DI Futuro: para que serve e como esse recurso funciona – ESTOA

DI Futuro: para que serve e como esse recurso funciona

Esse recurso possibilita ganhos de acordo com a expectativa de comportamento dos juros futuros ao longo do tempo


Advertisement


Advertisement


DI Futuro é um contrato feito entre ambas as partes de compra e venda de um produto ou serviço a partir da expectativa da taxa de juro do DI, entre o dia da negociação e um período futuro.

Através do DI, é possível verificar se a expectativa é de alta ou baixa dos juros. Ou seja, um DI Futuro mais alto pode indicar um aumento na taxa Selic (atualmente em 13,75%), como vice-versa.

A oscilação da taxa de juros repercute negativamente no bolso do investidor, precisando lidar com os valores não estipulados durante uma negociação. O DI Futuro atua como um suporte que protege os investidores de possíveis altos e baixos dos impostos do mercado.

Advertisement


Esse recurso possibilita que você obtenha ganhos de acordo com a expectativa de comportamento dos juros futuros ao longo do tempo. 

Como o DI Futuro Funciona?

Este derivativo negociado na bolsa pode ser utilizado para operações de curto prazo. Um especulador pode buscar um ganho através da variação da taxa DI entre o dia de compra do derivativo até o dia de venda.

Advertisement



O DI futuro funciona da seguinte forma: o trader realiza a compra de um contrato futuro de compra e venda da taxa DI e tem a opção de vender esse contrato em uma data pré-definida.

Advertisement


Qual a finalidade do DI Futuro?

O contrato atua para assegurar e proteger uma operação que envolve um contrato futuro contra grandes oscilações na taxa de juros de algum contrato financeiro. 

Dessa maneira, é possível adotar algumas medidas para se proteger da oscilação da taxa de juros no mercado futuro. Se o investidor que contraiu uma dívida com taxa de juros pós-fixada, prevê uma alta na taxa, é possível vender um contrato modificando a data pós-fixada para prefixada.

Advertisement


A transação também acontece no sentido contrário. Em caso do investidor comprar um contrato para se proteger das oscilações de uma dívida com taxa prefixada, a partir do pensamento de um cenário de baixa na taxa de juros.

Contudo, é importante frisar que não existe uma linha certa de raciocínio, já que no mercado financeiro existem inúmeras variáveis que podem impactar os principais indicadores desse mercado.

Saiba como realizar operações com o DI Futuro/Foto: Reprodução

Qual é o valor de um contrato de DI Futuro?

O lote padrão de DI futuro é de cinco contratos. Normalmente, um contrato padrão de DI custa R$100.000, ou 100.000 pontos, na data de vencimento. E o lote padrão do DI Futuro equivale a cinco contratos.

O vencimento do contrato futuro é mensal, com prazo sempre no primeiro dia útil do mês seguinte. As negociações acontecem na bolsa de valores, e o investidor escolhe o prazo de resgate.

Portanto, o contrato futuro serve para proteger investidores contra possíveis oscilações bruscas na taxa da economia.


Como operar com DI Futuro?

Para operar o DI Futuro, é necessário seguir as seguintes recomendações: 

• abra uma conta em instituição financeira, como um banco de investimentos;

• observe o seu ticker, código de referência utilizado para identificar os ativos. Ele é dado pela sigla DI1, com vencimento no primeiro dia útil de todos os meses de vencimento do contrato; 

• tenha a margem de garantia em valores líquidos ou outros ativos financeiros;

• O DI não tem minicontratos, ele deve ser negociado, no mínimo, em cinco contratos.

Como entender mais sobre DI Futuro?

Mesmo diante das vantagens e de saber como funciona o DI Futuro, é importante aprender sobre o mercado financeiro. Como foi visto no decorrer deste artigo, as taxas de juros, como DI Futuro ou Selic, podem ser variáveis, podendo trazer alguns incômodos ao investidor por conta das incertezas diárias. 

Nesse sentido, é válido realizar cursos que aprimorem o conhecimento em investimentos na bolsa de valores e traçar uma estratégia para lidar com os riscos.