Abertura comercial : O que é e quais seus impactos – ESTOA

Abertura comercial : O que é e quais seus impactos

Abertura comercial é tema recorrente de debate sobre desenvolvimento de um país


Advertisement


Advertisement


Abertura comercial nada mais é que um país abrir sua economia para facilitar a importação de mais bens e serviços. 

O formato mais comum de se fazer isso é através da redução de impostos de importações. Isso também força as empresas daquele país a aumentarem sua qualidade para não perder seus clientes para os concorrentes. 

Se for bem executada pode trazer grandes ganhos para a economia do país, sobretudo porque a produtividade aumenta. 

Advertisement


O Brasil na Abertura comercial

O Brasil ainda é um coadjuvante nesse cenário, apesar de ser um grande economista, não ganha destaque nas importações e exportações quando comparado a outras grandes economias do mundo. 

Ilustração abertura comercial/Fonte: Reprodução

Isso pode ser uma das razões pela qual ainda é um país subdesenvolvido, pois sem concorrência a produtividade acaba sendo baixa, contribuindo pro cenário econômico atual do país que está estagnado há muitos anos. 

Advertisement


Vantagens 

A abertura comercial traz mais competitividade e aumento da produção. Nos casos mais conhecidos, a abertura pro comércio internacional sempre trouxe um aumento exponencial da produtividade de um país. 

Um exemplo de países que são bem integrados nesse tipo de comércio são aqueles pertencentes aos Tigres Asiáticos, como a Coréia do Sul, Taiwan e Cingapura. 

Advertisement


A produção através da abertura pode ocorrer de diversas maneiras, sendo a principal delas a maneira como as empresas nacionais precisam ser mais efetivas para sobreviver, de forma que passam a abaixar seus preços e melhorar o processo produtivo e a necessidade de uma melhor alocação de seus recursos. 


Advertisement


Nem todas as  empresas conseguem sobreviver a essa competição e acabam tendo que fechar, isso será melhor falado um pouco mais a frente, mas apesar de ser um malefício acaba também liberando recursos para setores mais produtivos. 

Com menor custo dos bens de capital e das importações, insumos se tornam mais baratos também e isso torna o produto final mais acessível para o consumidor, já que acaba tendo um preço mais baixo. 

E a inflação?  

Uma das consequências dessa abertura comercial é o maior controle da inflação, mas como? Com os preços abaixando a sociedade terá mais recursos sobrando, esse dinheiro economizado pode ser usado para gerar investimentos ou mais consumos, dessa forma gerando um ganho econômico para o país e essa redução de preços impacta a inflação a mantendo controlada. 

Por que a abertura comercial não é implementada então? 

Apesar de trazer grandes benefícios, os severos impactos que a abertura comercial tem sobre as empresas gera uma certa resistência no setor empresarial. 

Sobretudo nas empresas menos produtivas e menos preparadas para esses impactos, já que os lados negativos como o fechamento dessas empresas tem um efeito quase imediato, enquanto o aumento da produtividade  que é o maior ganho só aparece a partir de um médio prazo. 

Dessa forma, por conta de uma visão imediatista, a abertura comercial não é colocada em prática, mesmo que a longo prazo traga grandes benefícios sobre a economia de um país. 

Desvantagens

Uma dessas desvantagens é o desemprego, como já mencionamos, algumas empresas podem acabar fechando no processo e isso obviamente acaba deixando os funcionários desempregados, por isso a integração do comércio internacional deve ser feita de forma planejada, para que os impactos sejam os menores possíveis. 


Uma forma de se fazer isso é realocando o trabalhador para uma área mais produtiva, através de programas de requalificação, podendo lhe trazer até mesmo um salário maior. 

Outra forma de reduzir esses impactos é fazendo a abertura de forma gradual juntando todos os setores de uma sociedade.