BOVV11: saiba mais sobre esse ETF do Ibovespa – ESTOA

BOVV11: saiba mais sobre esse ETF do Ibovespa

Trata-se de um ETF que replica o desempenho do índice Ibovespa, na qual dispõe de uma carteira diversificada


Advertisement


Advertisement


O BOVV11 é um dos ETFs negociados na bolsa de valores que permite a quem deseja investir em ações, ter uma carteira diversificada e não ficar tendo que analisar papel por papel antes de comprá-las.

Trata-se de um ETF que replica o desempenho do índice Ibovespa, também conhecido pela sigla IBOV. Sua rentabilidade está ligada à carteira teórica de ativos do índice que representa a bolsa de valores brasileira, a B3.

Esse índice dispõe de uma carteira diversificada, possibilitando o investimento em diversas empresas apenas utilizando seu código.

Advertisement


O que é um ETF ? 

ETP é a sigla para Exchange Traded Funds, que nada mais é do que fundos de índices negociados na Bolsa de Valores. O BOVV11, por exemplo, é um modelo de ETF.

O objetivo dos ETFs é ter um desempenho próximo ao seu benchmark. Desta maneira, procura compor uma carteira semelhante à composição do índice financeiro da referência.

Advertisement


Um dos fatores mais interessantes desse ETF, é que ele lhe dá a oportunidade de investir em mais de 60 empresas ao mesmo tempo com apenas uma única operação.

Como funciona a rentabilidade do BOVV11?

O desempenho desse ETF depende exclusivamente do retorno obtido pelo Ibovespa, sendo este o representante de uma carteira de ações teórica das maiores empresas listadas na Bolsa.

Advertisement


O valor de mercado dessas empresas na qual o índice representa, equivale a cerca de 80% do valor de mercado total de todas as ações listadas.

Ademais, a metodologia de escolha das empresas que farão parte desse conjunto de ações do Ibovespa segue dois critérios fundamentais. Sendo eles, a liquidez e o volume transacionado.

Advertisement


• Liquidez: São selecionadas apenas ações com presença em mais de 95% dos pregões do último ano.

• Volume transacionado: As ações escolhidas devem possuir um volume financeiro relevante, ou seja, ao menos 0,1% do total negociado na bolsa dentro do período.

Após a análise e filtragem desses critérios, são escolhidas para compor a carteira teórica as ações que representam, em conjunto, 85% das negociações.

Esse ETF também possui uma política de investimentos que determina que o Fundo deve investir no mínimo 95% do seu patrimônio nas ações do IBOV. Sendo assim, os 5% restantes podem ser  investidos em outras ações e ativos do índice.

Legenda: Conheça as vantagens e desvantagens de investir no BOVV11  Créditos: Shutterstock

Quais as vantagens de investir no BOVV11 ?

Algumas das vantagens são:

• Diversificação nos investimentos

A primeira vantagem é justamente ter a possibilidade de ter uma carteira diversificada, mesmo investindo em um único fundo. Quem investe no BOVV11 na verdade está diversificando seus investimentos em dezenas de empresas listadas na Bolsa de valores.

• Baixo custo para investir

Os Fundos de Investimentos cobram taxas de administração mais elevadas, além de outras, como a taxa de performance. Os ETFs, por outro lado, apresentam valores menores para os investidores.

Além disso, como a gestão do fundo é passiva, ou seja, pretende apenas espelhar a rentabilidade, os encargos também podem ser menores, na faixa de 0,3% ao ano.

• Praticidade

Investir nesse ETF pode ser muito mais prático e simples do que investir em ações individualmente. Comprar ativos pode envolver analisar as empresas para saber o que você está comprando, por exemplo.

Há quem não goste de fazer isso e outros que não sabem ou não tem tempo. Logo, a solução pode ser exatamente investir em um fundo de índice que apresenta uma carteira diversificada.

Desvantagens do BOVV11

• Ciclicidade de desempenho

O BOVV11 está sujeito à ciclicidade de desempenho das empresas que fazem parte da sua carteira teórica. Dessa maneira, poderá ter bom desempenho em períodos de alta e prejuízos em momentos de baixa.

• Ausência de fundamentos para compor a carteira

A rentabilidade do BOVV11 depende apenas de critérios quantitativos. Isso significa que aspectos qualitativos como: qualidade da governança e o valuation das empresas não são fatores considerados nesse investimento.

Como investir no BOVV11?

Para investir no BOVV11, basta ter uma conta em um banco de investimentos de confiança para ter acesso a essa e mais outras opções de ETFs disponíveis no mercado financeiro! E se tiver dúvidas em relação a como investir, conte com ajuda especializada para lhe ajudar no processo de escolha dos seus investimentos.