Renda Imobiliária: Conheça diferentes formas de tê-la – ESTOA

Renda Imobiliária: Conheça diferentes formas de tê-la

Veja como obter renda imobiliária, diretamente ou indiretamente e quais tipos de imóveis existentes no mercado


Advertisement


Advertisement


Foi parte da história de muitas pessoas estarem presentes em um período histórico onde a inflação brasileira estava alta, algo que prejudica os custos de um produto, consequentemente os tornando mais caros, onde a renda mensal das massas não é proporcional ao valor dos produtos, então a compra e venda fica estacionada, deixando inerte a economia do país e que uma forma de resolver é com uma renda imobiliária.

Quando o Brasil esteve nessa fase econômica em um nível mais excessivo do que o esperado, como por exemplo de 1980 a 1994, mudou o pensamento de muitas pessoas, pensamentos e ideias que perduram e é mais comum encontrar atualmente em adultos de meia idade, pois como eles vivenciaram um período onde uma crise econômica  desestabilizou a vida das massas da sociedade e levou muitas empresas à falência.

Essas pessoas tiveram a oportunidade de ver um mercado com mais garantias e  com menores impactos em meio a uma elevada inflação, sendo mais nocivo do que outros tipos de investimentos, que é adquirir renda pelo mercado imobiliário, pois eles se tornam com o passar do tempo mais valorizados por serem ativos. 

Advertisement


Então ser um investidor envolvido de alguma forma no mercado imobiliário permite uma diminuição da perda de dinheiro em meio a inflação.

Entenda melhor o que é a renda imobiliária 

Advertisement


Fundamentalmente, a renda imobiliária é ter a possibilidade, por meio de algum tipo de investimento ou envolvimento em algum imóvel – sendo ele casa, prédio, ou estabelecimento comercial – de receber um valor mensal, ou anual isso vai depender da negociação e a forma escolhida de como será a estrutura e a forma de obter a renda imobiliária.

Primeiramente é importante entender que alguns fatores internos definem como será esse rendimento, por exemplo, ter um imóvel pode ser vantajoso pois com o tempo ele irá ganhar valorização e também uma outra forma são mediantes de recursos originados da liquidez frequente vindas dos imóveis. 

Advertisement


Essa segunda forma é a mais procurada pois permite uma renda pelos aluguéis, que geralmente são pagos mensalmente.

Ser um proprietário de um ou mais imóveis também tem seus custos, despesas e tributos, algumas das responsabilidades que um comprador de imóveis deve arcar ao fazer esse tipo de investimento que são os Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis (ITBI), um tributo que deve ser pago quando um ativo está sendo transferido para outro morador, o proprietário deve pagar um valor ao município em que o imóvel está localizado.

Advertisement


Há os custos para ter uma escritura e um registro, para ter legalmente uma prova de quem é o dono do imóvel e também que ele realmente existe, quando se tem uma renda por meio de aluguel, é necessário também pagar um imposto sobre o aluguel obtido e por fim os custos sobre o lucro tido ao capitalizar o imóvel.

Diversificações dos imóveis 

É por causa dessas despesas que outras formas de obter uma renda imobiliária são acessadas, e antes há uma separação de diferentes imóveis que oferecem diferentes funções em meio a sociedade, que são as casas ou prédios, usadas como moradia pelas pessoas, instituições de ensino, empresas ou lojas de diversos segmentos e que dependem de espaços diferentes para se alocarem.

Por exemplo:

  • Shoppings;
  • Prédios comerciais;
  • Datas centers;
  • Lojas; e
  • Mercados.

Também há espaços que podem ser alugados para férias ou festas como as:

  • Chácaras;
  • Salão de festas;
  • Casas de praia;
  • Casas de interior;
  • Hotéis;
  • Pousadas; e
  • Resorts.

Propriedades relacionadas ao agronegócio, como as fazendas também os ambientes para velórios, cremação e sepultamento, que são os cemitérios.

As quatro ocasiões que permitem adquirir Renda Imobiliária

Com esses diversos tipos de imóveis existe a possibilidade de trazerem rentabilidade, e não necessariamente precisa ser o proprietário dos estabelecimentos, ou seja, é viável ter um aproveitamento financeiro por meio deles e pode acontecer de quatro formas diferentes, basta analisar qual vale mais a pena e poderá atingir as metas de um investidor.

  1. Compra e Venda

Como dito anteriormente, com o passar do tempo um imóvel é valorizado e por isso há um aumento na sua precificação, o que torna o valor que foi comprado inferior ao que um proprietário pode vender. 

Para não sair no prejuízo, durante o período de valorização é importante que os donos desses imóveis usem como fonte de lucro de alguma maneira durante o período, mas não precisa ser esse o principal objetivo, e também façam contatos, pois futuramente esses contatos podem se tornar compradores do imóvel.

  1. Fundos Imobiliários 

Sendo um tipo de investimento feito pela bolsa de valores, o FIIs permite um envolvimento indireto com o imóvel, um investimento feito por meio da renda fixa, tornando o investidor em cotista, gerando um risco menor que outros investidores, mas uma rentabilidade superior às outras formas, por ter custos menores e uma diversificação de imóveis para aplicar.

  1. Real Estate Investment Trust – REITs  

Semelhante ao fundo de investimentos, pois tem um funcionamento e objetivos parecidos, com os REITs existe uma forma de investir em imóveis do mercado imobiliário dos Estados Unidos e por ele há a oportunidade de investir em tipos de imóveis que não são muitos aproveitados no Brasil.

Os benefícios podem ser uma rentabilidade em dólar e menor redução nas mudanças do mercado imobiliário, sem contar a segurança maior da rentabilidade.

  1. Imóveis Próprios 

É o que traz mais desvantagem, e ocorre por meio da comercialização de um imóvel, então é a compra de um estabelecimento que poderá ser usado como moradia, escritórios, lojas de rua e a rentabilidade vem apenas pelo pagamento de aluguel de um inquilino. 

É neste caso que entra o ITBI, e os outros custos envolvidos, sem contar a inferioridade de porcentagem do aluguel, referente ao custo do imóvel. 

Uma vantagem de ter imóveis próprios é na segurança e garantia de ter um ambiente que seja seu para morar e entregar conforto a sua família, mas pensando de acordo com o mercado financeiro não é a melhor opção.