Bens econômicos: Conheça o que são e seus diferentes tipos
Quando falamos em bens, esquecemos que eles têm formas variadas que requerem atenção
A educação financeira é algo que te ensina as diversas vertentes da economia, desde investimentos até blocos econômicos, um dos principais assuntos são os bens econômicos, é fundamental conhecê-los e suas diferentes formas, o que os diferem de outros tipos de bens que existem no mundo.
Bens Econômicos e Não Econômicos
Os bens econômicos, são basicamente aqueles que possuem algum valor monetário mas não só isso, ele tem que ser algo que esteja em escassez e demande trabalho humano, e por ser algo que está acabando no mercado, possui uma oferta limitada.
Algumas categorias de bens econômicos são os Públicos, Privados, de consumo e de Capital
Para se fazer uma distribuição eficiente, é necessário encontrar um ponto que equilibre a oferta e demanda desse produto. A partir desse equilíbrio que irão surgir a quantidade e preço desse determinado bem, assim gerando o seu valor econômico.
Em contrapartida, aqueles que não possuem escassez e consequentemente tem uma oferta ilimitada, são os chamados de bens não econômicos. Por sua oferta não ter limites, seu valor chega a zero, alguns exemplos são a luz do sol, o mar e o oxigênio, que são de forma essencial para a vida do ser humano.
- Bens Públicos
São aqueles de livre acesso, onde não é necessário pagar para se ter acesso ao mesmo tempo que são chamados de não rivais, em que o uso de um não exclui a possibilidade do outro. Alguns exemplos de bens públicos são : Parques,Defesa Nacional, Praças e outros.
- Bens Privados
Ao contrário dos públicos, esses são de forma individual, o uso de alguém automaticamente exclui o do outro, para se ter acesso é necessário pagar. Alguns exemplos são : casas, carros, roupas e etc.
- Bens de consumo
Eles podem ser de curto, médio e longo prazo e servem para atender as necessidades humanas pelo período necessário. Eles podem ser duráveis como eletrodomésticos tipo Televisões, geladeiras, fogão e etc.
Também podem ser não duráveis, entre eles estão alimentos, perfumes, cosméticos e vários outros.
- Bens de capital
Esses, por sua vez, são usados para gerar outros tipos de bens, como máquinas industriais, e podem ser usados de forma a gerarem não só bens de capital mas também de consumo.
Eles normalmente são feitos pra suprir a necessidade de empresas e seus consumidores, alguns exemplos são os geradores de energia elétrica, motores e ferramentas de maneira geral
A importância desses conceitos
Esses conceitos são importantes principalmente para os meios judiciais, por exemplo quando se precisa determinar patrimônios de uma empresa e esses termos podem até ganhar novos nomes em áreas como contabilidade, em exemplos : Bens móveis, imóveis, tangíveis e intangíveis.
Também se pode fazer necessário ter esse conhecimento na hora de montar ou conferir contratos de vendas de bens ou então serviços.
Na contabilidade
Essa área define que os bens são feitos para atender as necessidades humanas e empresas, que também possa ser avaliado economicamente e tenha valor de troca ou venda. Alguns conceitos são até diferentes, por exemplo :
- Bens Imóveis
Esses não podem ser movidos sem perder suas principais características, estão vinculados ao solo, exemplos : terrenos, edifícios e casas.
- Bens Imateriais
Eles não possuem matéria, de forma que consequentemente não podem ser tocados, alguns exemplos são as marcas de produtos, patentes, direitos autorais e etc.
- Bens Móveis
Como o próprio nome já diz, eles podem ser locomovidos de forma que não perdem suas principais características e funções, por exemplo : Máquinas, Móveis, carros entre outras coisas.
- Bens Materiais
Ao contrário dos imateriais, esses possuem corpos e então podem ser tocados, por exemplo : roupas, veículos, equipamentos e etc.
- Direitos
Esses são referentes aos valores que uma empresa tem que receber de terceiros como aluguéis, promissórias e juros.