Disclosure: entenda a sua importância – ESTOA

Disclosure: entenda a sua importância

Este tipo de operação pode ser considerada como transparência


Advertisement


Advertisement


O disclosure é conhecido por ajudar investidores na hora de escolher os ativos para compor seu portfólio de investimentos.

Se você pensa em investir é de suma importância entender como funciona este mercado de capitais. 

O que é disclosure?

O disclosure é feito como uma maneira de fornecer informações para os componentes de uma empresa. Desta forma, pode ser traduzido como transparência em uma determinada situação econômica da empresa.  

Advertisement


Além de manter seu foco no setor empresarial, o disclosure pode ser utilizado por investidores que contribuem para a companhia, como os clientes, fornecedores, funcionários e órgãos públicos. 

Conforme o disclosure foi sendo utilizado, ele foi ganhando cada vez mais notoriedade no mercado de capitais, já que os investidores têm utilizado cada vez mais o grau de disclosure contábil por parte das empresas.

Advertisement



Quanto mais informações sobre a empresa, mais os investidores  conseguem entender as decisões das companhias que eles investem. 

Advertisement


O disclosure também pode ser definido como uma maneira de fornecer  dados financeiros através de análises financeiras, já que as informações que devem ser exploradas estão vinculadas com os valores monetários. 

Estes valores monetários estão presentes no estoque, fluxo de caixa e posse de imóveis, assim como também a quantia de dinheiro  e os números de colaboradores que a empresa possui. 

Advertisement


Legenda: Quanto mais informações sobre a empresa, mais os investidores  conseguem entender as decisões das companhias Créditos: Reprodução

O que é o disclosure contábil? 

O disclosure contábil pode ser definido como uma maneira de demonstrar o impacto positivo para as empresas com alto grau de disclosure, ou seja, quando é valorizado por voluntariado.

Um ponto importante sobre o disclosure contábil é que ele não deve ser exigido por uma instituição reguladora, como a  Comissão de Valores Imobiliários (CVM) ou a Receita Federal, o que pode trazer mais vantagens aos investidores desta operação. 

A única exigência deste tipo de operação é que a empresa apenas siga o que é pedido pela legislação, oferecendo a oportunidade da companhia demonstrar seus interesse em deixar os agentes do mercado financeiro informados. 


O RI (Relações com investidores) pode servir como um dos grandes exemplos em oferecer total transparência aos investidores que utilizam disclosure contábil, já que o RI é o principal intermediador do contrato entre empresa e mercado.

No Brasil, muitas empresas são elogiadas por demonstrarem um bom grau de transparência, já que todas possuem sites de RI bem estruturados, sendo possível encontrar informações sobre as empresas como: balanço anual, resultado trimestral e composição acionária. 

 Legenda: No Brasil, muitas empresas são elogiadas por demonstrarem um bom grau de transparência Créditos: Reprodução

Como funciona o disclosure no Brasil? 

O disclosure no Brasil funciona como uma espécie de governança corporativa, que está presente na Bolsa de Valores Brasileira (B3), portanto, conforme os níveis de governança tornam-se cada vez mais exigentes, é mais comum que as empresas consigam demonstrar um bom disclosure.

Há algumas ordens de transparência que devem ser adotadas pelas empresas de acordo com o disclosure do Brasil, que precisa nesta ordem: 

  • Bovespa Mais;
  • Nível 1;
  • Nível 2.

Já os estudos que devem ser fornecidos pelas empresas são: 

  • Exposição cambial;
  • Risco do negócio;
  • Perspectivas do setor;
  • Ebitda;

Sobre os itens que devem ser evidenciados nas companhias brasileiras estão: 

  • Projeção de lucro;
  • Estrutura organizacional;
  • Indicadores de liquidez.

É de suma importância que toda empresa entenda que para ter um bom disclosure é necessário manter uma linguagem mais abrangente e didática, já que é uma maneira mais acessível aos investidores que precisam que o conteúdo seja bem compreendido e aproveitado.  

Desta forma, todas as empresas podem adotar o disclosure em seu trabalho, já que além de ganhar pontos pela transparência,  também é uma forma de atrair cada vez mais a atenção dos investidores na Bolsa de Valores. 

Entender que a função principal do disclosure é oferecer transparência pode ajudar a sua empresas crescer cada vez mais no mercado financeiro.