Ciclo de ouro: entenda qual foi a sua importância na economia
Uma das fases mais importantes da história do Brasil
O ciclo do ouro, foi uma das fases importantes da história Brasileira para as mudanças e avanços macroeconômicos do país, assim como também para algumas revoltas da população na época.
Qual a história do ciclo do ouro?
O ciclo do ouro aconteceu na mesma época em que os bandeirantes exploraram as minas de ouro em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. No século XVII, este ciclo foi nomeado como a extração do ouro, portanto, fazendo parte da principal atividade econômica do Brasil.
Neste mesmo período, estava acontecendo as exportações de açúcar, que sofreram uma queda devido a Europa passar a consumir mais o açúcar holandês, que possuía uma qualidade melhor que o do Brasil, assim como também o uso era bem mais barato do que o sul-americano.
Com a popularidade da extração do ouro, as jazidas desta matéria prima foram divididas em lavras, que passaram a chamar a atenção de milhares de exploradores. Há registros de que nesta época a população nos três estados brasileiros aumentou em menos de um século.
De acordo com registros históricos, a Coroa Portuguesa estava passando por dificuldades econômicas devido à má administração causada por desastres naturais do país, portanto, a família real viu as jazidas como uma estabilidade financeira.
Coroa Portuguesa
Como uma maneira de controlar o ouro, a Coroa Portuguesa passou a cobrar 20% de impostos das produções de ouro que eram feitas no Brasil, que era convertida e levada para Portugal, esta cobrança foi nomeada de Quinto.
Além dos 20% que cada produtor deveria dar a Coroa, cerca de 1.500 kg de ouro deveria ser atingida em cada colônia, caso cada colônia não produzisse a quantidade estabelecida pela família real, os bens dos senhores de lavras eram penhorados.
Outro imposto que era cobrado na época do ciclo do ouro foi o de captação, que era baseado nos impostos cobrados pelos senhores de lavras, em cima de cada pessoa que era escravizada e trabalhava em seus lotes.
Por conta de todos os tons abusivos deste período, muitas revoltas surgiram, assim como também a busca pela independência do Brasil, como a inconfidência mineira.
Qual o impacto do ciclo de ouro?
O ciclo de ouro, causou muitos impactos para economia brasileira, que ainda tava em construção, como o surgimento de uma elite letrada, com vários filhos de exploradores indo para a universidade, fazendo com que parte desses adolescentes tivesse mais contato com as ideias iluministas que a europa estava vivendo naquela época, colaborando futuramente para as relações internas do Brasil.
A economia passou a ter um dinamismo maior do que antes, já que em torno das minas, o comércio agrícola começou a ser construído, com o objetivo de alimentar quem trabalhava nelas.
O eixo econômico do litoral nordestino acabou indo para o interior do país na época da exploração do ouro, causando mais impactos positivos para o país, já que a economia estava começando a se expandir e não ficar concentrada em um só lugar.
Ciclo do ouro nos tempos atuais
Para investir em ouro no Brasil, nos dias atuais, é necessário entender que existem fundos de ouro que podem ser adquiridos por investidores de todos os tipos, assim como também os ETFs e os fundos de índices na Bolsa de Valores Brasileira (B3).
Por mais que ainda não seja uma maneira segura de investimento, o ouro ainda sim pode trazer uma diversificação para sua carteira de investimentos, ajudando o investidor a adquirir um bom histórico no mercado financeiro.
Este tipo de investimento é considerado como um dos mais importantes do Brasil no mercado financeiro, já que teve um papel fundamental na expansão da economia na formação do país que conhecemos hoje.
Ainda é de suma importância lembrar que por mais que o Ciclo de ouro tenha sido importante, para ajudar a economia brasileira tomar sua própria forma, muitas pessoas foram escravizadas naquele período, assim como os estados brasileiros foram indevidamente explorados, além dos impostos cobrados pela Coroa.