Bancários: Veja como funciona essa profissão – ESTOA

Bancários: Veja como funciona essa profissão

Conheça esse tipo de funcionário, quais são suas responsabilidades, conhecimentos, área de atuação nos bancos e funções


Advertisement


Advertisement


Os bancos necessitam de funcionários para que seu propósito de prestação de serviço seja operado por alguém. Quando se trata de instituições financeiras públicas ou privadas esses trabalhadores são intitulados como bancários.

Vale lembrar que assim como os bancos estão se tornando digitais, os bancários migraram também para esse sistema de trabalho, muitos até mesmo como home-office, o que é interessante, pois mostra uma nova era no mercado de serviços e de profissões. 

Esse tipo de trabalho também pode se encaixar com os de bancários de bancos físicos, também.

Advertisement


CARREIRA DE BANCÁRIO

É interessante começar explicando que bancário é o nome dado aquela pessoa que trabalha dentro de um banco e que está diretamente ligado com tarefas relacionadas a serviços que um banco foi idealizado para prestar.

Advertisement


Ou seja, dentro de uma agência bancária terá pessoas com tarefas distintas, mas todos estarão inseridos em uma mesma proposta de carreira.

Como por exemplo os bancários que fazem aberturas de contas, atendimento ao cliente, esclarecimento de dúvidas, soluções de problemas com cartões bloqueados, cheques, contas correntes ou poupança e tudo isso de acordo com as regras do Banco Central, instituição financeira pública que regulariza bancos privados e seus funcionários.  

Advertisement


Os bancários geralmente são promovidos com facilidade para entenderem todo o processo de funcionamento do banco, sendo assim já iniciam com uma remuneração boa e que conforme um bancário é elevado de cargo, o salário também se eleva.

Para subir também nas hierarquias é necessário muito trabalho duro e muitas vezes até burocrático, por exemplo, os processos feitos para abrir um conta física para uma conta jurídica são diferentes, pedem distintas regulamentações, documentações e comprovações.

Advertisement


Por isso que nos bancos há os bancários que abrem as contas apenas de pessoas físicas e bancários que abrem contas apenas de pessoas jurídicas.

Existem outras funções para um bancário realizar, essas são para que seja oferecido créditos e empréstimos para os clientes.

Tem aqueles que oferecem investimentos para que se encaixem com as análises dos usos financeiros feitos da conta.

Também existem os bancários que são responsáveis pelas tarefas dos caixas, como o  pagamento de boletos, que representam seus clientes em reuniões burocráticas e complexas e também os que produzem relatórios para organizar as tarefas feitas pelo banco.

FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA SER BANCÁRIO

Não é obrigatório formação superior para estar encarregado de algumas funções do banco, é possível apenas com o diploma do ensino médio e outros critérios, que são dependentes de banco para banco, ficar encarregado de algumas funções como atendimento ao público ou ser caixa.

Os bancos também costumam  abrir vagas para jovens aprendizes, dando a oportunidade de jovens e adolescentes trabalharem nessas grandes empresas e poderem até mesmo construírem uma carreira como bancário.

Agora, para estar em hierarquias mais altas, como agente comercial, assistente da gerência e por e mais alto de bancários o gerente de contas, é necessário ensino superior, alguns exemplos de graduações é de direito, economia, administração de empresas, ciências contábeis, comunicação social, recursos humanos, entre outras.

Como o mercado está mudando e se adaptando para uma era digital, também está tendo essa mudança para os bancários, que atualmente é necessário conhecimento para trabalharem em plataformas digitais, aplicativos do banco em que trabalha, redes sociais, tudo para que consigam atender o público.  

A vocação necessária para ser bancário é ter facilidade e inclinações em comunicação com pessoas, por conta do atendimento pelas plataformas digitais, é interessante ter boa escrita e uma oratória compreensível, ter conhecimentos com números também é necessário para estar inserido nesta profissão. 

DIFERENÇAS ENTRE BANCÁRIO E BANQUEIRO

Há diferenças entre os bancários, banqueiros e os correspondentes bancários. No primeiro caso, os bancários, são separadas funções e hierarquias exercidas dentro de uma agência de bancos, já os banqueiros são os donos, diretores e sócios de um banco. 

Por fim, os correspondentes bancários são empresas terceirizadas e externas para o funcionamento de um banco, sua existência é autorizada pelo Banco Central, e oferecem serviços aos clientes do banco, como as lotéricas.