Aprenda a calcular o retorno sobre seus investimentos
Entenda a conta feita para saber o valor que será obtido após investir, como é feito, suas vantagens e desvantagens
Uma forma de investimento é iniciar um negócio e para começá-lo é importante investir uma quantia nele, quando isso é feito precisa ser feita uma conta para que o investidor saiba o quanto teve de retorno no negócio que começou, por isso é feito o ROI.
Ter o cálculo de ROI e as informações que ele pede, pode servir para mostrar a um investidor se vale a pena ou não investir na empresa ou naquela ação. Por isso, para usar esse tipo de indicador é bom que a empresa tenha um perfil mais consolidado de faturamento e lucro, entenda melhor o porquê:
O que é ROI?
Primeiramente, ROI é uma sigla com significado em inglês, “Return On Investment”, e sua tradução para o português é “retorno sobre investimento”.
O retorno sobre o investimento implica no momento em que uma empresa é aberta e tem um capital investido, logo começa a funcionar e por fim vender, ao fazer o cálculo de ROI é possível verificar a quantia de resposta que a empresa teve referente aquele investimento, ou seja, é pelo retorno sobre o investimento que é avaliado se a aplicação valeu a pena ou não.
Não necessariamente esse cálculo precisa ser feito por um empreendedor, quando se é apenas um investidor, ou está inserido na bolsa de valores como acionista, esse cálculo também funciona e é eficaz, é só pegar o valor que investiu e o quanto teve de retorno naquele retrato da sua ação, não sobre a empresa inteiro.
O ROI define as características de áreas que foi investido, por exemplo o quanto foi investido na matéria prima, na mão de obra, na publicidade, no formato de vendas e os custos obtidos para esse formato de venda, se foi físico ou se foi online, ou seja, é o ROI que junta todos os custo e despesas e vê o quanto valeu a pena todo esse trabalho e gastos referente ao que veio a mais por ele, que é o retorno também em dinheiro, ou seja, para fazer o cálculo do quanto foi investido é necessário incluir tudo que for despesas e gastos.
Esse retorno deve ter impelido a ele o valor do investimento mais uma porcentagem, se esta porcentagem estiver muito diferente da meta, mudanças no processo deverá ser feito e isso leva a outras importâncias utilidade de calcular o ROI, que é a oportunidade de um investidor definir e mudar outras ações que a empresa está tomando, no que pode melhorar, o quanto mais deve ser investido ou o quanto tem que diminuir da aplicação.
Então o investidor ou empreendedor começa a entender melhor o funcionamento do negócio, entende de maneira clara onde deve investir mais ou menos, como vai atingir as metas referente aos resultados que tiver, ou seja, conseguirá aplicar ações que o faça chegar em seus objetivos analisando melhor cada processo e projetos da empresa. Com isso vemos a importância do ROI e o quanto ele acrescenta em novas ideias, em que área está funcionando e por isso deve ser conservada e o que mais deve ser inserido para que a empresa tenha um retorno melhor.
Fórmula de cálculo do ROI
Não é uma conta complexa de ser feita, ela tem dois processos, primeiro o de subtração e depois o de divisão. Primeiro será subtraído o valor final menos o valor que foi investido, o resultado dessa subtração será dividido pelo valor que foi investido.
Por exemplo, uma empresa ao fechar o mês, pega o valor do lucro que foi de R$7000,00 e o valor investido foi de R$5000,00 o ROI daquele mês terá sido de 40%.
Veja:
ROI= (7000 – 5000) / 5000
ROI = (2000) / 5000
ROI = 0,4 ou 40%
Vale lembrar que o cálculo do ROI quando feito mensalmente é para avaliar o que deve ser melhorado até o fim do ano, pois o cálculo anual definirá a eficácia da empresa para investir a longo prazo.
As consequências de calcular o ROI
Com o cálculo de ROI feito, assim como qualquer estratégia, ou ação traz consequências boas e ruins, com esse cálculo não é diferente.
Por exemplo os pontos positivos de calcular o ROI é poder comparar o quanto investir naquele empresa trouxe uma boa rentabilidade e a outra é a transparência da empresa em demonstrar seu histórico financeiro para que um investidor possa ver sentido de acordo com informações que mostre a credibilidade financeira da empresa e por fim investir nela, e também o ter uma conta fácil e simples de fazer.
O ponto negativo dessa métrica é que para calcular o ROI é necessário ter informações sobre os custos e lucro recentes, não é possível verificar o quanto será investido e terá de retorno no próximo mês, por isso se a empresa oscilar muito, seu investimento a longo prazo não terá tanta garantia de rentabilidade, por isso pode usar outros indicadores de métricas sobre o investimento.