Ações Preferenciais: quais suas vantagens e como investir? – ESTOA

Ações Preferenciais: quais suas vantagens e como investir?

Como o nome já diz, um de seus pontos principais é a preferência de distribuição de rendimentos e pagamento, em relação aos outros acionistas


Advertisement


Advertisement


O mercado de ações possui mais de um tipo de ativo que pode ser negociado. Entre esses ativos, existem as ações preferenciais e as ações ordinárias, e cada uma apresenta características específicas. 

Antes de começar a investir, é necessário avaliar os perfis e os fundamentos da empresa que você deseja se tornar acionista, e também definir qual tipo de ação será comprada. 

Ações Preferenciais

Alguns investidores preferem as ações preferenciais, por conta do pagamento de dividendos. Dividendo é a parte do lucro da empresa que é distribuída para pessoas investidoras, e esses pagamentos ocorrem de três em três meses. 

Advertisement


Quem possui as preferenciais, também tem preferência no caso de liquidação ou falência da empresa. Caso a companhia declare falência, o comprador dessa ação recebe um reembolso de seus investimentos

Esse  tipo de ação é identificado pelo número 4 no fim de seu código, como por exemplo: PETR4, BBDC4 e ITUB4. 

Advertisement



As ações preferenciais não possuem direito ao voto nas assembleias, por isso, essa classe de ação não disponibiliza o direito de participação de seus detentores nas decisões do rumo da companhia. 

Advertisement


Vale lembrar que as preferenciais têm maior liquidez do que as ações ordinárias. É mais fácil negociar esse tipo de ativo.

Ações preferenciais negociadas na B3

As empresas podem decidir se vão emitir apenas ações ordinárias, preferenciais ou se vão apresentar ambas para o mercado

Advertisement


B3/Fonte: Brazil Journal

Existe uma lista de companhias que negociam ações ordinárias e ações preferenciais na bolsa.  A Petrobras é um exemplo disso: seus ativos são dados pelo ticker PETR4. 

Outros papéis de destaque preferenciais são: VALE4, da Vale e BBDC4, que é do Bradesco. 

A Lei das Sociedades Anônimas, determina que as empresas precisam oferecer pelo menos uma dentre duas vantagens a quem decidir investir em ações preferenciais, que é ter dividendos mínimo como percentual de lucro, valor fixo ou patrimônio líquido ou, direito a dividendo por pelo menos 10% maior do que o pago aos detentores de ações ordinárias.

Diferença entre ações ordinárias e preferenciais

Como falado anteriormente, existem dois tipos de ações, as preferenciais (PN) e as ordinárias (ON). 

Diferente das ações preferenciais, as ON (ações ordinárias) possuem direito ao voto nas assembleias das empresas. Porém, detentores dessas ações, podem acabar não recebendo os valores que foram investidos, caso a empresa declare falência. 

Os compradores de ações ordinárias participam das decisões da empresa, caso tenham uma quantidade de ações que seja relevante, mas assumem riscos bem maiores que os detentores das preferenciais. 

Vantagens e desvantagens das PN

As ações preferenciais apresentam tanto pontos positivos, quanto negativos. 

Vantagens

Uma de suas vantagens é a preferência na distribuição de dividendos e no pagamento caso a companhia seja liquidada. 

Outro ponto a ser observado, é que as preferenciais costumam ser mais líquidas. Elas apresentam um maior volume de negociações, o que acaba facilitando a venda no mercado secundário. 


Comprar esse tipo de ação pode ser mais seguro. Em caso de liquidação, os acionistas que possuem ações ordinárias, só recebem após os acionistas e credores preferenciais, o que trás mais segurança em relação ao recebimento dos valores. 

Desvantagens

Uma de suas principais desvantagens que podemos considerar, é que esse ativo não apresenta o mecanismo tag along. 

Tag along é uma proteção oferecida aos acionistas de ações ordinárias. Ele assegura um percentual em relação ao preço da ação, que precisa ser de no mínimo 80% do preço que foi pago nas ações no momento em que ocorreu a venda da companhia. 

Investir nas preferenciais?

Para comprar ou vender ações preferenciais, é necessário entrar no Home Broker e preencher conforme solicitado. 

Gráfico candle/Fonte: CNN Brasil

É importante observar, que nem todas as empresas listadas possuem ações preferenciais. Caso a companhia seja listada no segmento Bovespa ou Novo Mercado, ela só vai emitir ações ordinárias. 

As ações PN podem ter mais de uma classe de companhias listadas em bolsa, como PNB, PNC, PNA, com direitos diferentes. 

É raro as empresas terem mais de uma classe de ações preferenciais, mas às vezes,  pode acontecer. 

Esse tipo de ação é interessante aos que focam em receber dividendos. Devido ao pagamento mínimo de proventos de forma antecipada, e a preferência de recebimento, existe mais chance de construir renda passiva, atendendo aos seus interesses.