Certificação PQO: Saiba o que é e como funciona – ESTOA

Certificação PQO: Saiba o que é e como funciona

O projeto visa melhorar o nível de atendimento e operação do mercado financeiro brasileiro


Advertisement


Advertisement


O PQO, sigla para Programa de Qualificação Operacional, é uma forma de avaliação e qualificação para as instituições e profissionais que atuam no mercado financeiro. O projeto faz parte dos esforços feitos pela B3 para melhorar o nível de atendimento e operação do mercado financeiro brasileiro. 

Portanto, pode-se dizer que o principal intuito do PQO é aperfeiçoar e elevar o padrão de funcionamento do sistema financeiro do país. O Programa de Qualificação Operacional está presente em mais de 120 instituições financeiras. Além disso, ele já certificou milhares de profissionais do mercado. 


Advertisement


Por que o PQO foi criado?

O Programa de Qualificação Operacional foi criado em 2006 através de uma maneira encontrada pela BM&FBovespa de criar uma parametrização do mercado voltada para instituições. 

O PQO é uma forma da B3 avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas corretoras de valores e instituições financeiras que atuam nos mercados administrados pela Bolsa de Valores. Para isso, a B3 distribui um selo, chamado de selo PQO, para as instituições que cumprem os requisitos mínimos de qualidade em determinada área. 

Advertisement


Essa indicação também serve para sinalizar ao mercado a integridade e a qualidade de funcionamento daquela instituição financeira. 

Como funciona a certificação do PQO?

A certificação é obtida por meio de uma prova computadorizada, assim como são feitas as provas da CPA-10 e CPA-20, por exemplo.

Advertisement


Ela conta com 60 questões e você terá três horas para respondê-las. 

Para ser aprovado, é necessário acertar no mínimo 60% do total. Ou seja, pelo menos 36 questões devem estar corretas.

Advertisement


Além do modo presencial, é possível fazer a prova online. Porém, para estar apto à essa alternativa, é preciso cumprir alguns requisitos:

• Notebook com acesso à internet; 

• Sistema Operacional Windows 10;

• Intel Core i3 2.0GHz, 4GB de memória, 40GB livres de HD ou mais;

• Microfone;

• Som habilitado;

• Webcam;

Para realizar o teste, o candidato precisa terminar de instalar a plataforma com no mínimo dois dias de antecedência. No dia da prova, deve acessá-la com meia hora de antecedência. Caso algum desses requisitos não seja cumprido, o candidato não vai conseguir realizar o teste.

A certificação é obtida por meio de uma prova computadorizada/Foto: Reprodução

A certificação PQO é obrigatória para profissionais que vão atuar nas áreas de:

• Compliance;

• Comercial;

• Operações;

• Risco;

• Custódia;

• Back Office;

• Liquidação;

• Registro e Cadastro de Clientes.

O resultado do exame PQO é válido pelo período de cinco anos, desde 2011. A Bolsa de Valores considera irregular qualquer profissional que atue sem a certificação ou com o exame vencido.


A atuação de forma irregular poderá acarretar punições pela instituição. A validade de cinco anos também serve para atualizar os profissionais e reciclar conhecimentos do mercado financeiro.

Quais os tipos de certificação PQO?

Existe uma categoria diferente de PQO para cada tipo de profissional. Desta forma, é só escolher aquela que melhor se adequa ao seu perfil. São elas:

PQO Operações: indicada para profissionais que fazem a intermediação de operações na B3. Em outras palavras, são as pessoas que garantem que as compras e vendas de ações serão debitadas e creditadas na conta do investidor; 

PQO Compliance: esta é para aqueles que supervisionam os procedimentos de controle interno de corretoras. Aqui, temos profissionais que combatem a lavagem de dinheiro, fraudes, clientes fantasmas, entre outros golpes na praça;

PQO Risco: aqui, temos a modalidade feita para quem monitora os riscos das operações da B3. Em suma, esse profissional mantém um olho aberto em relação aos percentuais de chamada de margem, por exemplo;

PQO Comercial: esta é a modalidade daqueles que distribuem produtos negociados na B3. Por consequência, são profissionais que têm contato constante com a clientela;
PQO Back Office: ideal para quem faz liquidação, registro, controle de garantias, custódias e cadastro de clientes. Esta, aliás, é a modalidade mais completa – e, por consequência, a mais difícil de ser conquistada.