Análise financeira: ferramenta primordial para verificar o andamento do negócio
A análise financeira é a sobrevivência da sua empresa e evolução do seu negócio
A análise financeira, também conhecida como análise econômica, é o estudo da capacidade de geração de lucro de uma empresa. É uma ferramenta importante usada por empresas e investidores para ajudá-los a calcular sua taxa de retorno.
Foi criada baseada no princípio de que toda ação tem um reflexo econômico ou financeiro no cotidiano, seja no âmbito pessoal ou empresarial.
Um dos motivos pelo qual à um grande número de empresas que fecham suas portas poucos anos após a sua abertura em muito se deve à falta de uma análise financeira adequada.
A análise financeira consiste em um acompanhamento da vida financeira de um empreendimento, com o qual é possível observar a liquidez dos negócios muito além do simples fluxo de caixa, sendo essencial para a gestão da empresa.
Como fazer uma análise financeira ?
Toda empresa possui a necessidade de que seu desempenho seja analisado com o objetivo de realizar ajustes e melhorias.
Quando falamos sobre as formas de fazer uma análise financeira, diz respeito à avaliação de indicadores responsáveis por apresentar a saúde econômica do negócio, avaliar resultados e comparar desempenhos em diferentes momentos, além de minimizar os impactos econômicos que podem, de alguma forma, prejudicar o desenvolvimento da organização. Conheça os principais:
Liquidez: (Junção da Liquidez seca, liquidez corrente e liquidez geral) responsável por verificar se é possível o negócio sobreviver pagando pelas suas obrigações. A partir do índice de liquidez, obtido a partir do Balanço Patrimonial, é possível entender a saúde financeira da empresa em longo prazo.
Endividamento: Como o próprio nome já diz, aponta o volume das dívidas da empresa, como fornecedores ou empréstimos bancários, comparando-os com valor que o negócio possui. Também permite identificar como as dívidas impactam a saúde financeira do negócio.
Rentabilidade: A rentabilidade sobre as vendas, mostra o quanto a empresa de fato lucra com a sua atividade;
Prazo médio de recebimento: Mostra quanto tempo em média a empresa leva para receber o valor das suas vendas (inclusive, no varejo, por causa do cartão de crédito);
Capital circulante: é o valor que a empresa tem de fato, incluindo tanto dinheiro quanto estoques, descontando todas as suas obrigações no período de um ano.
Índice de rentabilidade e lucratividade: Indica o quanto é necessário que a empresa venda para conseguir atingir um nível satisfatório de rentabilidade (ou seja, geração de lucro), relacionando as vendas realizadas com o lucro operacional do negócio.
Índice de prazo médio de pagamento: é a quantidade de tempo necessária para que a empresa possa cumprir todas as suas obrigações em relação aos pagamentos de dívidas e fornecedores.
Índice de prazo médio de recebimento: representa o número médio de dias que uma empresa precisa aguardar para receber todos os pagamentos referentes às vendas realizadas.
Além da análise, também é preciso ler o que as demonstrações contábeis do negócio estão dizendo, o que nem sempre é uma tarefa fácil para quem não trabalha com Contabilidade.
Observar os custos fixos e variáveis, por exemplo, pode te fazer notar o quanto é gasto com cada atividade como limpeza, vendas, recursos humanos e produção.
Análise financeira para os investimentos
Para os investidores, a análise financeira é uma ferramenta útil para ter mais clareza no retorno que determinado investimento pode lhe dar.
Ao comparar a lucratividade de cada um, descontando os fatores risco, tributação, prazo e o quanto de trabalho uma aplicação pode dar, é possível ver qual mais se adequa às suas necessidades e objetivos.
Diariamente empreendedores são forçados a fecharem suas empresas por falta de organização e análise econômica do negócio. A análise financeira é primordial não apenas para a sobrevivência da sua empresa, mas para orientar o crescimento e evolução da lucratividade, portanto, é essencial tê-la como prioridade.