Dólar: A moeda americana que tem importância internacional
Com nome de origem alemã, o dólar passou por muitas dificuldades antes de ser uma moeda com enorme relevância no mercado internacional
Apesar de hoje os Estados Unidos da América contarem com a posição de principal potência econômica mundial, a história nos mostra que nem sempre a economia foi o forte deste país. Confira a história do Dólar, a moeda americana que atualmente tem função muito importante na política econômica e também é a mais transacionada no mundo do mercado cambial.
O dólar americano, que também é conhecido pelas siglas USD no mercado financeiro ou US$ pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) é a moeda oficial de mais três países além dos EUA. São os casos de Equador, El Salvador e Panamá.
Considerada uma moeda forte e estável, o dólar nem sempre teve essa visão por outros países.
Sua história de sucesso e estabilidade começou a melhorar somente após a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos voltaram muito mais fortes na visão política e econômica em relação às outras potências, como foi o caso de Reino Unido, Itália e Alemanha.
Para explicar como tudo isso aconteceu, precisamos voltar um pouco mais ao passado.
HISTÓRIA
O nome dólar vem da palavra alemã thaler, que era uma antiga moeda de prata feita em Joachimsthaler e que circulava na Europa. Sua criação vem da época da Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775-1783) e surgiu da necessidade do financiamento de armamento para a Guerra, além do crescimento econômico local.
Em 1786, através do Congresso Continental, as 13 colônias independentes que tinham o controle sobre a nação adotaram o dólar como sua moeda nacional.
Porém, apesar de ter um objetivo claro, a moeda estadunidense não teve um início favorável. Por conta da falta de legislação na constituição do país em relação à política monetária, qualquer pessoa tinha o direito de abrir um banco e emitir dinheiro. Como sabemos, a emissão exagerada e descontrolada de dinheiro só pode levar a um cenário: o caos.
Os principais problemas enfrentados naquela situação foram que com a excessiva criação de bancos, não havia controle da moeda por parte do Estado e por isso, uma série de formas de pagamento foram criadas e o dólar começou a se misturar com moedas coloniais existentes.
Esta bagunça fez com que o país perdesse muita credibilidade em relação aos outros países e a desconfiança sobre o pagamento de dívidas internacionais aumentou.
Por motivos claros de reestruturação, ao longo de sua história, o dólar passou por uma série de controles e modificações. Em 1792 foi aprovada a Lei Mint, que tinha como objetivo o controle de emissão de dinheiro.
Em 1840, um sistema de tesouro independente foi criado e a partir desse momento, as operações financeiras tinham uma agência que as realizavam.
Em 1861, o governo conseguiu arrumar uma forma de emitir notas, que eram chamadas de demand notes e poderiam ser trocadas por ouro. Mas este processo durou pouco justamente pela falta de ouro.
Mesmo com curta duração, este momento da história ficaria marcado pelo nome dado à época por essas notas emitidas, as populares e conhecidas até hoje, greenbacks (Notas Verdes).
EVOLUÇÃO
A estruturação e consolidação do dólar como moeda americana começou a acontecer de fato em 1913, quando através do Federal Reserve Act, o EUA foi dividido em 12 distritos e cada um deles começou a ter um banco federal de reserva.
Este passo foi muito importante para a credibilização do dólar, pois a partir daquele momento cada distrito foi autorizado a emitir notas de Reserva Federal, e o principal destino deste dinheiro era o pagamento de dívidas e obrigações do banco assim como do Estado.
A evolução dólar e sua expansão ao redor do mundo como uma moeda forte se deu a partir da Segunda Guerra Mundial. Com pouca participação, porém certeira dos Estados Unidos, os principais países europeus se viram em ruínas após os combates, enquanto os norte-americanos continuavam estabilizados.
A partir desse momento, o jogo virou e os EUA começaram a financiar a reconstrução dessas nações, usando o dólar como sua moeda oficial e agregando valor a ela e consequentemente uma moeda internacional.
Durante muito tempo, o valor do dólar estava muito relacionado ao preço do ouro, dessa forma, até o início da década de 1970, o valor da grama do ouro era determinado em dólares.
Contudo, ao longo do tempo o dólar foi se desvalorizando e adotou como medida o câmbio flutuante.
IMPORTÂNCIA ATUAL
Mesmo com diversos percalços e dificuldades em sua história, hoje em dia o dólar é a principal moeda mundial e serve de parâmetro para muitas políticas econômicas em torno do globo. Há países, como o Brasil, que tem um fundo de reserva em dólar.
Além disso, o dólar atualmente é a moeda padrão em mercados internacionais de commodities.
Gostou de conhecer a história do dólar? Então aproveite para conhecer mais sobre essa moeda tão importante!