As compras e vendas ilegais: conheça o mercado negro – ESTOA

As compras e vendas ilegais: conheça o mercado negro

As compras e vendas ilegais: conheça o mercado negro


Advertisement


Advertisement


A economia é uma junção de vários mercados e tipos de trabalhos, mesmo com essas diversificações de trabalhos, eles são regulamentados de alguma forma pelo Estado, cada um com suas características, benefícios, e diferentes taxas ou tributos, mas com uma determinação estatal que torne esses trabalhos peças de uma análise macroeconômica.

Quando há vendas e compras fora das características permitidas por uma constituição estão inseridas em um mercado não analisado pela macroeconomia e que podem gerar impactos negativos na sociedade de um país, chamado mercado negro.

O Mercado Negro

O mercado negro é uma forma de pessoas terem dinheiro sem pagarem impostos, com produtos que no momento de serem regulamnetados, não seriam permitidos serem colocados a venda, ou seja, o mercado negro é a compra e venda ilegal de produtos, por terem uma precificação mais baixa referente aos produtos do mercado branco, que é um mercado aberto e legal no comércio.

Advertisement


Geralmente os produtos disponíveis em um mercado negro são disponibilizado por meio do tráfico de drogas, falsificação de produtos de marcas muitos conhecidas, mas não acessível economicamente para todas as pessoas entre outros tipos de tráficos e também vendas de produtos roubados, que pode ser classificado pela falta da emissão de notas fiscais.

Exemplos de produtos vendidos no mercado negro são os produtos de moda falsificados, como maquiagens, roupas, bolsas ou sapatos, também é a venda de cabelos orgânicos dos quais são cortados de outras pessoas e feitos como apliques para serem vendidos, e também a produção e venda de cigarros falsifiados.

Advertisement


O Mercado Negro na tecnologia 

O mercado negro também é conhecido como mercado paralelo ou mercado clandestino, podem estar inseridos tanto no comércio físico, muitas vezes de faixada, como dentro de um mercado tecnologico, a dark web.

Para existir um mercado negro dentro do mundo tecnologico é necessário a existencia da deep web, que é onde é acessado coisas ilicitas, mas a venda e atividades economicas criminosas são feitas na dark web. 

Advertisement


Também é possível encontrar oportunidades de compras ilegais pelas redes sociais, por meio de chats ou directs, onde há uma comunicação privada entre o vendedor e o comprador.

As consequências socioeconômicas da existência do mercado negro 

Como no mercado e em uma economia há concorrências e empresas que têm despesas com impostos e tributos, sem contar os custos que tem ao investir mais em publicidade que faça o produto vender mais, ter um mercado negro é entregar uma concorrencia que pode vender o produto, mesmo que falso, por um preço mais baixo, afinal o vendedor não terá preocupações como os custos para cobrir, terá apenas lucro.

Advertisement


Uma consequência social ruim que o mercado negro proporciona é a venda de drogas ilicitas, tráfico e venda de seres humanos e de animais, onde causa fortes traumas para esses seres. No caso das drogas é onde há fortes danos na saúde do cliente e também para pessoas que convivem com ele, no entanto os outros tipos de produtos não causam danos diretos aos clientes.

Diferentes práticas do mercado

Como citado anteriormente há o mercado branco, que é um mercado legal e regulamentado, mas existem outros mercados como o mercado cinza, o mercado rosa e o mercado vermelho. 

O mercado cinza é quando a mercadoria, o produto é legal, mas o meio de distribuição, a forma que ele é vendido é ilegal, o que exemplifica o termo são por exemplo empresas que exportam produtos legais, no entanto a exportação feita é ilegal.

O mercado vermelho é quando há a venda ilegal e também o uso de violência envolvido na compra de seres humanos, animais, venda de órgões, produtos roubados, contratação de assassinos, tráfico de drogas, como maconha, cocaína, heroína, entre outras, e também a aquisção e venda ilegal de armas de fogo, como o revolver, fuzil, entre outros tipos de armas.

E por fim o mercado rosa, que são os pagamentos de impostos, taxas ou tributos e a obrigação do alistamento militar que deve ser feito pelos homens.