Contrato Futuro: entenda como negociar – ESTOA

Contrato Futuro: entenda como negociar

Este tipo de negociação é feita dentro do Mercado Futuro


Advertisement


Advertisement


O contrato futuro é uma negociação muito popular dentro dos investimentos feitos no mercado financeiro. 

Desta forma, é de suma importância que os investidores saibam como utilizar os contratos futuros em suas operações e adquirir vantagens em seus negócios.


Advertisement


O que é um contrato futuro? 

Um contrato futuro é um acordo de compra e venda de um determinado ativo financeiro com uma data futura, ou seja, quando este tipo de contrato perde a data de validade, ambas as partes acabam ganhando vantagens que podem ser liquidadas em uma negociação. 

Este tipo de negociação é feita dentro do Mercado Futuro, na qual as regras são estabelecidas pela Bolsa de Valores Brasileira (B3). Sendo assim, acabam sendo denominados como um contrato de derivativo. 

Advertisement


Este tipo de acordo pode também ser utilizado em diversas estratégias de investimentos, como a hedge, especulação e arbitragem, assim como também pode ser reconhecido como uma gestão de riscos da carteira de investimentos, além de possibilitar a realização de operações estruturadas. 

Quais os principais índices do contrato futuro? 

Para utilizar um contrato futuro em seus investimentos, é necessário saber quais os índices disponíveis no mercado financeiro e na B3, entre eles estão:  

Advertisement


  • Índice Futuro Bovespa;
  • Dólar Futuro;
  • DI Futuro;
  • Euro;
  • Ouro;
  • Café;
  • Milho;
  • Boi gordo.
As regras são estabelecidas pela Bolsa de Valores Brasileira/Foto: Divulgação

Como funciona um contrato futuro? 

Para entender como um contrato futuro funciona podemos utilizar um exemplo de um produtor, no qual precisa garantir um preço de uma determinada matéria- prima, que pode ser denominada como commoditie, entretanto, ele precisa proteger este produto que seria um hedge, através de contratos futuros. 

Sendo assim, o produtor pode procurar um empresário que atua no setor de sua commoditie, para que assim ele possa criar um acordo assegurando os custos de produção por meio de um contrato futuro, travando um preço para a data posterior e comercializando a matéria-prima. 

Advertisement


Quais as vantagens do contrato futuro? 

Como o contrato futuro pode garantir seguranças dentro de um tipo de investimento, por fechar um negócio futuro, acaba sendo possível que o investidor consiga realizar estratégias de produção, a hedge, que pode trazer muitos benefícios. 


Os benefícios oferecidos pelos contratos futuros são: diversificação, proteção, liquidez e alavancagem. 

No entanto, é importante que na hora da criação do contrato futuro, ambas as partes prestem atenção na liquidez que esta operação pode oferecer, já que esta vantagem pode ocorrer de duas maneiras diferentes, como por exemplo de forma financeira ou física.  

A liquidez física acaba não sendo muito comum, apesar de ter situações na qual este seja possível gerar, a liquidez financeira acaba sendo a mais popular dentro deste tipo de impressão. 

Os benefícios oferecidos pelos contratos futuros são: diversificação, proteção, liquidez e alavancagem/Foto: Thinkstock

Como funciona o vencimento do contrato futuro? 

Assim como todo contrato, este tipo de acordo também possui data de vencimento, na qual marca o fim das negociações do ativo. Portanto, a partir deste momento ambas as partes envolvidas devem arcar com os lucros ou prejuízos que foram gerados neste meio tempo. 

No entanto, os vencimentos dos contratos podem mudar de acordo com o tipo de ativo que é investimento, por exemplo, existem contratos que são negociados bimestralmente, geralmente são os que fazem parte dos índices futuros.  

Dentro do mercado futuro também é possível que os contratados sejam ajustados diariamente, ação que acaba ajudando os investidores a acompanhar a cotação atual e comparar com valor que foi negociado inicialmente. 

Apesar de uma operação que possui muitas vantagens, como todo tipo de investimento realizado na Bolsa de Valores, é possível que haja riscos por ser uma prática bem comum de day trade ou swing trade, ambas aplicações que são feitas a partir da especulação. 

Portanto, se você deseja investir através de um acordo para ter mais segurança, aplicar sem que não haja risco em suas operações, os contratos futuros podem ser o tipo de operação que se encaixa em seu planejamento.  

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.