Cupom Cambial: entenda qual a sua importância no mercado – ESTOA

Cupom Cambial: entenda qual a sua importância no mercado

Seu cálculo pode ser simplificado por meio da subtração da variação da taxa de câmbio pela variação da taxa DI


Advertisement


Advertisement


O cupom cambial é um procedimento fundamental na hora de determinar a entrada de dólares na economia brasileira, entretanto, ele também pode ser definido como uma remuneração. 

Desta forma, é fundamental entender como este cálculo é aplicado e quais seus efeitos na economia do país, assim como também no mercado financeiro. 


Advertisement


O que é cupom cambial?

O cupom cambial é conhecido como uma remuneração em dólares dos reais que são investidos no Brasil, ele é aplicado por meio da variação da taxa de juros local, a CDI, menos a variação do câmbio em um determinado período. 

Seu cálculo pode ser simplificado por meio da subtração da variação da taxa de câmbio pela variação da taxa DI, como por exemplo, se um investidor estrangeiro investe em títulos de DI que renderam 10% ao mês, devido a desvalorização do real frente o dólar, sua rentabilidade poderá ser de apenas 5%, enquanto seu rendimento é de 10%, já que a moeda brasileira foi desvalorizada em 5%.

Advertisement


Por meio da subtração é possível chegar a um cálculo simplificado do real, ou seja, o cálculo formal utiliza a divisão dos fatores. 

Como é feito o cálculo da forma do cupom cambial?

O cálculo formal do cupom cambial possui a seguinte fórmula: 

Advertisement


 Cupom = [(1 + taxa de juros local / 1 + expectativa de variação cambial) – 1] * 100

Sendo assim, para saber qual seria a rentabilidade de um investidor estrageiro quando ele aplica no Brasil, é necessário aplicar outra fórmula, como  por exemplo: 

Advertisement


Cupom = [(1,10 / 1,05) – 1] * 100 = 4,76%

Por ser um resultado próximo  de 5%, que pode ser entendido como um cálculo simplificado, já que através deste cálculo é possível saber a quantidade que o investidor estrageiro poderá obter. 

O cupom cambial é conhecido como uma remuneração em dólares dos reais que são investidos no Brasil/Foto: Depositphotos

Quais os tipos de cupom cambial?

Há dois tipos de cupons cambiais, o cupom cambial limpo e o cupom cambial sujo, sendo assim, todo investidor precisa entender como eles funcionam e quais as suas diferenças. 

Cupom cambial limpo

O cupom cambial limpo não considera os efeitos da variação cambial, portanto, o valor que representa a taxa de câmbio não faz parte deste tipo de cupom, mas sim considera a taxa do dólar spot, que é o valor atual do ativo. 


Cupom cambial sujo

Diferente do cupom cambial limpo, o cupom cambial sujo considera o valor que representa a taxa de câmbio do dia anterior, sendo assim a variação cambial pode ser afetada. 

Neste tipo de cupom cambial, a utilização da variação do preço dólar precisa ser feita no último dia útil antes da negociação, entretanto, a variação que ocorre na data de vencimento do contrato não deve ser utilizada. 

O cupom cambial geralmente é calculado com base no dólar/Foto: Remessa Online

Qual a importância do cupom na economia? 

A partir do cálculo podemos entender a importância do cupom cambial para economia, isso porque é possível vender dólares e comprar reais, aplicar esses reais em títulos brasileiros e Vender os reais e comprar dólares para repatriar os seus recursos. 

A rentabilidade é um dos fatores mais importantes do cupom cambial, já que por meio dos resultados podemos definir a atratividade que o investidor etrangeiro tem no Brasil, se o cupom for muito baixo, o investidor poderá optar por não aplicar seus recursos no país. 

O cupom cambial geralmente é calculado com base no dólar, isso porque o dólar é a principal moeda ao redor mundo, sendo assim essa a moeda é utilizada na maior parte das negociações que são feitas no mercado financeiro.

Portanto, o cupom cambial pode ser de suma importância para entender como funciona a transição da moeda que o investidor receberá ao fazer um investimento no exterior e qual sua importância na economia, assim como também no mercado financeiro.