O que é Produto Nacional Bruto (PNB)? – ESTOA

O que é Produto Nacional Bruto (PNB)?

Descubra o que é o PNB e para que serve este indicador econômico, como é medido e suas diferenças em relação ao PIB


Advertisement


Advertisement


Indicadores da macroeconomia do Brasil são importantes para medir as riquezas do país e definir os próximos passos que o país deve tomar em relação ao universo financeiro. O PIB do Brasil é a soma de todos os bens do país, mas qual outro indicador existe para este cálculo? O PNB é um dos indicadores de riquezas geradas pelas empresas brasileiras e avalia a situação econômica dentro e até fora do país.

O que é PNB?

PNB é a sigla de Produto Nacional Bruto, a somatória de todas as riquezas produzidas por empresas brasileiras, elas podem estar dentro do território nacional ou não. 

Advertisement


O PNB Brasil mede essas riquezas de forma global, somando as riquezas geradas no Brasil e no exterior, sendo empresariais ou de cidadãos brasileiros. 

Inclui-se bens materiais e produção agrícola, prestação de serviço, mas não inclui declarações de impostos. Soma também as produções enviadas pelo Brasil ao exterior e subtraindo as riquezas geradas no país por uma empresa estrangeira. 

Advertisement


O Produto Nacional Bruto é um indicado e funciona avaliando as riquezas geradas pelas empresas, exemplo: 

Uma empresa norte-americana que atua no país não é incluída no cálculo do indicador, empresas brasileiras multinacionais como Natura, JBS, Bradesco, Itaú, Vale, entre outras, são consideradas no cálculo do PNB. 

Advertisement


Este indicador pode ser classificado em duas categorias, real e nominal, a medida nominal é feita com termos de preços no momento em que a utilização é feita. A medida real é um valor de preço do ano base escolhido de forma arbitrária e com variação apenas por mudança de quantidade.

Cálculo do PNB?

Advertisement


Essas rendas estrangeiras entram no cálculo RLEE, Renda Líquida Enviada ao Exterior, valores enviados ao exterior e os valores recebidos do exterior e no RLRE, Receita Líquida Recebida do Exterior. O valor do PNB é calculado desta forma com a seguinte fórmula: PIB – RLEE + RLRE = PNB

A multiplicação das quantidades e o preço de mercado com os bens e serviços finais, são o cálculo do indicador, somada a fórmula, é exata ao valor de produção das empresas brasileiras em todo o mundo, subtraído as riquezas geradas pelas estrangeiras dentro do Brasil. A matéria prima é excluída do cálculo do PNB.

PIB e PNB

As diferenças entre Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto, são claras: O PIB soma todas as riquezas produzidas dentro do país, não importando se a empresa é brasileira ou estrangeira, o PIB não considera nenhuma riqueza produzida no exterior.

O PNB soma todas as riquezas geradas pelas empresas brasileiras em qualquer parte do planeta, não soma as riquezas das  empresas estrangeiras no país. 

Países emergentes possuem tendência a um PIB menor que o PNB, já que menos empresas multinacionais atuam fora do país e há muitas empresas estrangeiras atuando dentro de seu território. Isto também acontece com países subdesenvolvidos. 

O Brasil teve seu registro de PNB de 2020 em 366.909 dólares, calculados pelo GNP (Gross National Product) e repassado ao IBGE. O PIB calculado no mesmo ano é de 1,445 trilhões de dólares.

Como funciona o Produto Interno Bruto?

O PIB é a exemplificação do sucesso de políticas econômicas em um governo, além de funcionar como um sinalizador para os investidores. 

Sua funcionalidade por ser não tão compreensiva assim, é necessário analisar o conceito de “O que é PIB” e não confundir com uma produção de riqueza proposital de um país e sim sua produção natural, como por exemplo a produção de novos bens que estejam em um balanço pré-estabelecido na atividade econômica, se esse país tiver um acumulado de riquezas de outros anos em seu estoque, isso não contabiliza neste ano. 

Bens materiais, bens de consumo, bens de produção, serviços prestados internamente ou externamente, bens de capital, são os principais serviços somados ao PIB em seu tempo válido de cálculo. Os bens mais encontrados, são os agrícolas, industriais gerais e manufaturados.