Buy side: entenda como sua atuação funciona dentro do mercado financeiro – ESTOA

Buy side: entenda como sua atuação funciona dentro do mercado financeiro

Este é um termo usado no mercado financeiro para se referir a instituições financeiras


Advertisement


Advertisement


O buy side é um termo usado no mercado financeiro para se referir a instituições financeiras e agentes que atuam comprando e investindo em títulos, ativos e demais aplicações financeiras. Em português, o termo pode ser traduzido como o “lado da compra”.

É o oposto de Sell Side, ou “lado das vendas”, analistas que trabalham em casas de análise e corretoras, ajudando a vender uma oferta de investimentos para os clientes.


Advertisement


Como o Buy Side funciona?

Para entender como essa prática funciona, considere o exemplo a seguir.

Em um grande banco de investimentos que faz a gestão de carteiras próprias e de clientes, ele conta com uma equipe de analistas Buy Side para decidir quais ativos comprar para cada carteira.

Advertisement


Esses analistas são responsáveis por realizar recomendações, buscando sempre gerar valor para o próprio banco e, por extensão, para os seus clientes. O foco é totalmente interno. Portanto, as recomendações não são vendidas para os clientes, pois é o próprio banco que faz a gestão das carteiras. 

Entenda melhor como é o papel do buy side

As atividades de buy side normalmente são feitas internamente em um fundo de investimento ou um banco. Estas, portanto, fornecem pesquisas e recomendações exclusivamente para o benefício da carteira administrativa pela própria empresa.

Advertisement


Diversas instituições podem ser classificadas dentro do buy side, tais como:

• Fundos de private equity;

Advertisement


• Hedge funds;

• Fundos de pensão;

• Seguradoras;

• Fundos mútuos;

• Assets e gestoras de investimento.

O objetivo final de um analista classificado como “do lado da compra” será criar valor para a empresa da qual trabalha e consequentemente levar riqueza para os clientes da mesma. 

De maneira geral, os grandes movimentos do mercado, tanto do lado da compra quanto da venda, tendem a afetar o preço do título. Assim, o investimento buy side só funcionará se a estratégia for mantida em segredo.

Legenda: Saiba como funciona o papel do lado comprador no mercado financeiro Créditos: iStock

Qual a importância do sigilo para o Buy Side?

O sigilo de informações é um dos aspectos mais importantes para o trabalho de buy side.

Como as recomendações de compra (e venda) de ativos visam beneficiar a própria instituição financeira ou o próprio investidor institucional, muitas vezes é contra os seus interesses que essas recomendações sejam divulgadas abertamente.

Por exemplo, se um fundo divulgar todas as recomendações dos seus analistas Buy Side, que orientam as decisões do gestor na compra de ativos, ele vai entregar a fundos concorrentes as informações que estão por trás de sua performance. Isso significa que pode perder cotistas.

O que o analista de buy side faz na prática?

Esses analistas se envolvem na análise financeira de empresas e no desenvolvimento de estratégias de investimento. Isso, consequentemente, pode levar a pesquisas profundas de mercado, fomentando melhores tomadas de decisão.


Um analista de buy side pode perceber, com base em um modelo financeiro, que o preço de um ativo é menor do que o de seus pares, mesmo que o desempenho desse ativo seja superior aos demais. Então, isso pode ser um grande indício que o preço desse ativo irá aumentar no curto ou médio prazo.

Esse analista também pode conversar diretamente com as empresas das quais têm interesse. Dessa forma,os analistas do lado da compra eles conseguem responder, de forma mais assertiva, à questão de saber se um determinado investimento é bom ou não. 

Outro aspecto importante é que a maneira como um analista buy side avalia quais ativos comprar ou vender não difere, em nada, da maneira como um analista sell side faz esse trabalho. Ele se orienta por uma estratégia clara, emprega análise fundamentalista ou técnica, observa os movimentos do mercado e da economia.