ADX Entenda o conceito e como essa ferramenta funciona  – ESTOA

ADX Entenda o conceito e como essa ferramenta funciona 

Tem como objetivo determinar a força de tendência e as sinalizações das movimentações futuras dos preços.


Advertisement


Advertisement


ADX é a sigla para Average Directional Index – índice de movimento direcional médio, em tradução livre, é uma ferramenta de análise técnica que trabalha com polaridades negativas e positivas. Também conhecido por índice de movimento direcional.

Tem como objetivo determinar a força de tendência e as sinalizações das movimentações futuras dos preços.


Advertisement


O indicador foi apresentado primeiramente em 1978 no livro New Concepts in Technical Trading Systems, escrito por Welles Wilder, sendo este um famoso trader e desenvolvedor de outros indicadores. 

Como o ADX foi desenvolvido?

O ADX foi desenvolvido por J. Welles Wilder Jr., engenheiro mecânico americano adepto da análise técnica. O desenvolvimento ocorreu a partir da combinação do indicador direcional positivo (+DI) e o indicador direcional negativo (-DI), ambos também elaborados por Wilder. 

Advertisement


Ao se juntar as linhas ADX, +DI e -DI é formado o DMI, o Índice de Movimento Direcional, o indicador que produz sinais em seus movimentos como em cruzamentos.

Apesar do agrupamento ser chamado DMI, muitas vezes é encontrado como ADX em diversos gráficos, já que esta linha não só é o diferencial do indicador, mas raramente é usada isoladamente.

Advertisement


Como é calculado o ADX?

Para estimar o ADX, primeiramente é preciso o +DM, -DM e True Range (TR) para cada período. Em geral, são usados 14 períodos por padrão.

+DM = H0 – H-1

Advertisement


-DM = L-1 – L0 

TR = máx(H0 – L0), H0 – C-1, L0 – C-1) 

Onde +DM é o positive directional movement, H0 é a máxima do período anterior, DM é o negative directional movement (movimento direcional negativo), L0 é a mínima atual, L-1 é a mínima do período anterior, TR é o True Range (intervalo real), que é o maior intervalo entre a máxima atual e a mínima atual, a máxima atual e o fechamento do período anterior ou a mínima atual e o fechamento anterior.

Em seguida, é preciso pegar as médias móveis de 14 períodos de cada um desses indicadores:

ATR = MMA(TR, 14)

+DI = MMA(+DM, 14) / ATR * 100

-DI= MMA(-DM,14) / ATR * 100

ATR é o Average True Range (Intervalo Real Médio), +DI é o positive Directional Index, e o -DI é o negative Directional Index.

Por fim, é calculado o DX a partir do +DI e -DI e o ADX é a média móvel de 14 períodos do DX, conforme pode ser visto nas fórmulas abaixo:

DX = (|+DI – -DI|) / (|+DI + -DI|) * 100

ADX = MMA(DX, 14)

Apesar de ser um processo trabalhoso, não são contas extremamente complicadas e já estão pré-programadas na maioria dos home brokers. É impossível, inclusive, mudar o número de períodos em parte desses softwares.

Entenda como esta ferramenta funciona na prática/ Foto: Reprodução

Como o ADX funciona?

A força da tendência é indicada pelo ADX. Por exemplo, se +DI estiver cruzando para cima, o -DI é sinal predominante da força dos compradores. Isso se for compreendido que o +DI está crescendo sobre o -DI. 

O inverso também funciona, por exemplo: o -DI cruzando o +DI, seria uma sinalização da força dos vendedores. Essa é uma análise que busca prever a dinâmica dos preços e movimento do mercado.

As curvas apresentadas refletem a força. Para que a tendência seja detectada, seria preciso que o indicador marcasse sempre mais de 22 pontos. Já a queda para baixo de 22 indicaria o enfraquecimento da força.


Nos 20 pontos, tem-se a ausência total da tendência, ou seja, uma movimentação lateralizada do mercado. Também conhecida como neutralidade das forças de compradores e vendedores.

Outra maneira de olhar também é tudo misturado. O ADX acima de 25 pode ser condicional, junto com +DI em território positivo um cruzamento com o -DI. Esse tipo de prática o deixa mais rigoroso, mas diminuem também os falsos positivos.

Entretanto, tenha cuidado: cruzamentos de +DI e -DI são bastante frequentes, o que pode fornecer inúmeros falsos positivos.

O ADX é um indicador extremamente completo e pode ajudar bastante nos seus trades. Os cálculos em cima das direções positivas ou negativas fazem parte da análise dinâmica e são usados com outras técnicas na análise técnica.