Como funciona o Dólar Turismo? – ESTOA

Como funciona o Dólar Turismo?

Importância do dólar turismo e diferença do dólar comercial é fundamental para a compra de moeda.


Advertisement


Advertisement


Assim como o inglês se tornou uma das línguas oficiais do mundo, o dólar tornou- se uma das moedas mais importantes em transações internacionais. O dólar possui diversas variações: dólar paralelo, dólar comercial, dólar futuro, dólar à vista, dólar PTAX, dólar cambial e dólar turismo.

E em especial, em bolsas de valores por exemplo, existem dois tipos de dólares negociados, dólar cheio e mini dólar. E um dos mais importantes dentre todos esses, é o dólar que não é utilizado pelos norte-americanos, o dólar turismo

O que é Dólar Turismo?

Dólar turismo é uma espécie variante do dólar. Voltado para quem planejou viagem para países que aceitam a moeda e adquiriu o dólar em casas de câmbio. O preço desta moeda é um pouco mais elevado do que o tradicional dólar comercial.

Advertisement


A forma de cotação e o motivo de ser mais caro que o comercial, deve-se por atender um nicho muito específico. O dólar turismo agrega diversos tipos de custos em sua cotação, pois é utilizado em espécie ou cartões pré-pagos, já somado a todos os valores de taxas internacionais. 

As casas de câmbio inserem custos adicionais para poder manter a disponibilidade da moeda e precisam possuir uma grande quantidade de moedas em espécie para realizar o câmbio do dólar, armazenamento da moeda com segurança, transporte de valores e realizar uma logística da moeda.

Advertisement


O risco de todos os citados anteriormente é o motivo de encarecer a atividade.as casas de câmbio têm despesas com alguns fins como custódia de papel-moeda, segurança, apólices de seguro.

Cotação do Dólar Turismo

Portanto, o que determina a cotação do dólar turismo? Muitos fatores podem influenciar na cotação do dólar turismo, como a lei de oferta e procura, as taxas de juros, e até gastos altos de turistas do mesmo país em outro continente. Assim surgem investidores estrangeiros e suas impressões sobre um país, saída de empresas mundiais do mercado nacional, são fatores subjetivos que podem influenciar no valor do dólar turismo e todos os outros.

Advertisement


As casas de câmbio possuem diferentes gastos, o que altera o preço da moeda. O dólar turismo hoje pode ter um preço muito diferente em várias cidades de um mesmo estado ou diversos estados de um mesmo país.

Em síntese, existe também um movimento de Guerra Cambial

Advertisement


Dólar Turismo no exterior

Os viajantes e utilizadores do dólar turismo, precisam estar atentos ao preço do dólar, nas compras em cartões de crédito, mesmo possuindo bandeira internacional. Este preço do dólar é utilizado para a conversão de despesas efetuadas em moeda estrangeira no momento do fechamento da fatura do cartão.

Um dólar turismo adquirido para uma viagem, é natural que ele seja um pouco mais caro. E isso acontece porque as pessoas físicas compram quantidades menores de dólar que as empresas, por exemplo. É taxada uma série de tributações específicas, como o IOF e o Imposto sobre Operações Financeiras.

O Dólar Comercial é a cotação real e atualizada da moeda norte-americana em função da valorização da nossa moeda e de cada país, sendo diretamente e diariamente impactada no mercado interno, pelas influências econômicas, ações sociais, decisões governamentais e vendas em bolsas de valores, o dólar movimenta-se com tudo que acontece no mundo.

Dólar Paralelo e Dólar Turismo

Por fim, o dólar paralelo é uma forma de dólar norte-americano não oficial que circula paralelamente no mercado, não há supervisão e nem garantias. Existe por fatores como ilegalidades ao adquirir, empresas não registradas na atuação do mercado de câmbio, emitidos por algum tipo de veiculação errada (lavagem de dinheiro) ou sonegação de impostos. Este termo é antigo e começou a ganhar força no Brasil na década de 1990.