sua vida, afinal, é sempre seguro ter formas de você ganhar dinheiro sem que isso tome o seu tempo no seu trabalho atual, ou seja, em como você ganha dinheiro com renda ativa.
É importante desde já explicar o que é a renda passiva, a renda ativa e também ressaltar as suas diferenças, para que você saiba exatamente como funciona esse tipo de estratégia de como ter mais dinheiro no bolso.
RENDA ATIVA VS RENDA PASSIVA
Primeiro é importante dizer que não há um certo e um errado nessa questão, existe o que serve e fará bem ao seu estilo de vida e o que não será atrativo para o seu estilo de vida.
Isso tudo dependerá da forma que você decidir o que é melhor para você, por isso também acho importante definir aqui o que é cada tipo de renda, saber isso fará você julgar qual é melhor para você, então continue a leitura para descobrirmos.
Renda Ativa
A renda ativa é o fruto de um trabalho diário e constante, que quando para de ser feito, para de gerar renda, ou seja, é o emprego que você consegue e que gera grande esforço.
É por meio da renda ativa que se consegue muitas formas de ganhar dinheiro, alguns exemplos é o emprego registrado, vendas por meio de renda extra, ser um autônomo, ou ser um trabalhador informal.
Todas essas formas de trabalho requerem uma rotina a ser seguida, em que se ela não for feita não terá como o vendedor, por exemplo, ganhar o dinheiro necessário no dia, ou o funcionário não terá o seu salário completo ao final do mês.
Renda Passiva
Quanto a renda passiva, é ela que gera um ganho mensal, semestral, diário ou anual para você de acordo com um trabalho que foi necessário um tempo para ser produzido, no entanto, mesmo após a produção dele, ele gera valor, não só a você como valor monetário, mas também para quem está comprando.
Este produto ou serviço que gera algum valor para o cliente, é um tipo de valor que se refere a finalidade de um produto e não necessariamente a um valor monetário, mas intelectual, prático para o dia a dia, enfim, diversos tipos de valores.
Nem sempre a renda passiva é fruto de venda de um produto ou serviço, ela também pode ser os rendimentos de um investimento, seja por meio da renda variável ou por meio da renda fixa.
Ou seja, de forma mais básica e simples, a renda passiva é uma forma de aumentar seu orçamento, ou a sua receita total sem aumentar a sua quantidade de trabalho no mesmo período de tempo em que teve mais rendimentos.
Entenda melhor, abaixo, como isso pode acontecer e as formas de obter a renda passiva e ter mais dinheiro.
Formas de Gerar Renda Passiva
Como ter a renda ativa é mais popular e mais comum das pessoas terem, basta ter conhecimento ou apenas experiência de trabalho que ao conseguir um emprego terá uma forma de ter um salário mensal, mas para não depender apenas desse dinheiro é possível usar as seguintes formas para renda passiva:
- Investimentos
Convenhamos que qualquer forma de adquirir dinheiro é arriscado, tendo renda ativa é uma delas, a qualquer momento você pode perder o seu emprego, ou como autônomo vender menos ou não vender nada.
Então mesmo os investimentos sendo arriscados pode valer mais a pena tê-lo, pois há chance também de ter rendimento de maneira passiva.
Os investimentos possíveis para ter renda passiva são dos mais arriscados ao menos arriscados, são os seguintes:
- TESOURO IPCA COM JUROS SEMESTRAIS
Como o objetivo aqui não é ter rendimentos a longo prazo, e sim encontrar uma forma de investimento menos arriscada e que te dê lucro a curto prazo para que você possa utilizar em outros momentos da vida, usar a plataforma do Tesouro Direto pode ser uma ótima opção.
Ao tomar essa decisão é importante que você escolha o Tesouro IPCA com juros semestrais, nela há outra escolha de rendimento que é o de rendimentos anuais e com prazo de vencimento que podem ser mais de dois anos e é esse que não gera renda passiva.
Esse tipo de rendimento é obtido pelo investimento em renda fixa, então ao fazer a aplicação você já tem uma quantidade fixa do que receberá no semestre do vencimento.
- FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Nesse tipo de investimento a oportunidade de uma renda passiva maior que a anterior é extremamente possível, mas claro que isso também vai depender do valor investido, que não precisa ser muito alto, mas quanto mais cedo existir, melhor para o rendimento.
Ele é de renda variável, então além do valor aplicado, vai depender da gestão dele, que é feita por cotistas dos fundos de investimentos e que ao contratar você tem direito a parte da renda, que pode ser alta perto do valor inicial aplicado, sem contar que os gestores do seu fundo são pessoas que entendem sobre investimentos.
- DIVIDENDOS
Com os dividendos você consegue renda passiva pela Bolsa de Valores, sendo acionista e recebendo as repartições do lucro da empresa que escolher comprar a porcentagem.
Vale lembrar que o valor do dividendos será referente ao quanto você tem adquirido da empresa, se for 10% você terá uma repartição recebida de acordo com esses 10%.
Outra coisa importante é que as empresas pagarão de acordo com o que for mais válido à elas, então os dividendos podem ser repartidos anualmente, semanalmente, semestralmente, e assim vai, por isso é importante estar atento a isso e qual das formas se encaixa mais para você.
Neste caso, pode ser decidido ter uma carteira de ações diversificadas e receber os dividendos por meio de mais de uma empresa e de mais de uma forma, o que pode gerar mais de uma renda passiva.
- Trabalho extra
Pode parecer contraditório, pois inicialmente foi explicado que pelo trabalho que gera esforço e tempo a renda obtida é a ativa, no entanto se você fizer um esforço extra por um período de tempo, ele pode te render uma forma de ganhar dinheiro de forma passiva.
É nesse momento que entendemos de forma mais clara a diferença entre esses dois tipos de renda, em uma para ter o dinheiro é necessário o esforço diário e quando parar não tem mais o dinheiro, já na passiva você pode acabar tendo um esforço por um período de tempo, mas depois que termina pode vender quantas vezes quiser o mesmo produto e ele te entregará rendimentos.
As formas de ter a renda passiva pela forma de trabalho extra, são das opções a seguir:
- INTERNET
Por meio do YouTube ou blogs você consegue esse tipo de renda, uma vez que publicado um vídeo e ele está sempre disponível ao público, você consegue ter renda passiva, sem contar que quanto mais publicidade nos seus vídeos, mais formas de você lucrar.
Fazer ebooks relacionados a assuntos de conhecimento e experiências que você tenha, seja profissional, de relacionamento interpessoal ou qualquer outro assunto, pode ser de grande valor, ao publicar você consegue ter a oportunidade de ter dinheiro sempre que vender algo que produziu apenas uma vez.
O mesmo do ebook vale para livros ou cursos online, e até mesmo para você que tem uma rotina de estudos bem cheia e precisa se organizar, pode vender planos de estudos referente a sua área, seja de vestibular, faculdade e afins, dessa forma consegue ter uma renda apenas estudando.
- ALUGUEL DE IMÓVEL FÍSICO
Caso você tenha um imóvel próprio ou tenha o alto valor de compra de um, saiba que você pode usá-lo como forma de renda passiva.
Mesmo sendo algo burocrático, que tenha impostos e custos sobre ele, se você encontrar um inquilino pode ter rendimentos mensalmente com esse imóvel.