Bonds: Conheça esses títulos de renda fixa – ESTOA

Bonds: Conheça esses títulos de renda fixa

Mesmo que alguns já tenham ouvido falar desses títulos, nem todos os investidores conhecem o que são os chamados Bonds


Advertisement


Advertisement


Os bonds são títulos de renda fixa no exterior. Eles são emitidos por empresas ou países com o objetivo de arrecadar dinheiro para o financiamento de projetos ou atividades e em troca entregam juros aos investidores. No Brasil, esses títulos recebem o nome de debêntures

Em geral costumam ser em dólar ou na moeda local do país que emitiu o bond. Eles costumam ser encontrados em bolsas de valores ou em plataformas de instituições. 

No mercado os mais famosos são os bonds americanos dos Estados Unidos, eles também podem ser conhecidos como U.S Treasury bonds. 

Advertisement



Os títulos americanos costumam servir como método de comparação para títulos de outros países e até os emitidos por empresas locais, isso porque eles são conhecidos como os melhores pagadores do mundo e terem assim, o melhor risco de crédito. 

Advertisement


Então quando os juros desses títulos sobem, a tendência é que os de outros países também subam por consequência. 

As multinacionais costumam emitir bond para poderem arrecadar no mercado internacional em dólar.  No Brasil, por exemplo, são comuns os bonds da Petrobras e da Vale.    

Advertisement


Características dos bonds

Como todo título, os bonds também contém uma data de vencimento, que aqui recebe o nome de coupon rates. É o momento em que o investidor recebe o valor aplicado juntamente com os juros que lhe foram acrescentados. 

Esse valor irá depender da nota de crédito do título. Quanto melhor a qualidade do crédito, menores serão os juros pagos e o risco de calote para o investidor. O valor recebido pelo investidor no vencimento são os chamados valor de face. 

Advertisement


E também existe o valor de compra que é pago pelo investidor na emissão ou no mercado secundário. A diferença entre esses valores, é a rentabilidade, eles são chamados de pré-fixados. Exatamente como ocorre com os títulos públicos aqui no Brasil. 

Já os pós-fixados, têm rentabilidade atreladas aos juros, que sobem ou descem conforme os juros do país emissor, a diferença é que no Brasil os juros são compostos e nos países desenvolvidos eles são simples. 

Eles podem ser negociados em bolsas ou mercado de balcão. Alguns possuem um mercado secundário muito ativo, enquanto outros possuem menor liquidez. 

Tipos de Bonds

Os diferentes tipos de bonds são os seguintes: 

  • Coupon – São aqueles que pagam juros semestralmente ou anualmente 
  • Zero-Coupon – Esses títulos pagam o investidor apenas no vencimento 
  • Convertible –  Os chamados de corporate bonds, possuem uma opção de conversão do título em ação da empresa. 

Existem também aqueles com a opção da empresa recompensar o investidor antes do vencimento, eles são denominados de Callable, e em geral costumam ter um prêmio pela vantagem dada a empresa. 

Alguns outros têm a opção de venda obrigatória para a empresa, são chamados de Putable, dando mais segurança aos credores caso queiram vender os títulos em momentos de dificuldade. 

Vantagens e Principais riscos

Com o investimento direto nesses títulos, é possível aproveitar um risco menor, por serem de renda fixa. Além de poderem apresentar boa liquidez, rendimentos semestrais entre outras necessidades dos investidores.

Foto de notas de dólar representando bonds/Fonte: Doctrader

Eles também são uma forma de investir fora do Brasil com mais seguranças do que a compra de ações, por exemplo. Isso ajuda a diversificar a carteira, diminuindo as chances de risco e potencializar os ganhos. 

Tudo isso junto da possibilidade de dolarizar a carteira e consequentemente conseguir um nível de proteção contra as oscilações do câmbio. 

Quanto aos riscos, o principal deles é o de crédito, ele existe na probabilidade da instituição emissora acabar não conseguindo pagar seus investidores. No caso do Brasil, alguns títulos contam com a proteção do FGC (Fundo garantidor de crédito), caso esteja dentro do limite previsto. 


Nos bonds internacionais, essa proteção não existe, existem títulos que contém garantia mas nem sempre isso acontece, sendo necessário se atentar às informações daquele título, também é necessário avaliar o rating para entender os riscos do país ou empresa. 

Investir no Brasil

Existem maneiras de se investir nos bonds sem precisar sair do país, a principal maneira é através das BDRs, são certificados de depósitos mobiliários e são feitos por instituições intermediárias que adquirem os ativos no mercado externo e os negociam em território brasileiro. 

Mas também existem riscos, eles envolvem títulos de renda fixa mas são negociados em bolsas de valores e isso deve ser analisado pelo investidor. E também existem os ETFs focados em bonds, para investir neles é necessário abrir uma conta em uma corretora e acessar o home broker.