Doji: saiba o que e como utilizar este indicador – ESTOA

Doji: saiba o que e como utilizar este indicador

O medidor que torna mais claras as reversões de tendências


Advertisement


Advertisement


Representando um dos padrões da análise técnica, o Doji é identificado em gráficos de velas, candlestick no termo em inglês, e auxilia os investidores a compreenderem o que está ocorrendo com a precificação dos ativos de forma visual.

Mais especificamente, este medidor indica um momento de indecisão no mercado, quando o preço de fechamento se aproxima do valor de abertura da precificação dos ativos.


Advertisement


O que é doji?

O desenho do Doji é identificado na análise gráfica da variação dos preços dos ativos. Ele pode ser representado por uma linha reta na horizontal entre o preço de abertura e o de fechamento da ação em questão.

Este seria, portanto, o equilíbrio entre os volumes de compra e venda dos ativos financeiros. Sua visualização só é possível por conta dos fatores que representam o desempenho dos preços em um determinado período de tempo.

Advertisement


Além disso, o indicador aparece, normalmente, no formato de cruz ou, em alguns casos, ainda pode se parecer com um sinal de adição (+).

A tendência representa um comportamento de indecisão do mercado financeiro, onde não há uma pendência para nenhum dos lados.

Advertisement


Gráfico candlestick

Para que o Doji ocorra, e seja evidentemente percebido, é necessária a análise de um ativo financeiro em questão através de um gráfico candlestick. Esta forma de observar as oscilações é extremamente comum na visualização do preço de ações, negociadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3.

Este modelo também é conhecido como gráfico de velas, e representa as variações do seu preço dentro do mercado financeiro em um determinado espaço de tempo: anos, meses, semanas, dias, horas ou até, extremamente utilizado no day-trade, minutos.

Advertisement


Para interpretar a variação de um ativo através das velas, é preciso entender que nelas são indicadas algumas informações. Primeiro, a cor determina se a variação é positiva, no caso do verde, ou negativa, no caso do vermelho.

Legenda: Gráfico candlestick Créditos: Reprodução

A base do quadrado indica o preço de abertura do ativo. O teto, por sua vez, é fechamento. Acima ou abaixo deles, existe uma linha, que representa a precificação máxima, em cima, e mínima, em baixo, chamadas de sombras.

Como observar o Doji?

Considerando as informações transmitidas pelo formato e amplitude das velas, o Doji pode ser facilmente identificado. Ele pode aparecer no formato de cruz, ou de “+”, pois ele representa a situação onde o preço de abertura de um ativo é o mesmo do de fechamento.

Isso faz com que, normalmente, as sombras estejam distantes e sua aparição se dê de forma extremamente definida, formando uma linha vertical alongada.

O corpo da vela, por sua vez, é bem menor, com uma proximidade tão grande que faz com que as linhas quase que encostem uma nas outras.

Além disso, essa situação, que muitas vezes indica o sentimento de indecisão do mercado, pode aparecer em 4 maneiras diferentes:


Doji Dragonfly

Este tipo pode ser traduzido para o português como Libélula, e ocorre em um momento específico, quando a sombra de cima, que indica o preço máximo do ativo, é inexistente, enquanto a inferior, que representa a mínima, é alongada.

O nome é dado, pois esta configuração possui a aparência de uma libélula, com o formato de “T”.

Doji Gravestone

Traduzido como Doji Lápide, essa forma é, literalmente, o inverso do que ocorre no Doji Libélula.

Isso quer dizer que a sombra inferior é inexistente, enquanto a superior é mais alta. Sua aparência é de uma lápide, e este doji é representado graficamente como “ꓕ”.

Doji Star

O Doji Star também pode ser traduzido como “Doji Estrela”. Ele aparece quando o corpo do candle aparece exatamente na metade entre as sombras superior e inferior, que indicam, respectivamente, a precificação de um ativo em sua abertura e seu fechamento.

Isso quer dizer que, para que essa configuração ocorra, é preciso que ambas sejam exatamente do mesmo tamanho. O resultado, desta forma, é um candle com um formato de “+”.

Ele pode ser observado, ainda, em dois tipos: a estrela da manhã e a estrela da tarde. Ambas representam uma reversão de tendência, sendo necessário observar três candles para definir um doji deste tipo.

Caso uma alta seja revertida para uma tendência de baixa, este é o Doji Estrela da Manhã. Se o contrário ocorrer, portanto, este é um Doji Estrela da Tarde.

Doji Pernalta

A quarta, e última, configuração é o Doji Pernalta. Ele pode ser identificado quando a sombra inferior é significantemente maior do que a superior.

Isso faz com que o candlestick tenha um formato de “✝”. Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, ele não pode ser explicado como o completo inverso do Doji Libélula, pois a sombra superior, mesmo que mínima, ainda é apresentada nessa forma.