Reserva de Oportunidade: Por que tê-la e como alcançá-la?
Monte uma reserva de oportunidade, entenda os motivos para fazer e as estratégias para que tenho mais sucesso
Para poder adquirir a vantagem de ter uma reserva de oportunidade basta fazer um planejamento financeiro e colocar dentro das suas metas e objetivos tudo que compõe as estratégias e características que causam uma reserva de oportunidade.
Como o próprio nome já diz, a reserva de oportunidade é ter aplicações em investimentos que futuramente poderá ser direcionado para algo que entregue mais rentabilidade e frutos para um investidor.
A reserva de oportunidade e seu conceito
A reserva de oportunidade é ter a noção e sabedoria de que quando você está inserido no mundo dos investimentos será necessário ter uma reserva retirada da sua renda, ou economizar esse valor, de forma que não afete a responsabilidade de arcar com suas despesas mensais.
E dessa forma, o valor que for economizado seja direcionado para uma reserva que poderá ser usada para uma aplicação que valha a pena, mas que seu valor normal seja muito cara, e a reserva de oportunidade é para aproveitar quando essas janelas de aplicação estejam com um valor menor, na visão do investidor.
Esse valor economizado, que neste caso será chamado de reserva de oportunidade, não necessariamente precisa ser direcionado a uma estrutura de aplicação e rentabilidade; ser usado, entretanto, para comprar e adquirir algo que o dono daquele dinheiro acha válido também é uma opção, mas é necessário ser um ativo com alta liquidez e fácil venda.
As estratégias para ter uma reserva de emergência
A reserva de oportunidade pode ser bens e ativos, que não sejam em dinheiro, podem ser em aquisições que ao vender tenham um alto valor, ou seja, que tenham uma liquidez alta.
Como no exemplo acima, se a compra do carro for feita, é mais estratégico que seja um ativo, que por mais não traga uma rentabilidade maior e não seja um ativo valorizado com o tempo, ele terá uma facilidade ao negociar e vender.
O principal motivo para ter uma reserva de oportunidade não é ter a rentabilidade por meio dela, é olhar e querer tê-la para usar em algo futuro, uma das formas de guardar esse dinheiro é por meio do tesouro nacional, pois o risco é baixo e a liquidez alta.
A inflação pode ser uma vantagem para a sua reserva de oportunidade, mas só quando ela estiver menor que a rentabilidade em ativos de renda fixa, por exemplo, se a inflação estiver alta, pode acontecer de um veículo estar mais caro, logo dificulta a venda, pois os potenciais compradores geralmente preferem deixar para comprar em um momento que a inflação estiver menor.
Para não gastar um valor muito alto, é perceptível neste caso, que a inflação alta, diminui a liquidez e faz a reserva de oportunidade não ter valor, já quando ocorre o inverso, a reserva de oportunidade tem valor.
No caso de guardar esse dinheiro em títulos do tesouro direto, e não em um ativo físico, que seja palpável, a reserva de oportunidade também perde valor com uma inflação maior que o normal.
Ela pode ser aplicada de acordo a uma porcentagem referente ao quanto entra mensalmente ao mês, então enquanto existir fonte de renda e a intenção do investidor seja fazer uma reserva de oportunidade, dentro de seu planejamento financeiro tem que ter a abdicação de quanto será encaminhado para este tipo de reserva.
A partir desse pensamento, é entendido que este tipo de reserva é feita para ser colhida a longo prazo e assim como todo o investimento, se for bem minucioso gera uma rentabilidade grande.
Quando a bolsa de valores tem uma queda, ter uma reserva de oportunidade pode ser destinada para esses momentos, como forma de aplicar menos em ações que geralmente valem mais, mas por conta da queda o dinheiro resgatado da reserva de oportunidade pode comprar essas ações que futuramente em um cenário econômico melhor terá mais rentabilidade na bolsa.
As diferentes reservas para investimentos
Enquanto a reserva de oportunidade não exige um valor certo, apenas existir e ser planejada é válido, a reserva de emergência, como o próprio nome diz, é destinada para momentos de emergência e precisa ser planejada antes de qualquer outro tipo de reserva ou de aplicações, para ser usada em imprevistos, dos quais certamente acontecerão.
Estar preparado para eles é importante para que não afete a renda atual e nem os investimentos quando eles estiverem em andamento.
Para montá-la precisa ter um valor proporcional a renda e gastos obtidos referente a seis meses.