Agente Autônomo: saiba o que é e qual a função deste profissional – ESTOA

Agente Autônomo: saiba o que é e qual a função deste profissional

Entenda o conceito de agente autônomo e como funciona sua atuação em uma corretora e no mercado financeiro


Advertisement


Advertisement


O agente autônomo de investimentos (AAI), é uma pessoa física ou jurídica que distribui ativos mobiliários por uma corretora de valores. É o responsável por intermediar a relação entre os investidores e o mercado de produtos financeiros. 

Para atuar nessa função, ele precisa ter registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

O AAI é o profissional que cuida da relação entre a parte ofertante (corretoras de valores) e a parte demandante (clientes investidores).

Advertisement


Qual a função de um Agente de investimento ?

O AAI é uma peça chave dentro do mercado financeiro, ele auxilia os investidores no início de sua jornada no mundo dos investimentos, além de proporcionar todo suporte necessário para transmitir segurança e confiabilidade por se tratar de um profissional da área.

Este profissional atua no atendimento e suporte de todas as operações que os clientes realizam.

Advertisement



Tem a função de tirar as dúvidas, explicar as características de cada produto, cadastrar os clientes, receber ordens de negociação e transmitir para o sistema da corretora.

Advertisement


Portanto, a função de um AAI, é auxiliar as pessoas em seus investimentos, bem como na educação financeira, ajudando-as a organizar as próprias finanças.

Qual o perfil ideal para exercer essa função ?

Naturalmente, o profissional desta área precisará obter um vasto conhecimento sobre investimentos, habilidades relacionadas à diversificação do mercado financeiro em geral, ser bem articulado e construir uma boa rede de relacionamentos.

Advertisement


O Agente de investimentos precisa demonstrar domínio e confiança sobre o assunto tratado, essa postura fará com que ele conquiste respeito e transmita confiança.

Ele também precisará ser persuasivo e um ótimo vendedor, pois é através da sua oferta que irá convencer seus clientes a seguirem suas recomendações e investir em produtos oferecidos pela corretora.

Realizar uma reunião com clientes é indispensável, isso irá mostrar que possui domínio do assunto, além de demonstrar o seu interesse em acompanhar o andamento do negócio dele.

Como se tornar um AAI ?

O processo para tornar-se um profissional AAI consiste na realização e aprovação de um exame de certificação realizado pela Ancord (associação nacional de corretoras e distribuidores). É preciso acertar no mínimo 70% das questões para ser aprovado. 

O exame inclui 80 questões de múltipla escolha contendo 4 alternativas cada uma. Ele visa verificar a qualidade técnica dos candidatos que irão exercer a profissão, testando seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, produtos de investimento e a profissão de agente.

Não é necessário possuir ensino superior para realizar a prova, tendo como única exigência a conclusão do ensino médio.

Somente serão impedidos de realizar o teste pessoas condenadas por crimes financeiros, impedidas de administrar os próprios bens ou com antecedentes criminais.

Após a aprovação do teste, o agente autônomo terá que solicitar seu credenciamento na Ancord para que possa começar a exercer a profissão.

O profissional terá ainda de aderir ao código de conduta profissional dos agentes e também ao código de autorregulação do mercado desenvolvido pela Ancord. 

As duas solicitações podem ser feitas pelo site da associação.

Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução

Quanto ganha um Agente Autônomo de Investimentos ?

O salário deste profissional irá depender diretamente da quantidade de clientes que ele possui, portanto não é possível ter um salário fixo.

Sua remuneração varia de acordo com o valor definido pela corretora e o valor médio da carteira de investimentos dos seus clientes, portanto irá alternar muito de pessoa para pessoa.

Em média, a receita anual de um agente autônomo de investimentos varia entre 0,6% e 1,5% de todo o montante que ele capta para a corretora a qual trabalha. 

Portanto, um profissional que consiga montar uma carteira de clientes que, somada tenha um patrimônio de R$ 30 milhões, por exemplo, poderá ganhar até R$ 450 mil.


Porém, a remuneração de uma AAI irá depender totalmente do perfil de cada cliente. Além disso, o agente autônomo conta com várias despesas, pois irá necessitar de um escritório para que possa atender seus clientes, além de todo o equipamento de suporte.

Vale ressaltar que o cliente não pode pagar nada para o AAI. Isso é considerado uma prática proibida, de acordo com as normas da CVM.

Vale a pena ser um AAI ?

Com a popularização da bolsa de valores e dos produtos financeiros em geral nos últimos tempos, o serviço oferecido pelos AAIs tem sido cada vez mais requisitado, portanto não tem faltado demanda aos profissionais com certificado.

Ser um bom agente não significa apenas ser um distribuidor de produtos de investimentos, mas também auxiliar no acompanhamento da carteira do investidor e na realocação do portfólio quando necessário. Ele contribui diretamente para a evolução e o desenvolvimento do mercado financeiro.